quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Concurso de Presépios 2010.

No Natal passado, a Câmara Municipal do Fundão lançou um concurso para a construção de Presépios, como vem sendo hábito há 4 anos.
Desde que a Câmara Municipal lançou este concurso, o Agrupamento 801 - Valverde tem participado sempre e desde o início ficou sempre em 1º lugar, mas desta vez ficámos em 2º lugar. Não estamos descontentes com o 2º lugar, mas estamos contra os moldes como fazem avaliação do mesmo. Porquê? Porque achamos que o concurso deveria estar dividido por categorias como fizeram nas árvores de Natal que estiveram expostas na Praça do Município na época natalícia.
Desta forma, sugeríamos que existisse uma categoria para ‘Presépios ao Vivo’, outra para ‘Presépios com materiais recicláveis’ e outra para outro tipo de presépios que participassem no concurso.
Desta forma, não somos de acordo que concorram todos na mesma categoria. Todos os presépios podem ter a mesma simbologia, a mesma luz, a mesma mensagem, mas cada um difere pelas suas especificidades.
Também achamos que a Câmara Municipal deveria criar um Roteiro dos Presépios, contribuindo assim para uma maior mobilidade de visitantes para os vários locais dos presépios concorrentes, permitindo desta forma também, dar a conhecer a nossa região.
O prémio que iremos receber pelo 2º lugar, será um valor monetário de 100€ que nos irá ajudar a amortizar o prejuízo que tivemos este ano devido ao mau tempo.
Aproveitamos para agradecer a todos os que visitaram o nosso Presépio, pois contribuiriam para que ele tivesse ainda mais vida e cor!

9 comentários:

  1. Parabéns aos escuteiros de Valverde! Tenho vindo a visitar todos os anos o presépio e nunca sai desiludido, pelo contrário, mas este ano supero as minhas expectativas e muito! Estava excelente! Faz-me “espécie” ficar-se apenas pelo 2º lugar e fico com muitas dúvidas que alguém tenha feito melhor, mas os “entendidos” lá sabem…
    Mais uma vez, parabéns e continuem!

    ResponderEliminar
  2. Não sei qual foi o critério utilizado, mas n´s todos sabemops que nem sempre ganha o melhor. É evidente que o presépio de Valverde era um dos favoritos, mas também não podemos menosprezar os outros, que também tinham qualidade. Agora quando se elege é sempre difícli porque é uma questão meramente subjectiva. Valverde sempre teve presépios muito originais, desde a sua criação, parabéns ao agrupamento. Mas ficar em segundo lugar também não é nada desprestigiante, pelo contrário, e não se pode ganhar sempre. Isso deveria incentivar os escutas ainda mais para este ano.
    Quanto ao roteito dos presépios, tudo dependerá da boa vontada da secção cultural camarária e da sua possível divulgação, quer a nível regional, quer a nível nacional.
    Quanto ao Mocho atento, uma só pergunta: quando concorreram não conheciam os tais moldes do concurso?
    Um conselho, na minha modesta opinião, temos que saber ganhar e perder, embora neste caso, o 2º lugar seja um lugar de honra. Se formos a ver, tudo nas sociedades é feito de injustiças, vejam os prémios desportivos, de cinema, culturais, etc... nem sempre quem merece ganha.
    Não levem isto como uma critíca, mas antes com uma sugestão, e nunca devemos fazer transparecer para os outros, neste caso os nossos concorrentes, que estamos chateados, porque não estámos: temos a nossa consciência tranquila de que demos o nosso melhor e ponto final.
    Abraço
    cccp

    ResponderEliminar
  3. O presépio vencedor está bonito e original, mas na minha opinião ambos não deveriam estar na mesma categoria, pois um é um Presépio Ao Vivo (Escuteiros) e o outro é como se fosse uma maqueta (feito por um senhor do Castelejo).
    Eu pessoalmente gostei do presépio vencedor porque retrata a Padroeira e o dia do nosso Concelho e claro o mais importante, o nascimento de Cristo.
    Volto a dizer, “Todos os presépios podem ter a mesma simbologia, a mesma luz, a mesma mensagem, mas cada um difere pelas suas especificidades”.
    Para visualizarem o presépio vencedor, podem consultar o Jornal do Fundão da semana anterior.

    ResponderEliminar
  4. Onde está meu comentário? agora dão nisto. É melhor mandar o blog para outro lado visto só servir alguns amigos, morte ao blog!!!!!
    Curioso

    ResponderEliminar
  5. Sugestão: mandem inscrver grupo de amigos e bloqueiam os analfabetos, visto que isto já deu o que tinha a dar graças a atitudes parvas dos mestres cá do sítio. Já agora pporque é que o cne de valverde vem para aqui fazer? não tem blog pr´prio ou isto agora também é religioso, para além de ser censura. Onde é que está o insulto? numa sociedade democrática todas as opiniões são e devem ser aceites.
    curioso. Se tivesse assinada mocho, cccp, bxl, tito c, bird e companhia se calhar tinha mais sorte, mas também já não pega.
    Porque será????

    ResponderEliminar
  6. afinal quem mandou o blog para o anonimato não foram os críticos mas sim os seus blogistas, ironia do destino....

    ResponderEliminar
  7. sei que não tem nada a ver com isto mas acho que é importante....ouvi dizer que este ano não há comissão de festas...é verdade?

    ResponderEliminar
  8. Verdade não é! Verdade é que anda ninguém apareceu! Eu já fiz as festas o ano passado, mas há elementos que já lá estão há muitos anos e estão cansados. Agora chegou a vez de outros, sempre ouvi dizer que havia gente para entrar mas que não entravam por isto ou por aquilo, agora não desculpas! Acredito que haja gente com vontade e capaz de trabalhar em prol de Valverde! É muito simples, basta formar-se um grupo e falarem com Sr. Padre.
    Domingo o Sr. Padre com certeza que vai falar disso na missa e esclarecer com mais pormenores este assunto.

    ResponderEliminar
  9. « Ó Gente da Minha Terra!» parece k uma revolução vai acontecer aí por Valverde. Vou dizer-vos uma coisa.«A Tradição já não é o que era.» Longe vai o tempo em k o Padre na missa dizia tudo e com pormenores.Pedia muita vez dinheiro é verdade,mas,dizia sempre qual a finalidade dele. Este Senhor Padre não deve de saber o k fazer a tanto dinheiro. será k está a investir em PPRs para a Familia? Gostava k alguem k foi á missa me informasse. Obrigado

    ResponderEliminar