quinta-feira, 5 de março de 2009

Uma noite em claro

Valverde não dormiu esta noite. Sensivelmente por volta das 2h30m da manhã deflagrou um incêndio na casa adjacente ao Verde Bar que a deixou em total ruína. O combate ao incêndio envolveu várias corporações de Bombeiros do distrito e o rescaldo continua enquanto escrevo. Segunda a voz do povo houve pelo menos um ferido a receber assistência no Hospital da Covilhã. Da casa sobram as paredes.

Segundo quem viu, choviam brasas e faúlhas sobre o Outeiro, Lage, Casais e restantes largos e ruas da zona antiga de Valverde. Deixem-me recordar-vos que em poucos anos é já o segundo incêndio urbano em Valverde, e no primeiro, que eu testemunhei, os bombeiros não tinham uma escada para cortar a electricidade, nem sabiam onde estavam as bocas de incêndio, uma vez que os carros não chegavam ao local.

A minha pergunta é: para quando uma reestruturação de Valverde? Estou fartinho de ver montes de entulho na minha terra, as pessoas morrem e as suas casas ficam como as deixam... Cheias de mobília e roupas são autênticas bombas relógio! Hoje mesmo havia destroços do vendaval pela rua do Outeiro, telhas e tábuas de 2 metros caídas na rua. Será que não há forma de pressionar os proprietários a resolver a questão? Se calhar se fossem chamados à responsabilidade deixariam de pedir 15 mil ou 20 mil euros por cada monte de pedras. Se fossem obrigados a zelar pelo que lhes pertence despachavam os imóveis e talvez houvesse uma renovação natural de Valverde.

Não estou a par das leis que regem estes assuntos, mas suponho que existam. E se nos meios "evoluídos" do país se vêem portas e janelas emparedadas nas habitaçoes desocupadas suponho que aqui na selva também seja obrigatório. É que se estou noutro país não tenho nada que pagar impostos para quem vive bem.

Saúdinha!

13 comentários:

  1. Essa responsabilidade de requalificação urbanística também não pode ser imputada à junta de freguesia. Esperámos que depois do sucedido a junta seja capaz de tomar medidas e denunciar junto das entidades competentes o envelhecimento de muitas habitações na aldeia. Também seria bom responsabilizar os proprietários e obrigá-los a tomarem certas medidas para que de futuro as casas não estejam simplesmente ao anbandono puro e simples. O que para além de ser desagradável para a aldeia, em termos arquitectónicos, provoca e poderá provocar outros "acidentes" do género.
    Julgo que deve haver uma lei para o efeito no diário da Républica. Cabe à junta informar-se.

    ResponderEliminar
  2. Não apontei o dedo a ninguém mesmo por isso, não sei de quem é a responsabilidade...

    ResponderEliminar
  3. Não se trata de apontar dedos a ninguém, mas quando é a aldeia que está posta em causa e as pessoas compete ao seu órgão máximo actuar. Não disse que é da sua responsabilidade, mas que tem todo o direito e dever de o fazer tem que ter. A sua responsabilidade está na denúncia da existência de x número de habitações neste estado que a qualquer momento, devido à sua localização poderá provocar algo maior que um simples incêndio.

    ResponderEliminar
  4. Em muitas localidades, quando não se consegue entrar em contacto com os donos, ou não se sabe quem eles são, pura e simplesmente as câmaras e as juntas de freguesias ordenam, caso o prédio em causa a isso obrigue, fechar com tijolos ou blocos, todas e quaisquer aberturas para esses prédios. A câmara de Lisboa aprendeu a lição com a avenida da Liberdade.

