terça-feira, 29 de setembro de 2009

Valverde com Olhos no Futuro

Para esclarecer essas dúvidas e em caso de vitória:
Presidente - Mário Passarinho
Secretário - Vitor Campos
Tesoureira - Maria Clara Mateus

Ver - Apresentação e Manifesto

16 comentários:

  1. Quando é o debate na rcb dos cadidatos de valverde

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, até que enfim aparece uma candidatura como deve ser, que se compromete com o que apresenta e divulga antecipadamente, no papel, o que pretende alcançar.

    A área a seguir também tem que começar a merecer uma especial atenção por parte da Junta.

    "Salas do pré-escolar com mais de 20 alunos recebem 340 euros para material didáctico"

    Mais aqui: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1402952

    E agora pergunto eu: será que a totalidade das verbas que foram e serão entregues para este efeito têm sido efectivamente usadas para a finalidade a que se destinam? Isto no único Jardim de Infancia de Valverde, gerido pela Igreja e comissão directora do Centro e patrocinadores da candidatura do Sr. Ramalho (PSD).

    Como não prestam contas ao POVO, aqui fica mais uma proposta: requerer a quem de direito uma auditoria externa, por orgão juridico, ás contas da Igreja de Valverde, Fábrica da Igreja de Valverde, Centro Paroquial e Comissão de Festas.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde a todos, na minha opinião acho que cairam no erro de elaboral o vosso manifesto como fazem os partidos politicos quando elaboram os seus estensos programas eleitorais e resultou num manifesto demasiado utópico, ambíguo e muito vago/superficial, porque apresenta muitas intenções e poucas ou nenhumas garantias e certezas, por isso:
    Gostava de saber o que vão fazer para satisfazer o ponto da “Criação de habitação jovem de valor acessível”, onde estão essas casas e como podem os jovens fazer a inscrição para ter acesso a uma das casas, porque não vá o diabo tecelas e os ciganos cheguem em 1º. E já agora, como é que vão garantir a parte que não é financiada aos proprietários dos tais imóveis degradados e que têm magricimas reformas? Sim, porque se não for garantida, os tais imóveis irão continuar na mesma, e ficará pela intenção.
    Em relação à educação conforme já foi abordado num dos temas anteriores, e agora com esta apresentação, também gostava de saber se a pessoa que faz parte desta lista e tem uma actividade ligada à educação (Isabel Batista), vai continuar a contribuir para que as crianças desta aldeia continuem, na pessoa dos seus pais, a optarem pelas escolas do Fundão, para assim poderem frequentar o seu centro de explicações e de tempos livres ou outro semelhante que reúna condições aceitáveis.

    Manel

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde. Venho comentar o comentário do Sr. Valverdense... é interessante saber o quão informado está sobre o assunto que fala. So quero ver, a seu tempo, onde vem referenciado o APOIO da igreja á lista PSD. Porque ja que patrocina tem de vir na secção dos patrocínios.... :))))))) de verás engraçado este comentário!!! E quanto á questão da auditoria porque não junta alguém de direito e a fazem?! Seria interessante... è por este e outros motivos que a maior parte das pessoas perdem interesse de visitar este site... Não se aprende nem desenvolve nada aqui.. Mas este seu comentário foi do melhor... até chorei a rir... Hihihihihihi
    Amiga

    ResponderEliminar
  5. Calúnia e difamação gratuita NÃO OBRIGADO, ainda por cima quando se fala de entidades que prestam serviço social e comunitário em prol de toda uma freguesia.

    ResponderEliminar
  6. Bird, só faltou dizeres no teu comentário o seguinte: "já dizia o CURIOSO :) num dos seus comentários sobre o tema Educação e Formação".

    Estou brincando contigo... e concordo com o que disseste.

    ResponderEliminar
  7. Aqui se vê a paródia que é Valverde em todo o seu esplendor. Enquanto uns se juntam e unem esforço e prol de algo comum e para o bem da comunidade, por cá "brinca-se", "mima-se" o parceiro, utiliza-se "falas mansas"... e por aí adiante.
    É por estas e por outras, que uma freguesia que tem um legado histórico rico (mas desconhecido), tem polidesportivo só de nome (que outros não têm), associações (só no papel) e outros factores para se impôr a nível concelhio, nunca passará da mediocridade. Quando surge algo de novo que possa provocar o desequelíbrio do seu universo pacato, a casa vem logo por terra. Por que será? Não gosto deste tipo de escrita e de pensamento, mas isto começa a fartar. Ou será que só somos bons para aguentar as farras e valentes devido às nossas noitadas? Continuemos assim, e depois vemos povoações com muito menos pessoas mas com mais empreendimento. E depois queremos ser julgados como os bons cá do sítio e arredores.

