quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Nunca é tarde para Recordar

Em mais uma das minhas visitas a uma cidade que bem conheço trouxe para toda a comunidade fotos dum local histórico para a nossa liberdade.
Espero que gostem e não se esqueçam que temos hoje um Natal em democracia devido a uns malucos que dali fugiram.

" Fazemos o caminho de volta e chegamos ao Forte de Peniche. Fortaleza e cidadela são outras denominações utilizadas para referir esta fortificação. Em tempos, foi a sede de um importante complexo militar, edificado para a protecção da costa. Juntamente com o da Consolação e o das Berlengas, fazia parte de uma importante malha defensiva.Mais tarde, sofreu várias utilizações, vindo a funcionar como prisão política na época do Estado Novo.

Este forte foi o cenário de uma das mais espectaculares histórias da luta contra o fascismo.

Em Janeiro de 1960, daqui se evadiu um grupo de presos políticos, numa fuga longamente preparada. Entre os evadidos, estava o dirigente político Álvaro Cunhal.

Em 25 de Abril de 1974, o Forte de Peniche foi um dos pontos do roteiro revolucionário. Transformado em espaço-museu depois da revolução, nele se reconstituiu o ambiente de uma prisão política.O espaço museológico acolhe também a exposição de materiais etnográficos e históricos. Constituindo um bom miradouro sobre a costa, chegou a ser elaborado um projecto visando a tranformação deste monumento em pousada.


Espero que tenham gostado e se tiverem oportunidade aproveitem para visitar....Vale a pena

Sem comentários:

Enviar um comentário