segunda-feira, 25 de maio de 2009

Contra a Abstenção

Recebi o seguinte mail. Vale o que vale mas, se calhar, é melhor que não ir votar!



Uma solução para quem não gosta de nenhum candidato.



"SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo. Nenhum político fala isto porquê? Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas. Imaginem só a bronca.......:::::)))))))))

A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso. Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada. VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!! A maioria de votos em BRANCO anula as eleições.....!!!!!!!!"



Claro que esta informação vale o que vale, nem me dei ao trabalho de ir ver se é verdade ou não...

Abraço

28 comentários:

  1. Pois, caro BxL... até pode ser... mas na contagem dos votos alguém poderá votar por ti, preenchedo o teu voto com uma cruzinha estratégica... :S

    ResponderEliminar
  2. Xiiiii, a feiticeirinha não dorme e está bem atenta. Começo a pensar que tem mesmo super poderes. Quanto à cruz, é por isso que a contar votos ha representantes de todas as listas. E eu sou um bocado ingénuo...

    ResponderEliminar
  3. Ingénuos somos todos... e nem é difícil falsear os resultados...
    Deviamos ser antes (eu)génios, isso é que era...

    ResponderEliminar
  4. Votar em branco, não. Acho que isso só beneficia quem já lá está. Logo votar sim, mas com juízo. E porque não dar oportunidades a quem nunca lá esteve? Era uma ideia...

    ResponderEliminar
  5. Votar em branco, só se fossemos a maioria a fazer isso, com diz o BxL. Caso contrário, concordo contigo, CCCP. Votar com juízo, sim, e porque não numa minoria útil?

    ResponderEliminar
  6. Concordo com feiticeira e cccp. E olhem que é difícil concordar com algo. Se votarmos ps estámos entalados; se for psd idem aspas; cds já foi coligação que não deu em nada; resta pcp(?); bloco esquerda e outros partidos pequenos mas que também têm o seu direito. quando o ps e psd se julgam os reis da nossa democracia, porque não elevar as minorias?

    ResponderEliminar
  7. Mas votar em quem? O pequeno fica grande e depois a merda e´ a mesma.
    Todos querem o nosso sangue e suor para nos cobrir...com sobrecargas fiscais. Prometem postos de emprego em plena crise; aliviar os impostos e sobem-nos, melhorar o ensino e e´ o que se constata. F..... para isto tudo.

    ResponderEliminar
  8. Desde que não f.... o Al Gore outra vez...

    ResponderEliminar
  9. À semelhança das mais variadas circunstancias da vida, numa primeira abordagem e num curto espaço de tempo, o "pequeno" nunca ficará demasiado grande ao ponto de fazer estragos quanto um "grande" faria. A circunstância tenderá para o equilíbrio, em princípio, digo eu...
    Quanto à utilização da letra "f" como verbo, muito sinceramente, eu prefiro a letra "m" como destino de todos aqueles que já por si têm tendência a produzi-la... desculpem a grosseria do termo. Mas jamais desejaria a essa gente qualquer tipo de prazer...

    ResponderEliminar
  10. então m....para eles todos. Mas olha que os fulanos têm o prazer em nos, ,,,, chatear. está bom assim?

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos atrás havia alguns parolos que faziam umas caravanas pelos partidos aqui na zona. espera-se que por respeito ao povo nada disso seja feito neste ano tão concorrido em termos de eleições. Porque farto de levar banhadas estamos todos nós. Vai ser giro ver as artimanhas dos candidatos à junta por estas bandas e os boatos que vão começar a circular por cá. Ah vai vai!!!

    ResponderEliminar
  12. PS: compromete-se a não subir o iva em Valverde para além dos 32% nos copos de cerveja.
    PSD:compromete-se a acabar a linha do TGV na Fonte do Vale.
    PCP:compromete-se a repartir a Quinta da Nave pelo povo valverdense.
    BE: compromete-se a legalizar a canabis nas festas do Arraial.
    CDS: compromete-se a enviar um submarino para o Açude.
    Verdes: compromete-se a relvar o campo de futebol.
    Agora é só colocar as cruzes e fazer as apostas nos compromissos de cada um.

