quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Será que nós não podemos???

Manel se me puderes ajudar com os conhecimentos que já demonstraste possuir, não poderia valverde com a Câmara Municipal candidatar-se ou este financiamento é só para Aldeias do Xisto?Obrigado
Recuperação de casas antigas
No aglomerado urbano de Ferraria de S. João já foram recuperadas 18 habitações.
De acordo com a autarquia de Penela, "esta operação já está a dar frutos", pois "o estado de adormecimento em que se encontrava a aldeia está a dar lugar a um espaço
de encontro de gerações e culturas, onde se desfrutam espaços, onde se cruzam
pessoas, onde se convive e vive".
A operação de reabilitação urbana da Ferraria de São João terminou a fase ao nível da componente privada. Dezoito construções destinadas a Habitação já estão concluídas. As casas recuperadas sofreram intervenções ao nível de coberturas, fachadas e vã¬os. Se¬gun¬do fontes da autarquia penelense, "foram investidos cerca de 210.000,00€ no total".
A acção tem por base um projecto que foi candidatado e aprovado no âmbito do QCA III - Programa Operacional do Centro - Eixo II - Acções Integradas de Base Territorial. Trata-se de um Plano de Aldeia que tem como objectivo a recuperação e revitalização urbana da aldeia e também a sua integração numa rede de aldeias serranas com potencial turístico - "Aldeias do Xisto". Além destes objectivos, a operação de reabilitação urbana visa ainda preservar a identidade local, estimular a auto-estima das populações, promover o desenvolvimento da economia local e a qualidade de vida dos habitantes.

O aglomerado urbano da Ferraria de S. João localiza-se na Freguesia da Cumieira. Aqui as construções são de natureza simples e fei¬tas com matérias existentes na região, como o xisto, o calcário, o quartzito, o barro ou a madeira, por exemplo.
O programa de financiamento previu intervenções de âmbito público e privado. No que se refere à componente pública, foram executadas obras de Remodelação da Rede Eléctrica, Remodelação da Rede de Água e Requalificação Urbana de Espaços Públicos (Pavimentações, Qualificação do Largo Central, Rede de Drenagem de Águas Pluviais).
Para a revitalização do aglomerado estão ainda previstas várias outras intervenções, das quais a autarquia destaca o Museu Vivo, o Centro Polivalente de Cultura e Recreio, o Parque Verde de Lazer e o Cen¬tro de BTT.
A Câmara Municipal de Penela assegura que "a potencialização deste património humano, construído e natural promoveu já a atracção de novas pessoas à aldeia e possibilitou o aparecimento de projectos de valorização/dinamização deste espaço rural enquanto espaço cultural, de recreio e lazer".


17 comentários:

  1. Não estará este programa de apoio incluido no QREN 2007-2013 ou terá sido só QUADRO COMUNITÁRIO APOIO PARA 2008?
    Desculpa mais esta questão mas como deves calcular sem um apoio externo torna-se mais dificil esclarecer algumas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Bird,
    Uma vez que pedes o meu apoio para esta situação, vou antes de mais nada, porque sinto que tens essa necessidade, dar-te algumas SUGESTÕES BÁSICAS sobre alguns procedimentos e comportamentos que deves ter em concideração sempre que te proponhas a resolver seja o que for e em que circunstâncias for:
    Em primeiro lugar, apartir do momento que te apresentas como candidato para resolver qualquer coisa, tens de ter em consideração e o cuidado se dominas ou não os vários assuntos que tencionas levar a cabo;
    Em segundo lugar, saber se tens a informação correcta sobre os mesmos, e demais condições “do saber fazer bem”, que tu enquanto candidato a uma junta de freguesia, neste caso, devias sabê-lo melhor que ninguém, para não seres acusado de forma LEGÍTIMA como eu te acusei.

    Em relação ao polémico tema do teu manifesto, continuas a alimentar as tuas MENTIRAS GROSSEIRAS quando, mais uma vez, tentas DELIBERADAMENTE desvalorizá-las, o que É GRAVE apresentando outras soluções não menos FALSAS, em relação às que inicialmente apresentás-te, para justificares as soluções para a resolução de um dos pontos do teu programa, afinal como é que vais resolver esta questão? Quais são as verdadeiras medidas a adoptar? Existem medidas ou não?, isto não é propriamente um jogo onde existem vária tentativas e se sobe de nível quando se acerta a resposta. Sim, porque és tu quem tem de responder a estas e outras questões que se levantam em relação a algumas das soluções que apresentas para alguns dos pontos do teu manifesto, porque tinhas a OBRIGAÇÃO de não ter dúvidas quando as escreveste no programa, e de não as criar aos outros, chamas-se a isto MENTIR, concordes ou não.

