quarta-feira, 24 de maio de 2006

S. Domingos

Caros conterrâneos,


Em tempos idos - e não serão tantos assim - assistia-se a uma romaria, quasi frenética, só em ouvir-se o nome da nossa festa preferida! Não por ser algo de que nos envergonhássemos, mas, pelo contrário, o orgulho de ser parte integrante dum povo que não "dobra", mas contudo, acredita.
A parte mais significante desta festa - àparte da religiosa - era manter a união entre famílias, onde o são convívio de todos os participantes era "palavra de ordem", onde a camaradagem vencia todos os obstáculos,
onde a ignomínia ficava algures em casa... enfim, onde todos eram só um!
Havia os lanches na ribeira que deambulavam mesmo ao lado... havia as crianças, que éramos nós, que se debruçavam em "alcofas" das nossas mães para comermos as coisas mais doces, e, o mais importante... éramos NÓS, o povo de VALVERDE.
As coisas boas não são para esquecer... recomecemos o gosto de ser NÓS!
Estás convidado e divulga.

Dia 17 de Junho, o mundo estará de olhos em ti...

E se fossemos todos a S. DOMINGOS? ...

7 comentários:

  1. Oi! O meu imaginário de infância não incluí a festa de São Domingos mas passei lá uns bons momentos da minha adolescência. Se estiver por aí nesse fim de semana contem comigo. Já agora, essa festa não costumava ser em Julho? Abraço

    ResponderEliminar
  2. Lá teremos que apanhar mais uma vroa das grandes.
    Boa Jerónimo

    ResponderEliminar
  3. Para que se saiba: a minha VW Kombi de 59 trouxe o SANTO muita vez de lá de baixo prá Igreja muita vez... Vão a www.vintagebus.com e escrevam "valverde" no motor de busca. Ah, pois é!

    ResponderEliminar
  4. Tu es kondanado! Essa Kombi é uma peça da história de Valverde. Outras duas eram o carro preto do Sr. Albino o o mini wagen da Sra Lurdes. Só a tua sobrevive!

    ResponderEliminar
  5. Grandes festas de s. Domingos.
    Eu era um dos adeptos fervorosos.
    Era uma festa única.
    Faz muitos anos que não posso ir, não sei se posso ir desta vez. De qualquer forma deixo aqui os meus votos e o meu incentivo para que a festa tenha uma grande participação e que não a deixem acabar como acontece com muitas outras.
    PS: Luís, esqueceste o Peugeot 203 do Tó Maranhas.

    Um abraço
    SRoque

    ResponderEliminar
  6. Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
    »

    ResponderEliminar
  7. What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
    »

    ResponderEliminar