segunda-feira, 18 de maio de 2009

Afinal somos ricos!

Descobri, numa viagem recente, que afinal, nós os portugueses somos ricos em relação à maioria dos países da Comunidade Europeia.
Senão vejamos: num país onde o salário mínimo é de 470(?) Euros, aproximadamente, umas calças de marca rondam entre os 75 e cento e tais Euros. Num país onde o salário mínimo ronda os 900 e tais Euros, as mesmas calças rondam entre os 45 Euros e os oitenta e tais Euros.
Uma refeição média, para nós, custa entre os 20 e 60 Euros; no dos 900 e tais, entre os 15 e 50.
Alimentos e afins têm um iva mais baixo do que os nossos; as casas idem aspas; só os carros de alta cilindrada pagam menos impostos...
Afinal do que nos queixámos? Somos ricos, realmente não há que duvidar.
Quando me disseram que um mercedes custa à volta de 35 mil Euros, comparei com o nosso por cá e a diferença é de aproximadamente 35 (!) mil Euros, cheguei à constatação que os veículos em Portugal são todos de alta cilindrada e que é por isso que a gasolina está mais cara por cá.
Mas não façamos mais comparações, senão poderemos pensar que somos mais ricos que os países da OPEP. E na realidade devemos ser, pela comparações não ficarão grandes dúvidas.

15 comentários:

  1. Ricos? Riquíssimos!!! Aliás, não há nação como a nossa nem povo como nós! Rica em qualidade e quantidade, em multiculturalidade e pluriculturalidade, em diversidade e uniformidade, em unidade e divergência, em assertividade e discórdia, em inteligência e esperteza, em diacronia e sincronia, em discernimento e bloqueio, em conhecimento e ignorância, em riqueza e pobreza…
    É, portanto, tudo uma questão de perspectiva… Afinal somos policromáticos!
    Nota: Inaugurei o marcador… só espero não ser eu novamente a fechar o quadro dos comentários! Aiiii!

    ResponderEliminar
  2. Já fomos ricos, dizem os historiadores. Agora somos uma cambada de parasitas que se contenta com as migalhas de bruxelas. Enquanto uns se adiantam, se desenvolvem contra tudo e todos, nós por cá somos os pedintes. falta-nos gente com visão, e quando ela existe logo vem alguém para colocar uns óculos escuros. vejam o caso da banca.

    ResponderEliminar
  3. Penso que nós não somos ricos, nós somos hiper ricos. São carros de alta cilindrada, motos, casas,jipes... Crise? Qual crise?

    ResponderEliminar
  4. Vamos continuar: hipermercados; centros comerciais; freeport; aeroporto novo; tgv; autoestradas; Somos os mais ricos e os mais lindos. Crédito mal parado? O quê é isso?

    ResponderEliminar
  5. A crise económica será o reflexo de uma crise latente e com inicio há muitos anos a qual atravessará todos os campos da vida em sociedade. De facto, a crise de valores que assolará transversalmente todas as áreas será a origem de todas as subcrises que poderemos observar… A crise económica será apenas uma faceta da real crise… a parte visível do icebergue…

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. mensagens bem removidas, filhas da e estu... mas quê que isso? motas na crise, só se for falta de gasosa

    ResponderEliminar
  10. Eu já ouvi qualquer coisa acerca disso, e não tinha nada a ver com o desabafo do anónimo... É o hábito de atirar pedras sem fazer perguntas.

    ResponderEliminar
  11. Devemos procurar mais a força da inteligência do que a exibição de palavras insultuosas… que apenas pretendem demonstrar uma riqueza de vocabulário que afinal todos dominamos…e fazem perder a possível razão a quem as utiliza.

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao passeio de mota… para passear qualquer percurso é bom, desde que bem planeado.
    Adoraria ir, mas além de apenas poder conduzir veículos ligeiros, bicicletas e motorizadas… não tenho nenhuma em Valverde. Muito menos boleia de moto! Ora bolas!

    Notinha: Escusam pensar na vassoura pois pareceria mal... moto é moto, está bem?

    ResponderEliminar
  13. Ena, isto anda animado! Eu agora não tenho moto mas até era capaz de levar a Feiticeira a dar uma volta de cabelo ao vento! Eheheheh! Isso vem a proposito de quê? Da crise?

    ResponderEliminar
  14. Finalmente um convite para dar uma volta de moto... estava a ver que não... :P

    Pena não teres moto... ;,(

    ResponderEliminar