    Apesar de preferires chamar-lhe Burrice, o que não seria tão grave, e que também não é menos verdade, quando alguém diz inverdades essa pessoa denomina-se Mentirosa, e quando alguém não sabe interpretar textos em português, mas devia saber, isso sim é Burrice. Esta situação em concreto é particularmente GRAVE quando Defeitos se juntam na mesma pessoa, porque leza a pessoa que as reúne e todos os outros que dela dependem.

    Com esta explicação, espero tenhas retirado a resposta sobre questão que me colocás-te e tenhas ficado esclarecido, mas por via das dúvidas, e para não correr o risco de fazeres uma intrepretação errada dos textos, porque tornas-te a fazê-lo com este tema, só te tenho a dizer que tu próprio no exemplo que apresentas tens lá a resposta, porque os programas existem e são orientados para situações em concreto e com características concretas, que a FREGUESIA de VALVERDE NÃO REÚNE.

    Eu pessoalmente ainda não percebi qual é a dúvida, e também não tenho dúvidas, que por estes e muitos outros motivos, em dizer que és uma FRAUDE, e muito provavelmente quem te acompanha, e não mereces a confiança dos VALVERDENSES, e isto não são insultos são denúncias de verdades.

    Espero sinceramente ter contribuido para que tenhas ficado esclarecido, e peço-te que não apresentes outras falsas soluções, é muito feio praticar este tipo de atitudes.

    Manel

    ResponderEliminar
  3. Caro Manel, bem vindo a este Blog e a esta discussão.
    Precisamos mesmo de pessoas esclarecidas, profundamente sábias, extremamente competentes e absolutamente integras!

    Uma pessoa como tu, que gosta de fazer e não só dizer è o que cá precisamos! Aliás não percebo porque não te identificas e te assumes claramente, pois a tua inatacável integridade já te deve estar a obrigar a isso.

    Mais ainda sugiro, porque não te candidatas à Junta de Freguesia de Valverde?

    Creio que os candidatos de todas as listas desistiriam de bom grado, provocando o adiamento das eleições e de certeza que te apoiariam incondicionalmente.
    Pois nenhum como tu dominará estas coisas do desenvolvimento e da melhoria das condições de vida e concerteza Valverde iria ficar bem servido por muitos e bons anos!

    Esta tua candidatura, a provável esmagadora vitória e os sucessos imediatos te iria permitir mais altos voos, ser Presidente da Câmara do Fundão, Deputado e talvez um dia mesmo Presidente da República

    Pensa bem è que precisamos cá mesmo de ti!

    És imprescindível!

    Vem a nós que nós ca te apoiaremos!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  4. Boas pessoal de Valverde!!!
    Ja tinha ouvido falar do blog de Valverde e tinha curiosidade de ver as cenas que se vao passando, dado ter alguns amigos de varias cores politicas ai!
    O que quero que as pessoas entendam, e que quando algum cidadao se candidata a lugar de presdidente, por mais que seja doutourado, maestrado, prof. ou qualquer outra coisa, tem sempre muito, repito muito a aprender com os seus concidadaos por isso e que e eleita uma equipa com conheciemntos em varias areas.
    concerteza que alguns ficam de fora devido a varios motivos, mas a participaçao de todos num projecto CONSTRUTIVO, e um dever de todos.
    Ninguem domina todas as areas, mas a participaçao dos entendidos e sempre bem vinda. O criticar sempre foi a via mais facil de degenerir as propostas apresentadas, embora tenham fundamentos para serem concretizadas. O nao participar, tambem pode por mim ser considerado COBARDE, ao criticar tudo e nao aceitar que algumas propostas sao validas.
    Em relaçao ao Sr. Manel, dou-lhe um concelho, sei muito mais que o Sr. em muitas areas, assim aceite que deve informar todos os Valverdenses sobre as areas que domina, e o dever de aprender com os outros sobre o que o Sr. de certeza nao sabe.
    Viva a liberdade!!!!!!
    25/04/1974

    ResponderEliminar
  5. Visto que todas as hipóteses que existem para a recuperação e requalificação de uma aldeia degradada foram excluidas porque Valverde não preenche os requisitos, poderemos deixar que Valverde continue degradando-se lentamente visto não haver solução?!
    Existem também os Valverdenses que a nível privado começam a recuperar as casas degradadas para sua própria habitação e esses sim começam a revitaizar a nossa aldeia.
    Como chegámos à conclusão que só desta forma Valverde pode esperar melhores dias vamos esperar que isso se vá verificando no futuro ou esperar que alguém encontre a melhor solução.