    ResponderEliminar
  8. Garantias e certezas tenho a certeza que nenhum programa te as pode dar, pois dependerá muito do apoio que a futura Câmara Municial esteja disposta a dar ás Freguesias e a capacidade das mesmas em concorrer a financiamentos públicos e comunitários.
    O nosso objectivo principal é adquirir casas que se encontrem em “estado terminal de vida” e proceder á sua requalificação de forma a que os nossos jovens possam adquiri-las ou arrendá-las a preços mais acessíveis do que os do mercado imobiliário, claro que será a Junta de Freguesia a coordenar todo o processo.
    Queremos também através de programas de financiamento da Administração Central para requalificação urbana (REHABITA E SOLARH) e como nossa prioridade que também é a criação de um posto de trabalho(licenciado através do programa PEPAL) para a nossa Junta de Freguesia funcionar a tempo inteiro será através da Junta que será disponibilizada informação aos proprietários e incentivo à conservação do seu património de forma a valorizar o seu próprio património, rentabilizando-o através de um arrendamento aos jovens ou outros interessados como forma de fixação da mesma população.
    No caso dos idosos com poucos recursos a que te referes e com o conhecimento que demonstras ter nesta área saberás que só através de um programa de requalificação geral se poderá ajudar mais concretamente esses casos. Mas imagina que a Junta decide requalificar essas casas ficando com direito a aquisição das mesmas num futuro a um preço simbólico.
    Para terminar queria dizer-te que a acusação que fazes é grave e que me parece mais pessoal do que outra coisa, pois a nível profissional não me parece que os pais prejudiquem a educação e formação cívica dos seus filhos pelos bonitos olhos da Sra. Isabel Batista antes pelo contrário e aí sim no aspecto profissional fico extremamente contente por poder contar com uma pessoa deste calibre na nossa equipa, pois será uma mais valia para atacarmos os problemas ao nível da educação que neste momento se verificam em Valverde

    ResponderEliminar
  9. Bird
    não quero exigir-te nada, mas tal como apreceste para dizeres o que pensas sobre esse assunto, já agora também gostava de saber a tua posição em relação ao meu comentário, se quiseres responder...

    Manel

    ResponderEliminar
  10. Que existem muitas dúvidas e ao mesmo tempo também muitas certezas existem, mas pergunto não serão este tipo de Instituições fiscalizadas?
    Quem o faz, será que o faz correctamente?
    Porque as divisões que se instalaram na freguesia por causa de algumas das Instituições têm que ser resolvidas duma vez por todas para Valverde se unir num objectivo comum.
    Se existe desconfiança que se investigue a fundo e que a verdade venha ao de cima ou para bem ou para mal mas para se resolverem de uma vez por todas as divergências de forma a atingir objectivos comuns da Freguesia
    Falemos do Futuro.

    ResponderEliminar
  11. Bom pessoal, cá fica mais uma opinião!

    As istituições sejam elas quais forem, basicamente só podem agir de duas maneiras, uma aplicando as competências e obrigações a que estão obrigadas, salvo a redundância, a outra será fomentando e promovendo a colaboração com outras entidades para se atingirem objectivos comuns e assim cumprirem o que se propõem.

    Neste caso especifico as Juntas de Fréguesia são fundamentais, resta saber se cumprem cabalmente a primeira obrigação e se têm a minima intenção de cumprirem a segunda.

    Claro está que aqui me refiro à Junta de Fréguesia de Valverde!

    P.S.:Por acaso já alguém leu a legislação que enquadra as actividades das Juntas de Freguesia?

    ResponderEliminar
  12. E esqueci uma coisa:
    90% das pessoas de Valverde ou mais não usam Internet e as que usam se calhar pouco se interessam pelo blog, assim, creio que se torna necessário e talvez urgente levar estas trocas de opiniões para outro âmbito e oputras formas de comunicação.

    Que tal a VOF lançar um desafio ás outras listas para um debate público em um espaço neutro e moderado por alguém isento?

    Me parece urgente que estas ideias sejam bem debatidas, pois por algumas trocas de ideias, as pessoas de Valverde costumam votar entre o "hábito" e o "mal menor" e assim não se evolui, antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  13. Bird,
    não quiz fazer algum tipo de acusação à dita Sra. Isabel Batista, pelo contrário, fiz uma simples dedução lógica para assim conseguir medir o tipo de contributo que a Sra poderá prestar estando nessas condições, somente isso, tudo o resto já não fui eu quem o disse.
    Agora, grave é a forma como tentas justificar alguns pontos do teu programa, nas respostas que deste às questões que te coloquei, em que manifestamente LUDIBRIAS e deliberadamente MENTES com a apresentação de falsas soluções milagrosas, impossíveis de concretizar que apresentas.
    Conforme referiste, tenho bastante conhecimento sobre o assunto, e daí a minha indignação, pois considero um insulto à inteligência de qualquer pessoa a posição que já estás a tomar (agindo de MÁ FÉ) e ainda não chegaste a lado nenhum. Mas mesmo que não tivesse conhecimento sobre o assunto relacionado com as tuas falsas soluções, bastava saber ler, para que eu ou qualquer pessoa pudesse fazer as acusações que te fiz, e constatar que os requesitos necessários para se fazerem candidaturas no âmbito dos programas que apresentaste, e repito, como falsa solução para os problemas, não são reunidos por uma junta de freguesia, e além disso se não sabes, mas devias saber, a nossa freguesia não está dentro do perimetro urbano, logo será fácil acusar-te de MENTIROSO sem cometer qualquer injustiça. Por isso, e porque não quero ser acusado das mesmas coisas que te acuso, por ti ou pelos teus advogados de defesa, transcrevo para este meu comentário os Objectivos e Condições de Acesso dos programas referidos, onde poderá ser apurado por todos o tamanho da tua mentira:

