terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Um bocadito de historia sobre Valverde

ORIGENS

Dada a preciosa arqueologia da região do Fundão, é natural pensar-se que o lugar de Valverde assenta em território povoado na época romana e com população já em época pré e proto-históricas.
Mas a povoação deve ter origem já nacional, ligando-se com o repovoamento do lugar do Fundão de que Valverde fica muito próximo.
As inquirições de D. Dinis, ainda não citam o lugar, mas nas de D. João I, em 1395, há dois títulos que lhe respeitam: um respectivo a Valverde e outro que concerne a Pouca Farinha, pois que a coroa possuía haveres nestes dois lugares da actual freguesia. O facto de o lugar ser omitido nas inquirições de 1290 deve-se a nada haver nele de particular, ou porque estaria todo incluído em propriedade real ou terra foreira.
Passou depois de 1834 a vigaria, integrou o concelho do Fundão desde a sua fundação.


PERSONAGENS HISTÓRICAS E ILUSTRES

- D. João de Oliveira Matos
Nasceu em Valverde em 1 de Março de 1879, frequentou o Seminário da Guarda e foi ordenado Presbítero em 28 de Março de 1903. Celebrou a 1ª missa no Fundão em 3 de Abril de 1904.
Foi pároco de Santa Maria em Celorico da Beira, foi Cónego Capitular da Diocese da Guarda, recebeu a ordenação episcopal no dia 25 de Julho de 1923, fundou a Liga dos Servos de Jesus a 17 de Fevereiro de 1924, faleceu a 29 de Agosto de 1962, encontra-se sepultado na Capela do Outeiro de São Miguel para onde foi transladado em 21 de Novembro de 1972.



PATRIMÓNIO HISTÓRICO


Igreja Matriz: datada do séc. XVIII e que provavelmente, assentará sobre uma outra e mais antiga do séc. XIII, impõem-se pela sua harmonia, onde nos merece especial atenção a pia baptismal, que assenta em quatro cabeças de animais em que avulta a dentuça.
A seu lado encontra-se uma elegante torre sineira, caracteristicamente separada da igreja por ter sido construída mais tarde, e bem na frente um cruzeiro que ostenta na sua base uma elucidativa data – 1777 – que revelará, talvez o ano em que terminou a construção da igreja.
Capelas de São Domingos, Mártir São Sebastião no Carvalhal, e Divino Espírito Santo.

Para além do património religioso, há ainda a salientar o património cultural edificado, como a fonte de São Sebastião, desenhada e construída pelo mestre pedreiro Bernardo Duarte Pereira no ano de 1858, Fonte dos Mouros, Fonte da Cale, Fonte da Corredora, Fonte Funda ou Fonte de Mergulho e várias casas de habitação outrora pertença de cristãos novos, uma das quais ostenta na sua soleira a data de 1575.

LENDAS

A Cama do Mouro:
No caminho da Várzea para as Ínsuas, há um pequeno monumento funerário a que se tem chamado cama do mouro, também ali se diz ter sido sepultado um rei mouro que aqui foi derrotado durante as guerras da cristandade, faleceu e espia as suas penas.
Trata-se de um modelo de campa funerária em que se pode verificar a forma anatómica de possível colocação do corpo de um morto, do tipo de sepulturas antropomórficas.
Terá sido com muitas probabilidades um túmulo funerário ou estará relacionado com outros monumentos de tipo religioso chamados de almas ou alminhas.

São Miguel:
Padroeiro e orago da Paróquia de Valverde, consta que em tempos passados se realizava neste freguesia a feira de São Miguel e que terá sido retirada desta freguesia para uma outra vizinha por causa de uma manhosa habilidade, as gentes de Tortosendo terão pedido a estátua do Anjo São Miguel a fim de na sua terra lhe fazerem a festa. Acontece que Valverde concordou emprestar a estátua com a condição de lhe ser devolvida e de nunca serem viradas as costas do anjo para esta freguesia.
Ora diz-se que foi isto que aconteceu, as gentes de Tortosendo romperam o tratado e viraram o Anjo de costas para Valverde, tendo-se assim perdido o Anjo e a respectiva feira.

ORAGO (SANTO PADROEIRO)

S. Miguel. Celebra-se a sua festa a 29 de Setembro.

4 comentários:

  1. Ainda há dias estávamos para ir buscar o Santo ao Tortosendo. Só naquela...

    ResponderEliminar
  2. Contem comigo para ir reaver o S. Miguel para a nossa terra.

    ResponderEliminar
  3. Opá, isso sempre punha a imprensa a falar de nós, isso é que era. Quanto a essa lista de pessoas ilustres de valverde, faltam lá uns quantos nomes. Os utentes deste blogue, por exemplo...eheheh

    ResponderEliminar
  4. sim, os utentes deste blog também são ilustres e em geral valverde

    ResponderEliminar