    ResponderEliminar
  13. Valverdense vamos falar a verdade:
    PS:criar mais postos de desemprego na Cova da Beira (cerca de 35000).
    PSD: promessas para encher a Fonte do Vale.
    PCP:aqui tem voz pequena mas existem poucos trabalhadores rurais e empresas para os camaradas, logo os as manif´s inexistentes.
    BE:tem poucos centros de saude e bancos falidos para defender interesses do povo.
    CDS: as feiras de gado desapareceram, logo o Portas vai colocar comicio para outras bandas e oferecer beijinhos aos velhos aquando da Facif e e´ se for.
    Os verdes querem limpar as matas, mas como ja´ o foram, bye, bye.
    Obras publicas, tgv, emprego? mas que raio de palavras para este distrito.

    ResponderEliminar
  14. Ena, ena... assim gosto!

    Feiticeira sou eu e não engano nem minto tanto !!!

    Notinha: Claro que me referia aos políticos, ou têm dúvidas? :P

    ResponderEliminar
  15. Ora que prometo eu, na qualidade de Feiticeira, sendo uma das 785 candidatas a deputada do Parlamento Europeu da Magia, em representação dos 492 milhões de cidadãos dos 27 estados-membros da União Europeia da Feitiçaria?
    Uma vez que estas são as únicas eleições directas que resultam num órgão europeu da ilusão, eu vou convencer os meus potenciais eleitores do estado de Portugal do Faz-de-Conta com argumentos fortes e convincentes para que em mim votem antes do solstício, no dia 7 do mês da deusa Juno.
    Qual Tratado de Tordesilhas que só causou divisões durante 515 anos! Qual Jacques Cartier com 518 Verões! Qual coroação de Luís XIV à 355 anos! Qual Paul Gouguin com161 Junhos! Quais Tratado de Latrão e Cidade do Vaticano em 1929! Qual Dia da Liberdade de Imprensa! Quais quê?!Esqueçam até que Tony Blair e o Partido Trabalhista venceu em 2001… Esqueçam! Esqueçam porque chegou a Feiticeira! Hi hi hi!
    As minhas são promessas claras e consistentes, numa perspectiva transversal, tanto para o interesse europeu da ilusão como também para o interesse nacional do faz-de-conta.
    Ou seja, num sistema integrado de acções, prometo promover a auto estima europeia da ilusão, numa conjectura de desenvolvimento de cada estado-membro da União Europeia da Magia, com acções concretas, principalmente no estado de Portugal do faz-de-conta.
    E onde entra a nossa Freguesia de Encantar? O Concelho Maravilha e o Distrito Enfeitiçado? Pois bem, preparem-se:
    - É que vou centralizar precisamente aqui, nesta terra-do-nunca toda a acção da magia! E o que é que aqui vai beneficiar não só a terra como a nação do faz-de-conta e a união da feitiçaria? O que é que nos vai ligar ao mundo fantástico? Aliás, eu atrevo-me a dizer:
    - O que é que nos vai ligar ao resto do universo fascinante??!
    Pois bem, vejo que já estão a pensar na solução… É isso mesmo! Resolvemos assim todo o isolamento, todos os problemas da rede de transportes, todo o desemprego, toda a miséria social…
    Vou, durante estes 5 anos, diligenciar para que seja reconhecida a necessidade da legalização da base ONVI da Cova da Beira e consequentemente aprovada e autorizada a sua reestruturação, adaptação e reconstrução para utilização liberada de todos!!! Votem em MIM!

    Notinha: Qualquer semelhança com a realidade, é puro erro de ficção!