    Rehabita
    Objectivos:
    O Regime de Apoio à Recuperação Habitacional em Áreas Urbanas Antigas (REHABITA), consiste numa extensão do Programa RECRIA e visa apoiar financeiramente as Câmaras Municipais na recuperação de zonas urbanas antigas.
    O acesso ao REHABITA pressupõe a celebração de acordos de colaboração entre o IHRU, as Câmaras Municipais e outras instituições de crédito autorizadas.

    Condições de Acesso:
    O financiamento no âmbito do REHABITA destina-se a apoiar a execução de obras de conservação, de beneficiação ou de reconstrução de edifícios habitacionais e as acções de realojamento provisório ou definitivo daí recorrentes, no âmbito de operações municipais de reabilitação dos núcleos urbanos históricos que sejam declarados como áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística, nos termos do art.º 41.º do Decreto-Lei n.º 794/76, de 5 de Novembro, e que possuam planos de pormenor ou regulamentos urbanísticos aprovados e aos centros urbanos reconhecidos nos termos dos n.º 2 e 3 do art. I do Decreto-Lei n.º 426/89, de 6 de Dezembro, relativo às Medidas Cautelares contra o Risco de Incêndio. (cont...)

    Manel

    ResponderEliminar
  14. (Continuação do comentário...)

    Solarh
    Objectivos
    O SOLARH, permite a concessão de empréstimos sem juros pelo IHRU, para realização de obras de conservação :
    Em habitação própria permanente de indivíduos ou agregados familiares;
    Em habitações devolutas de que sejam proprietários os municípios, as instituições particulares de solidariedade social, as pessoas colectivas de utilidade pública administrativa que prossiguam fins assistenciais, e as cooperativas de habitação e construção;
    Em habitações devolutas de que sejam proprietárias pessoas singulares,
    Condições de Acesso
    Obras de conservação e de beneficiação em habitação própria permanente

    Podem-se candidatar-se a pessoa ou o agregado familiar cujo rendimento anual bruto seja igual ou inferior a:
    - Duas vezes e meia o valor anual da pensão social por cada indivíduo maior até ao segundo;
    - Duas vezes o valor anual da pensão social por cada indivíduo maior a partir do terceiro;
    - Uma vez o valor anual da pensão social por cada indivíduo menor
    A habitação objecto das obras a financiar deve ser propriedade de um ou mais membros do agregado familiar há, pelo menos, cinco anos; Nenhum dos membros do agregado familiar pode ser proprietário, no todo ou em quota superior a 25%, de outro prédio ou fracção autónoma destinada à habitação, nem, em qualquer dos casos, receber rendimentos decorrentes da propriedade de quaisquer bens imóveis; Não ter nenhum dos membros do agregado familiar qualquer empréstimo em curso destinado à realização de obras na habitação a financiar. (Cont...)
    Logo, quanto a mim, não mereces a confiança das gentes de Valverde, por isso vai pregar pra outra freguesia MENTIROSO.

    Manel

    ResponderEliminar
  15. Poupem-me já não tenho idade para estas risotas de listas hilariantes.
    Já agora com esse novo programa de casas degradadas, arranja-me uma num sitio impecável de valverde que eu dp pago-te uns copos.

    ResponderEliminar
  16. Ficou claro que estás mais dentro deste assunto que eu mas tudo o que escreveste são os dados que eu também consultei para a apresentação destas propostas.
    Existindo um municipio ao qual Valverde pertence, e possuindo a nossa freguesia um plano de aldeia e eventuais planos de pormenor que tem que ser elaborados pela Câmara Municipal é natural que uma Junta de Freguesia negocie com a Câmara a melhor forma para a reabilitação urbana da nossa terra.Ainda para mais tendo em conta que muita gente da cidade começa a residir nas freguesias limitrofes.
    As exigências por parte das Juntas de Freguesia têm que ser feitas junto da Câmara porque um Municipio é um todo em que as freguesias são parte desse todo.
    Tendo em conta que aparentas saberes muito bem do que falas gostaria de falar contigo e saber se goastarias de contribuir para o desenvolvimento da freguesia mesmo que não demonstres interesses nas nossas propostas.

    ResponderEliminar