    ResponderEliminar
  5. Lisboa só foi reconstruída graças ao terramoto . Londres por causa dos bombardeamentos alemães e ao grande incêndio. Valverde, como não teve terramoto nem bombardeamentos, se calhar estará à espera de um pirotécnico.
    Valverdense indignado

    ResponderEliminar
  6. E agora vós entendidos da materia como estou a observar, quereis comparar valverde a londres e a lisboa, muito bem. Por vezes as coisas nao sao tao simples como parecem, pois requer muitas verbas a qual julgo eu a freguesia nao ter.
    Esta bem que valverde nao tenha acesso a camioes cisterna como foi o caso, mas que fazer, vamos deitar casas abaixo para eles passarem no interior de valverde. E os donos dessas casa iriam morar para onde (num bairro social na quinta da nave) pensem nisso.
    Criticar é facil construir é mais dificil.
    Boa Noite.

    ResponderEliminar
  7. Não é necessário deitar casas abaixo para colocar bocas de incêndio. è necessário colocar um espaço para elas e não necessita de muitos metros quadrados. que se saiba não se falou em casas com donos mas sem eles, são essas casas velhas e ao abandono que podem colocar as outras em perigo. Não é preciso assim muitas verbas e é necessário contactar o serviço de protecção civil para pôr em prática certos e determinados procedimentos. Existwem aldeias em redor que já o fizeram é uma questão de aprender com os outros. E não foi assim preciso muitos milhares de euros. Há zonas em londres e lisboa que são bem piores que Valverde. Quanta à nave é favor não tocar. Alguns bem querem! Bairro sociais não são precisos, o interior já é um, com o devido respeito por todos.
    Bom dia e vê lá se pões essa cabecinha a funcionar e prole do que é teu.
    Bom dia.

    ResponderEliminar
  8. A resolução deste tipo de caso passa pela queixa a Câmara Municipal, que por via da Fiscalização Municipal actua conforme o disposto na Lei n.º 60/2007 de 4 de Setembro,que veio alterar o Decreto de Lei 555/99 de 16 de Dezembro, mais precisamente no seu artigo 89º e seguintes, onde faz referência as obras necessárias à manutenção da segurança, salubridade das edificações por parte dos proprietários.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, como em tudo neste país, essas leis são aplicadas quando? Quem as respeita? Se não houver grandes interesses imobiliários, sim porque esses de certeza que fazem aplicar tais leis para seu benefício, quem é que se preocupa com esses decretos?
    Quando a própria câmara não honra os seus compromissos, nem respeita tais decretos, que queremos nós? Perguntem lá aos seus fiscais se conhecem algum desses artigos. Deixem-me rir.

    ResponderEliminar
  10. Foi pena ou imcompetência que a a policia Judiciária apenas se tenha preocupado com a origem do incêndio e se tenha esquecido de analizar o depósito de armas que o Sr. Cigano lá tinha, que eram inumeras!

    Era vê-lo lá a seguir a puxar pelos canos enegrecidos das mesmas.

    Também se esqueçeram de os questionar porque è que nos dias anteriores andaram aos tiros para o ar na rua ao lado, sem se preocuparem para onde iam.

    E ainda eles próprios dizem que as pessoas de Valverde são racistas e más pessoas, que nem sequer os ajudaram.

    Mas o estado já lhes deu mais dinheiro para acabarem a casa que compraram, eles não fazem nada de util e os estado da-lhes dineiro para comprarem casa, a arranjarem, para comerem e se viverem bem sem preocupações. O resto das pessoas se quiserem têm que se esfolar a vida inteira para terem alguma coisa na vida.

    E os de Valverde è que são racistas e más pessoas, se calhar tem que se deixar de ser tão tolerante os este tipo de pessoas que não se querem integrar e arranjam problemas constantemente.

    Enfim , o futuro nos espera!

    ResponderEliminar
  11. Dou-lhe toda a razão. este país etá uma verdadeira MERDA

    ResponderEliminar
  12. Caro Valverdense, dá que pensar, não é? Afinal, quem é a etnia oprimida? Ups... Err.. Desculpem, estou no blog errado.

    (Cuidado com as conversas... ainda nos chamam nacionalistas...)

    ResponderEliminar
  13. E de quem é a culpa? do dito doutor que é louco pelo dinheiro e que aluga a quem lhe dá mais. e depois levámos com a ciganada.

    ResponderEliminar