    ResponderEliminar
  16. CLAP CLAP CLAP CLAP! Há muito que não lia assim um resumo tão colorido da cinzenta realidade. A nossa LIBERDADE do FAZ-DE-CONTA. FAZ-DE-CONTA que nós, simples mortais, temos algo a dizer nos cozinhados europeus... HAHAHAHAHAH, deixa-me rir. Vamos até fazer de conta que, PORREIRO PÁ, há um tratado com o nome da nossa capital, PORREIRO PÁ, para os senhores que o assinaram mas em muito pouco vai melhorar a nossa condição de peões de um xadrez mundial onde contamos muito pouco para além da estatística e da riqueza que seremos, ou não, capaz de produzir, pelo trabalho e pelos impostos. Em nome deste bem-estar do faz de conta até esquecemos que, PORREIRO PÁ, emprestamos os Açores a uma cimeira de declaração de guerra ilegal e que olhamos para o lado às violações sistemáticas dos direitos humanos. PORREIRO PÁ! Vamos todos ficar felizes com o nosso partido a ganhar as eleições para a Europa, como se isso adiantasse alguma coisa. As decisões estão tomadas há muito e, PORREIRO PÁ, só não foi já empossado aquele que nos abandonou porque há que deixar pensar os quase 500 milhões que contam para algo. Se esta eleição fosse assim tão importante, os principais partidos envolvidos estariam, durante este circo chamado campanha, a discutir assuntos europeus e não a fazer campanha para as legislativas. Só discutem assuntos internos. Os nossos governantes não perdem pitada do circo, até dá vontade de perguntar quem governa isto? De há já uns meses para cá são inaugurações diárias e comícios circenses e ainda a procissão vai no adro, até Outubro é a festa total, PORREIRO PÁ, a malta é que paga!
    TOU FARTO DESTA MERDA TODA
    Quanto ao que têm aqui escrito, é verdade que os programas eleitorais dos partidos são todos uma bela de uma farsa, ou não se recordam do “SE FORMAR GOVERNO BAIXAREI OS IMPOSTOS!” que fez mal o formou (governo)? SUBIU OS IMPOSTOS em nome da tanga!
    É verdade que cheiram todos ao mesmo mas votar nos dois principais partidos que nos chulam há 35 anos é perpetuar a merda por mais 4 anos. Não venham com a conversa da falta de alternativas, há outros partidos, mais ou menos radicais é verdade, e é verdade que dificilmente ou nunca formariam governo, mas se impedirem maiorias com tendências fascizantes como a que vivemos, então força, têm o meu voto, sejam eles quem forem.
    O MAL DESTE PAÍS VEM DO FACTO DAS REVOLUÇÕES NÃO SE FAZEREM COM FLORES!
    Desculpem este desabafo tardio….

    Abraço


    PS: Bem-haja Feiticeira por elevar o nível.

    ResponderEliminar
  17. Esta revolta de todos deve ser posta nos votos. Dar voz aos pequenos, para ver se PS e PSD vergam de vez.Absentismo ou em branco socretino e companhia ficam a rir. Votem, vamos votar e derrotar. Crise? Invento capitalista para despedir. Crise?O povo fica pobre em mentiras.
    Crise? tratados falsos como Judas. A voz do povo abafada como sempre.
    Crise? Uns enchem os bolsos, outros nem comida para os seus conseguem.
    Recebam os mecenas com tomates e produto afins. Meio simples de dar a conhecer agricultura portuguesa ao europeu na TV.
    Lançar peixe podre, outra maneira de dar a conhecer a pesca portuguesa ao europeu. Mexam-se; votem nos pequenos. Liberdedade de alterar dados viciados por um povo cego demais.

    ResponderEliminar
  18. Durante cerca de 900 anos os reis mandaram em Portugal. A Republica so´ existe ha´ cerca de 100 e e´ a porcaria que se constata. Viva o Rei!!!

    ResponderEliminar
  19. O Povo unido, jamais sera´ vencido: que grande treta!

    ResponderEliminar
  20. Qualquer sistema de governação, desde que mal orientado pode resultar mal... Por isso, tanto faz ter uma monarquia como uma república, o governante é que faz toda a diferença...

    Quanto ao resto, infelizmente o povo não está unido... Se estivesse, não seria, assim, vencido!!!