    ResponderEliminar
  6. HE PÁ....
    já uma pessoa não se pode ausentar por algum tempo que isto entra logo em ebulição, e eu pensava que era dos poucos a contribuir para isso, mas fico contente que assim aconteça, o que é bastante saudável.

    Mas eu não entrei para dizer só isso, eu vim para juntar mais água à fervura.

    Bird, fiz uma leitura a tudo o que foi dito acerca dos últimos três temas, e considero que te encontras numa situação bastante delicada, tu e toda a tua lista, porque se bem me recordo, foi dito aqui no blogue que esta lista era plural, que todos apresentavam as suas ideias, que todos participavam, que todos contribuiam, que todos isto e que todos aquilo, e no fim de contas, ao ler o que li e verificar o conteudo das informações trocadas entre ti e o Manel, não fico com muito boa imperssão das tuas intenções, da intenções da lista que lideras e do teu manifesto. Porque já o recebi em minha casa e continua igual aquele que apresentaste aqui, e que foi a origem da vossa divergência, por isso na minha opinião, acho mal que o tenham distribuido às pessoas, porque ao admitires que não interpretás-te bem os tais programas, que seriam as soluções para resolver aqueles problemas, e se constacta não exister a menor possibilidade de se concretizarem essas coisas, já estou como diz o manel, afinal em que é que ficamos? Acho que deviam entregar uma errata às pessoas juntamente com o programa, e até mesmo torná-la pública para esclarecerem melhor as pessoas, para não correrem o risco de vos colarem os mesmos adjectivos que o Manel teve a oportunidade de produzir.

    Eu pessoalmente, com esta situação toda, fico com a ideia que só tiveram o cuidado em apresentar um programa bonito e bem escrito, mas com conteúdo dúbio e publicidade enganosa. Acho muito mal....pois não esperava que assim fosse.

    CURIOSO : (

    ResponderEliminar
  7. eh pá realmente já tinha comentado que afinal as pessoas até conseguem discutir sobre os problemas das localidades e que isso já era uma vitória da democracia. Só não sabia ainda era que havia pessoas que podendo contribuir não o fazem. Ajudar ao desenvolvimento de Valverde é tarefa de todos. Se está mal vamos lutar para encontrar soluções, para debater em conjunto. Há hípóteses desde que haja vontade de trabalhar e aproveitar os financiamentos públicos. Se não forem estes os programas serão uns do mesmo formato com outros nomes. Interessa é requalificar porque o município é uma extensão territorial, conforme diz o dicionário e logo as aldeias são parte dessa extensão.
    Pergunto, será que há pessoas que preferem que as coisas continuem no estado de degradação (desde que não seja propriedade minha!)e não ajudam)?!
    Parece que deitar abaixo quem se tenta empenhar, seja que candidato for, é mais saudável para o desenvolvimento de Valverde?!
    É por essas e por outras que uns se julgam donos do mundo mas quando vêem uma criança a pedir não as afecta! É por isso que as aldeias hão-de ficar despovoadas e aí sim os nossos governantes vão virar totalmente costas ao interior porque já tudo estará caído e ardido!
    Olhem bem que se não houvesse forma (posso até não saber quais)de requalificar aldeias, Janeiro de Cima não teria sido colocado no mapa das terras do xisto.
    Lutar pelo desenvolvimento de uma freguesia não é vergonha nenhuma, exigir junto de uma câmara para uma freguesia não é pedir. Interessar-se pela nossa terra é dar um contributo de cidadania mesmo que nem sempre se conheça os ditos pormenores todos de que as pessoas que aqui escrevem parecem conhecer de cor!
    E eu, apesar de não ser da cor política de nenhum dos cabdidatos, nunca me ouviram dizer que este faz isto, o outro aquilo e outro apareceu agora.
    Caramba até parece que não são de Valverde. Fazer política é contribuir não é guerrear ou então seremos todos vândalos!
    Continuarei a ler-vos e a instruir-me mas continuo a não gostar que se deixe ficar Valverde parado no mapa sem nada fazermos...
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Maria,
    uma vez que te apresentas como advogada de defesa do DIABO, presumo que pertenças ao Rol de pessoas que já se provou e admitiu não saber interpretar com rigor o que se escreve em português, que apresentam magnificas ideias seguidas de falsas soluções para resolução dos vários problemas de Valverde, traduzindo-se em MENTIRAS, daí compreendo a aparente dificuldade que demonstras ter em aceitar VERDADES.

