terça-feira, 18 de março de 2008

PATRIMÓNIO HISTÓRICO

"PATRIMÓNIO HISTÓRICO

Igreja Matriz: datada do séc. XVIII e que provavelmente, assentará sobre uma outra e mais antiga do séc. XIII, impõem-se pela sua harmonia, onde nos merece especial atenção a pia baptismal, que assenta em quatro cabeças de animais em que avulta a dentuça.A seu lado encontra-se uma elegante torre sineira, caracteristicamente separada da igreja por ter sido construída mais tarde, e bem na frente um cruzeiro que ostenta na sua base uma elucidativa data – 1777 – que revelará, talvez o ano em que terminou a construção da igreja.

Capelas de São Domingos, Mártir São Sebastião no Carvalhal, e Divino Espírito Santo.Para além do património religioso, há ainda a salientar o património cultural edificado, como a fonte de São Sebastião, desenhada e construída pelo mestre pedreiro Bernardo Duarte Pereira no ano de 1858, Fonte dos Mouros, Fonte da Cale, Fonte da Corredora, Fonte Funda ou Fonte de Mergulho e várias casas de habitação outrora pertença de cristãos novos, uma das quais ostenta na sua soleira a data de 1575."

Publicada por salo em 12/26/2006 08:14:00 PM


Recordar é viver

Abraço

6 comentários:

  1. Passem os olhos pela revista Sábado desta semana e verão a verdadeira face das pessoas que dizem "ajuda o próximo".

    ResponderEliminar
  2. tiraste-me as palavras da boca amigo Bird, ainda agora postei algo sobre isso mais abaixo por causa do pavilhão e outras coisas...como esta. mas depois vão dizer que isto é tudo inventado, que é uma cruzada do diabo, etc..., etc..., as pessoas esquecem que a inquisição já acabou há dois séculos.
    Paulo Jorge Alves

    ResponderEliminar
  3. Depois desta reflexão sobre o património da nossa pequena aldeia apetece dizer que ver tudo isto sofrer uma operação de cosmética....custa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Então vale ou não vale a pena lutarmos pela manutenção e valorização do patrimómio que cá temos contra a alteração insana do mesmo?
    Claramente isto è assunto que não pode ficar apenas na mão dos frequentadores dos espaços!
    E eu que até nem tenho ido muito à fonte!

    ResponderEliminar
  5. Capa da Revista Sábado
    "Os negócios milionários da Igreja em Portugal
    > Salesianos vão fazer uma urbanização de 5 milhões de euros perto do novo aeroporto
    > Diocese de Braga gere uma cadeia de hotéis e um spa com jacúzi e solário
    > Fátima teve, num ano, um lucro de 3,9 milhões em acções e aplicações financeiras
    > O anterior cardeal patriarca de Lisboa deixou uma herança de 5 milhões de euros"

    ResponderEliminar
  6. Ilustres peixes do meu mar, falo convosco, quase pela mesma razão, que padre António Vieira falava com os dele. Atendendo ao apelo que é feito, para que os habitantes de Valverde participem mais na blogosfera, dando opinião sobre os diversos temas, aqui vos deixo a minha;

    Olhai, peixes, lá do mar para a terra, que com tanta facilidade de aceder a livros e a outros meio de cultura e informação, é possível encontrar um sítio em Portugal, onde as pessoas não se importem de ser chamadas “soviéticas”! Acredito que muita gente, possa não saber praticamente nada sobre a U.R.S.S., pois de outra forma já mais aceitariam tal comparação. O regime das repúblicas socialistas soviéticas era ditatorial, comunista e imperava nele a falta de humanismo, razões mais que suficientes para que não se tenha orgulho em aceitar tão detestável nome. Cuidais peixes, que alguém tendo conhecimento deste facto histórico – político, e mesmo assim consinta a infeliz comparação, em meu entendimento estamos perante um problema de insanidade mental.


    Outra coisa mais importante, que tanto ou mais me desedifica , quanto me lastima em muito dos sábios iluminados da história e da restauração valverdense, é que para além do conhecimento nessa área, têm o saber jurídico que lhes permite opinar e julgar se o património da Igreja é publico ou privado, é do povo ou do património da própria Igreja. A Concordata é o tratado internacional celebrado entre a Santa Sé e um Estado, usualmente com finalidade de assegurar direitos dos católicos ou da Igreja Católica naquele Estado. Muitas foram assinadas quando os Estados se laicizaram, como forma de garantir direitos para Igreja e permitir sua existência em tais países. A Concordata assinada entre a Santa Sé e Portugal refere no seu nº 2 do artigo 1º, que a república portuguesa reconhece a personalidade jurídica da Igreja católica, no nº 1 do artigo 9º diz que a Igreja Católica pode livremente criar, modificar, ou extinguir, nos termos do direito canónico, dioceses, paróquias, e outras jurisdições eclesiásticas. No nº1 do artigo 24º “Nenhum templo, edifício, dependência ou objecto afecto ao culto católico pode ser demolido, ocupado, transportado, sujeito a obras ou destinado pelo Estado e entidades Públicas a outro fim, a não ser mediante acordo prévio com a autoridade eclesiástica competente e por motivo de urgente necessidade pública”. Considerai pregadores vivos e iluminados de uma cultura paupérrima e cheia de nada, que as críticas que fazeis não são mais do que um apedeutismo exacerbado, querendo algo que não vos pertence. As maledicências que dizeis sobre aqueles que com boa vontade, sacrifício e sem segundas intenções trabalham para um bem comum, não fazem sentido, assim como também, a sugestão de qualquer tipo de referendo ao povo em geral. O património que por conveniência vos dói na alma, é da Igreja e se quiserdes fazer parte dela, então participai nas actividades que dela fazem parte, sacrificai-vos por um bem comum, e podereis sim, com legitimidade opinar sobre o património do Reino do Senhor.


    Notai peixes, que se tem observado a um feroz aparecimento de “Doutores”, especialistas em História e restauro de Igrejas. Sem o mínimo de conhecimento e formação na área, acham-se capazes de criticar o projecto, sem o conhecerem minimamente e ainda pondo em causa o conhecimento e capacidade dos verdadeiros especialistas, o reverendíssimo padre, que é licenciado em história, os especialistas da direcção diocesana de arte sacra e da Câmara Municipal do Fundão, que aprovaram este fantástico projecto para aldeia. Mas peixes do meu mar, espero que os pregadores de mal dizer tenham a humildade de se informarem junto de quem sabe e no lugar da crítica gratuita e ignorante se desloquem até ao pároco da terra e se informem, pois um projecto como este já tem lugar no nosso concelho, Souto da casa e Póvoa da atalaia. Foram projectos bem sucedidos e ficou muito bem salvaguardado o património.




    Com esta última advertência vos despeço, ou me despeço de vós, meus peixes. E para que possais ir consolados do sermão, que não sei quando ouvireis outro, com tanta sabedoria e sentido de esclarecimento elevado, me despeço com amizade e com a convicção de que a mentalidade, é a grande urgência para ser restaurada e alargada nesta terra de sabedores que nada sabem.

    Jorge Roque

    ResponderEliminar