    ResponderEliminar
  21. Miguel Salvado02 junho, 2009 17:50

    E sabem porque é que este tal bendito povo está sempre vergado ao desespero e a um espírito de vencido antecipado? Lembrem-se todos que as grandes fatias das gerações ainda hoje presentes, estão marcadas pelo espírito salazarista, e que não é fácil deixá-lo de um momento para o outro. Conseguem fazer ver aos velhotes que a história de Fátima está mal contada? Conseguem explicar porque é que um determinado clube tem mais títulos no passado que os outros? Conseguem explicar aos mais velhos porque é que Portugal só muito tarde apanhou o comboio da Europa? Conseguem fazer ver aos mais velhos que está errado procurar cunhas para ter emprego? Conseguem explicar porque é que quando se começa a subir na política a conta bancária também sobe? Onde é que este país tem as pessoas certas nos lugares certos? Alguém sabe explicar a este povo o que são os lobbys pós 25 de Abril? Pois, as tais gerações da Abril souberam aproveitar muitos factos e torná-los activos para si próprios. Porque é que o nosso atraso tem tendência a aumentar em relação aos ditos países desenvolvidos? Temos licenciados a dar com um pau, mas que oportunidades têm eles? Temos provas no exterior que os nossos, quando lhes são dadas oportunidades conseguem distinguir-se. Então porque raios cá não o conseguem? É muito fácil dar a volta a um povo onde cerca de 70% da sua população tem mais de cinquenta anos. A tal divisa dos três F´s ainda está bem presente. Porque nessa altura pensar não era permitido. Esta nova geração, só agora é que chegou aos anos hippyes, com um tecnológia de ponta um pouco mais desenvolvida do que na altura. O resto é só retórica.
    Miguel Salvado

    ResponderEliminar
  22. Miguel,
    Para a eventualidade de alguns de nós desconhecermos todas essas causas, ficamos a aguardar as conclusões da investigação, produto da perfeita correlação entre causas e efeitos, isoladas as variáveis pirata e salvaguardado o grupo de controlo…
    Estou a brincar, mas recordo que este tema não é assim tão linear, como bem sabes…

    ResponderEliminar
  23. Miguel Salvado05 junho, 2009 15:03

    Então alguém me saberá explicar porque é que grande percentagem dos portugueses passa a sua grande parte dos tempos livres a ver novelas? A ver futebol? Saberão por acaso que o futebol foi durante decenias a propaganda das ditaduras e que as novelas não são mais que a continuação dos filmes a preto e branco subsidiados pelo ministério da cultura do estado novo? As marchas populares foram inventadas por quem? Os bailaricos em praças públicas para que nada fugisse do olhar dos bufos? A baixa cultura escolar e educativa de todo um povo? A quem era conveniente? e porque é que essa cultura ainda se mantém, embora com outras proporções? Vamos aos países nórdicos, os mais desenvolvidos na Europa, e esta cultura está tão patente como por cá e nos países sul americanos? Pois, nós somos comparados a esses países a nível internacional. Quem enviou o tal de email para votar em branco só pode estar do lado do partido do estado, pois, de que outra forma se dá uma informação tão errada? Votar em branco, como já alguns disseram, é votar na podridão e no deixar andar, tão característico destes povos. Alguém já se preocupou em falar dos jovens? Em verdadeiras oportunidades para todos? Pois não , convém deixá-los onde estão para não levantar lebres que sempre estiveram adormecidas. Não vão a votos, liguem pouco à política, que os demais virão para vos cantar novas cantigas de embalar. É por acaso que cada vez que um país novo entra para a dita União Europeia nós baixámos no ranking do desenvolvimento? É por acaso que convém aos senhores de Bruxelas e Estrasburgo que o presidente seja um otário português? Somos bem mansinhos. Em tudo.
    Miguel Salvado

    ResponderEliminar
  24. Oi Miguel. Concordo contigo em inúmeros pontos. Um deles é o facto de, por não se ligar nenhuma e deixar aos outros as questóes difíceis da política é que as coisas chegam onde chegam, que ELES agem de forma impune. Porque o povo é manso e náo quer saber. Onde discordo de ti é na questão do voto em branco. O perigo está, essencialmente, na abstenção, não no voto em branco. A absentenção é perigosa, recordemos o caso Lepen em França, ia sendo eleito por causa da abstenção. Si porque os adeptos dos extremismos não se abstêm. O voto em branco é, no meu entender, uma manifestação de interesse pelo acto eleitoral mas um descontentamento com as alternativas apresentadas. Penso que é bem mais perigoso, também, o chamado voto útil e resignado por intoxicação dos dois partidos que pretendem bipolarizar a política em portugal. Oiço muitas vez o lamento da falta de alternativa como se só houvesse dois partidos. Lamentar-se eternamente da pequenez dos outros partidos como justificação para não votar neles é bem pior que votar em branco, se calhar até pior que não por os pés numa cabine de voto. Pessoalmente, acho que todos devemos lá ir, nem que seja para votar em branco. E quando lá forem, não deixem o cérebro à porta nem apaguem a memória. Pensem bem no que estão a fazer.