    Então aqui vai uma breve explicação, para quem tenta ESCAMOTEAR a VERDADE como é o teu caso. O que está em causa não é, depois de tudo o que já foi dito sobre o tema que gerou esta discórdia, e penso que não sou o único a interpretar desta maneira, o facto de saber se existem ou não formas ou quais são os mecanismos e critérios, que têm de ser seguidos para se atingirem determinados objectivos para o BEM de Valverde e quem é que contribui mais ou menos para bem de Valverde, não é esse problema, o VERDADEIRO, ÚNICO E GRAVE problema, é tão somente o facto de a lista VOF na pessoa do Bird (candidato), vir aqui apresentar especificamente as medidas que iria a adoptar para concretizar determinadas intenções que constam sem dúvidas no seu programa e apresenta também aqui, para que todos o pudessem constatar, e repito, FALSAS SOLUÇÕES que significam MENTIRA GROSSEIRA.

    Continuo a não ver onde é que está a dúvida….

    Manel

    ResponderEliminar
  9. Manel,
    Daquilo que recebi em casa - o manifesto desta lista - não vem mencionado o tipo de programas. De facto, aqui no blog, o Bird apresentou dois nomes de programas. Mas o que me parece é que quando se faz um manifesto que surge na sequência de um debate sobre problemas e coisas a desenvolver na freguesia, após esse trabalho, a equipa estuda as possibilidades existentes na altura para atingir determinada solução. Até porque existem actualizações.
    Quando os políticos - os verdadeiros políticos - apresentam programas de governo e companhias não o fazem com uma varinha de condão. Estudam os financiamentos disponíveis para depois os adequar às realidades de cada local. Nada deve ser feito sem reflexão e não me parece que dos manifestos que conheço, todos eles tenham uma solução já formada para resolução das necessidades da freguesia. Parece-me sim é que querem ver solucionados alguns problemas da nossa freguesia. E outros só mandam promessas para o ar mas o empenho naquilo que prometem é também de duvidar visto a época em que nos encontramos.
    Por isso, as calúnias, as promessas e os do contra terão sempre o seu momento de glória nos períodos eleitorais. Mas parece-me, de facto, como o nujoroca diz deverias ter-te candidatado porque farias um brilharete.
    E olha só para te dizer não sou advogada de defesa do diabo, sou advogada de defesa quando vejo que as intenções são boas.
    E repara que tendo já conhecimento do programa da lista liderada pelo sr. Ramalho vejo que têm de ser apresentadas soluções para algumas necessidades da nossa freguesia. E vejo que apesar de duas listas distintas, reconheço valor às duas porque se preocupam com a freguesia. São do contra um com o outro mas são sempre a favor da mesma causa - VALVERDE.
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Épa estou cada vez mais abismado!

    Então sr. Manel e sr. Curioso qual è o candidato que apoiam?

    Não me digam que acham que o Sr. Ramalho e o Sr. Francisco são quem tem capacidade para levar Valverde rumo ao futuro e aos novos desafios?

    Será que apoiam mesmo algum candidato?
    Qual è então?
    Ou apenas servem de bota-abaixo?

    Terão então obras tão fenomenais e contribuem de tal forma para o desenvolvimento de Valverde que mais ninguem os vai superar?

    Porque não se identifcam e demonstram a coragem que o Bird tem em se expor pessoalmente?

    Se calhar nem de Valverde são, talvez apenas paus-mandados dos Partidos concorrentes!

    Continuem assim porque com essas atitudes apenas justificam cada vez mais a necessidade de as coisas mudarem em Valverde

    P.S. - Coloquei o sr em letras pequenas porque de senhores não me parece que tenham alguma coisa, existindo muitos adjectivos em Portugal para os classificarem adequadamente!

    P.S.2 - Por acaso já repararam que os cadernos de intenções dos partidos politicos para Valverde copiaram muitas coisas do programa do V.O.F?
    Curioso não?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite!!!
    De facto nem todas as Aldeias conseguem movimentar este tipo de reflexões!!! Mas também é verdade que nem todas se conseguem auto-destruir desta forma!!
    Pensar que se sabe, é uma coisa, dominar realmente é outra, e essa penso eu, nem as grandes mentes que foram passando, nem aquelas que estão a passar se atreverão a ter isso como certeza.
    CERTEZA, poderá ser vista como utupia, ou não fosse toda e qualquer tipo de evolução concebida de um cilco onde existe ruptura..
    Aquilo que pretendemos é conseguir todos responder da forma mais rentavel e eficaz a essas crises que provocam as rupturas.
    Chegado a esta arvore de decisões, optamos pelo papel que mais se adequa a nós, ou a de agente activo ou a de agente passivo.
    Sejam activos construtivos, porque dizer/demonstrar que se domina, sem dar caminhos aos outros para poderem evoluir não se encaixa em nenhuma das opções acima indicadas.
    Força!!!

