sexta-feira, 22 de maio de 2009

Máfia?

(post esquecido aqui no baú, ponho-o agora. Já estou melhor, obrigadinha!)


Caros conterrâneos, devido à recente malina que me atacou estou fechado em casa a comprimidos... E como tal, aproveitei para rever a trilogia do Padrinho. É uma bela história humana. Como um indivíduo honesto aceita o mundo como local podre que é, e toma a justiça pelas próprias mãos contra os poderes instítuidos. É criminoso, sim, mas entre criminosos... É bonita esta ideia de que mesmo entre os criminosos exista um código de honra. Uma distinção entre "soldado" e civil. E quando o inimigo ataca apenas murmuram: "This is the business we've chosen..."
Nos filmes vemos criminosos que honram as mulheres e as mães. Que protegem os filhos dos horrores do mundo. Que punem o senhorio que abusa da idosa.
Vejamos as coisas no panorama actual, em que a instituição família se desmorona em motins infantis. Comparemos a violência da polícia nova-iorquina da década de 30 do século passado, às nossas forças policiais de hoje. Nos anos 30 não havia telemóveis nem carros desportivos.
Podem dizer que estou a fazer, ou a ver, filmes. Mas o background dos filmes é real. A violência foi real e as máfias ainda existem. E a corrupção...
Mas não chamem máfia a esses bandidos, que ainda vão dar cabo desta visão romântica de homens a sério em tempos de crise.

1 comentário:

  1. Realmente, Tito, há muito que te não líamos… Ainda bem que regressaste e estás bem.
    Máfia? Terias que definir máfia… pois varia a concepção (conceito) e a acepção (significado) de filme para filme, isto é, de realidade para realidade.
    Essa será a máfia romântica, do seu próprio período de ouro… O que agora temos… são pretensiosas réplicas!!! Muito aquém, muito mesmo…
    Por falar em filme, lembras-te da concepção e acepção em SteinzIII??? Lolll
    A máfia actual, no seu melhor!!!
    (Notinha: "programa das festas" de Valverde para o próximo fim de semana? Nada? Que seca!)

    ResponderEliminar