    ResponderEliminar
  25. Amigos, concordo com todos e não concordo (?). Votar em branco também pode ser um acto perigoso. Já pensaram se alguém nos boletins em branco colocar lá uma cruzinha, em vez do votante, por engano?
    Se votarem, votem em alguém que vos mereça a confiança, embora tudo isto seja relativo. Mas votem, exerçam o vosso dever de cidadãos. Para o mal e para o bem (espera-se que para o bem). Quanto áquilo que se passou em França, podem crer, o bxl tem razão, a França inteira apanhou um valente susto. Agora imaginem se a abstenção tivesse sido maior.

    ResponderEliminar
  26. Gosto de ver estas energias por aqui… ;)

    Concordo um pouco com todos como o CCCP. De uma ou de outra forma, todos temos alguma parte da razão.

    Discordo da abstenção por todos os motivos e mais este aqui referido pelo BxL. Não discordo do voto em branco, mas parece-me que o voto também pode ser (bastante) útil quando demonstra a opção por um qualquer partido, mesmo que não seja nenhum dos bipolarizadores...
    Bem, talvez por nunca ter feito parte ou apoiado partido algum (pequeno ou grande) é que muitos jovens com bastante formação, capacidade e inteligência (s) nunca foram convidados para integrar qualquer órgão das autarquias… É exemplo disso uma rapariga que eu conheço, a qual fez parte da equipa de chefia nacional (órgão de gestão e pedagógico) de uma associação com bastante peso a nível do país (cerca de 70 mil associados). Faz ainda parte de uma equipa de trabalho desse mesmo nível que tem dado boas provas. Tanto quanto eu sei, nem ela nem os seus companheiros de equipa alguma vez foram convidados para lista alguma de uma autarquia… Talvez por trabalharem como voluntários e por gosto… por vezes bem mais do que 30 horas por semana para essa causa… talvez por serem realmente muito eficientes e eficazes na preparação de eventos regionais, nacionais e internacionais; na metodologia e pedagogia no âmbito da formação integral da infância e juventude; na formação de adultos para acompanhar essas crianças e jovens… Talvez porque se tema a possível “sombra” que fariam aos incompetentes… E digo “talvez” porque estas hipóteses são meras especulações minhas que têm por base dados observados, mas que não permitem generalizar.

    Se os políticos fossem todos voluntários…

    ResponderEliminar
  27. Gosto de ver estas energias por aqui… ;)

    Concordo um pouco com todos como o CCCP. De uma ou de outra forma, todos temos alguma parte da razão.

    Discordo da abstenção por todos os motivos e mais este aqui referido pelo BxL. Não discordo do voto em branco, mas parece-me que o voto também pode ser (bastante) útil quando demonstra a opção por um qualquer partido, mesmo que não seja nenhum dos bipolarizadores...
    Bem, talvez por nunca ter feito parte ou apoiado partido algum (pequeno ou grande) é que muitos jovens com bastante formação, capacidade e inteligência (s) nunca foram convidados para integrar qualquer órgão das autarquias… É exemplo disso uma rapariga que eu conheço, a qual fez parte da equipa de chefia nacional (órgão de gestão e pedagógico) de uma associação com bastante peso a nível do país (cerca de 70 mil associados). Faz ainda parte de uma equipa de trabalho desse mesmo nível que tem dado boas provas. Tanto quanto eu sei, nem ela nem os seus companheiros de equipa alguma vez foram convidados para lista alguma de uma autarquia… Talvez por trabalharem como voluntários e por gosto… por vezes bem mais do que 30 horas por semana para essa causa… talvez por serem realmente muito eficientes e eficazes na preparação de eventos regionais, nacionais e internacionais; na metodologia e pedagogia no âmbito da formação integral da infância e juventude; na formação de adultos para acompanhar essas crianças e jovens… Talvez porque se tema a possível “sombra” que fariam aos incompetentes… E digo “talvez” porque estas hipóteses são meras especulações minhas que têm por base dados observados, mas que não permitem generalizar.

    Se os políticos fossem todos voluntários…

    ResponderEliminar
  28. E lá ganhou a abstenção, como temias, BxL....

    ResponderEliminar