    ResponderEliminar
  12. De facto a 1ª lista a sair para a campanha foi a VOF, seguida da lista independente apoiada pelo PSD (que há muita gente que ainda não sabe o que isso significa)... Ambas têm pontos comuns e outros divergentes, mas todos em prol do desenvolvimento da freguesia. Segundo se comenta, a lista do PS, por sua vez saiu só hoje á rua pois fez o seu programa eleitoral após conhecimento dos outros 2... Será verdade? Não sei... O que vi foram alguns pontos referentes a obras efectuadas estarem "repetidos", ou seja, aparecerem como obras feitas no anterior mandato... Enfim... Mas gostei do civismo existente entre as listas VOF e PSD, mostra pessoas com caracter que se interessam por ideias, deixando os atritos pessoais de lado... Parabens a todos os implicados...

    Rui

    ResponderEliminar
  13. Respondendo a todos aqueles que aqui têm demonstrado dificuldade em aceitar opiniões divergentes das suas, para que fique bem claro, acima de tudo SOU APOIANTE DA VERDADE que segundo sei não tem cor, que pelos vistos é mal aceite por alguns, que com essa atitude só denunciam o quão perfeito é o tamanho da carapuça que lhes acenta, vai lá saber-se porquê... vale para isso e serve de resposta aos menos Justos e APOIANTES DA MENTIRA o reconhecimento que aqui foi feito pelo Bird (candidato) sobre as suas atitudes e tomada de posição em relação a este assunto que levantou tanto seleuma, que continuo sem perceber porquê... afinal só se trocaram alguns esclarecimento e foram feitas algumas acusações fundamentadas, porque quando se falam de coisas em concreto não é utopia. Acho que nunca fez mal a ninguém reconhecer quando se mete a pata na poça, e também é de bom tom deixar que os outros nos reconheçam as nossas qualidades e capacidades, mas à sempre quem tenha necessidade de se GABAR, e já diz o ditado “Gaba-te sexta que ...”.

    Por isso acho que o ideal para essas pessoas, tirando um ou outro, seria não publicarem as opiniões que sejam CONTRA à MENTIRA e as que não manifestem apoio ao mesmo candidato (Bird) daqueles que, ao que tudo indica, tudo fazem para desviar atenções quando aparecem questões duvidosas e sentem necessidade de justificar o que não tem justificação. Assim já não ficavam incomodados com as VERDADES, já ficavam todos alegres e contentes e era tudo espectacular, Fixe, Bué e Tal e Coiso, Tás a ver..... e entretanto pessoas, como eu, que deduziam que era suposto responder ou opinar sobre os diversos temas não perdiam tempo a fazê-lo.

    Uma forma de resolverem esse problema é utilizarem uma aplicação chamada MESSENGER que permite converçar ON LINE sem visitas indesejadas e assim podem dizer só coisas fixes uns aos outros, é baril experimentem...

    Dia 11/10/2009
    APOIO A VERDADE


    Manel

    ResponderEliminar
  14. É muito difícil a uma aldeia que não tenha uma caracterização típica, ser alvo de qualquer intervenção de programas comunitários. Existem outros programas urbanísticos do estado, apoiados por fundos de estruturas privadas, para recuperação de certos edíficios e espaços físicos. Mas, neste contexto económico, muito dificilmente eles poderão se atribuídos. Basta ver o número de edifícios considerados devolutos a aumentarem nas nossas cidades, vilas e aldeias.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pá Manel!

    Já agora como não apoias nem ajudas ningúem!

    Cresce, aparece e candidata-te.

    Que sejas senpre porreiro Pá Manel!

    Jaquim

    ResponderEliminar
  16. Queridos Anónimos com Nick,

    As minhas felicitações a todos os que se identificaram com um nick que já nos permite distinguir os irmãos anónimos uns dos outros, agrupar por famílias e assim.
    Agora já sabemos que não há gémeos, clonagens e coisas assim...lol!
    Estou a brincar, claro! Mas não deixo de louvar a atitude. Continuai.

    ResponderEliminar
  17. terminaram as eleições. o povo falou. vamos trabalhar todos por valverde

    ResponderEliminar