domingo, 8 de novembro de 2009

Os cedros do carvalhal - RIP

Para recordar






Parece que era inevitável.







35 comentários:

  1. Junta Sombra de Valverde09 novembro, 2009 10:54

    Pois, è tão facil desfazer e então árvores de decadas ainda mais.

    Não teria sido melhor relizarem uma poda de manutenção?
    Que irão lá pôr agora para que nos proximos verões, quem ali se sentava a disfrutar da sombra refrescante, o possa continuar a fazer?
    Talvez umas laranjeiras?

    È a ignorância e a demonstração das capacidades profundas de bem fazer e bem dialogar que a Comissão de Festas e a Comissão Fabriqueira da Igreja têm!

    Ou então deve ser já a preparação do madeiro para o Natal, assim os troncos têm tempo de secar e já não vão tirar mais nada a ninguém.

    Bem mal vai esta terra.
    Já nem Deus nos vale.

    ResponderEliminar
  2. Isto é tem 2 pontos como em tudo na vida, o negativo e o positivo.
    o negativo é que se perdeu uma grande árvore que fazia parte do arraial. Depois vem o positivo, e respondam-me as seguintesd perguntas! Era perverivel que com o vento e devido a árvore estar podre cair de cima de alguem pois há muitos idosos a passarem além as suas tardes ou de cima de um carro?Quem se responsabilisa-va?Agora há uma grande polémica porque a cortaram se cai-se era uma grade polémica porque estava podre e não a tinham cortado...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. So acho que antes de fazerem qualquer comentário deveriam questionar quem o fez porque o fez... Não como a junta sombra de valverde que vem logo ferir susceptibilidades... Quando vi também fiquei apreensivo mas depois de conversar com quem de direito vi o porque das coisas... Mas a gente de valverde infelismente é assim... Gosta de ofender primeiro e entender depois....

    Rui

    ResponderEliminar
  5. Deixem~se de discutir o sexo dos anjos e uma vez por todas expliquem porque razão foi cometido tal acto? Se foi por uma qquestão de segurança tudo bem se foi outra expliquem-na para que se deixe de ver neste blogg, o diz que disse conforme parece apanágio na nossa freguesia. Mas concerteza seria de bom tom explicar o abate das árvores. Fico à espera que alguém tenha coragem de o fazr
    Valverdense

    ResponderEliminar
  6. Em vez de cortarem as árvores que reparem as escadas de acesso ao adro da igreja que já provocou alguns acidentes.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. È óbvio e claro que este acto não tem justificação plausível!

    As árvores são essenciais em qualquer povoação e então quando têm a função que estas tinham mais ainda e duvido que haja alguém que sériamente ache que isto está bem feito.

    Primeiro, se havia qualquer risco de queda o que se deveria ter feito era uma poda com o objectivo de diminuir o porte das copas e retirar eventuais ramos em mal estado.

    Se mesmo assim se tal se revelasse insuficiente o que deveriam ter feito era só fazer o corte raso àquela que tinha o tronco mais degradado e fazer uma poda de manutenção à outra.

    Mas enfim, è mais fácil fazer o que se fez pois o cuidar e manter obriga a maior "introspecção" e dá mais trabalho.

    Por acaso já pensaram porque e como è que em muitas das nossas cidades, vilas e aldeias existem árvores centenárias que se tornam verdadeiros símbolos da vida em comunidade?
    E porque è que os cidadãos e as suas instituições se preocupam em as manter, preservar e até aumentar o seu número?

    Agora, como costume e após a “terra queimada” apenas fica a indignação e a memória.
    Pena pois!


    - Nuno -

    ResponderEliminar
  9. Certo é que Valverde tem hoje largas dezenas de ecologistas activos. Hipocrisia, quando há no madeiro todos os anos àrvores mais antigas que estas, e aí ninguém se queixa. Claro que não aprovo o corte das àrvores, e sim, haveria provavelmente melhores alternativas, mas já está. Alguém vai desfazer o que foi feito? Alguém se vai manifestar de forma educada? Não. E o povo delicia-se com estes fenómenos. Aqui poderia discutir-se a coisa de outra maneira, mas voltamos ao insulto cobarde. Querem o quê? Os da Junta não prestam, os da Igreja também não, os das associações são todos gatunos e corruptos, e o que é que isso diz da aldeia? Alguém dá louvor a alguma coisa em Valverde? Só com segundas intenções ou para manter aparências. Jogos sem prémio, é o que é. Gastam-se as palavras e cansam-se os ouvidos, e depois reflecte-se nas decisões dos que têm que as tomar. Não ouvem ninguém porque não há ninguém para ouvir. Era assim antigamente e não me parece que vá mudar.

    P.s: As àrvores não morreram, para isso têm que ser arrancadas. Se ficar assim, daqui a 10 anos já lá está outra vez. Como o àlamo da Fonte do Vale.

    Peace out, y'all!

    ResponderEliminar
  10. Estou de acordo com o que disse o "anonimo rui".
    E axo de muito mau tom estarem sempre a criticar o que os outros fazes, podem por favor trabalhar em vez de tirarem fotogra. e colocarem num blog, isso toda a gente faz.
    Nunca vi estas pessoas a trabalhar em favor da terra.
    Obrigada
    Isto deixa-me indignada F....

    ResponderEliminar
  11. criticar toda a gente sabe criticar agora, agarrar nas perninhas e fazer alguma coisa de util pela nossa terra isso ja ninguem sabe...

    é uma tristeza sabendo que uma das arvores estava podre e ainda se dizem estas coisas...

    em vez de se mandarem bocas agarram nas pernas e vao pedir justificações a quem devem...

    por vezes aqueles que criticam sao aqueles que menos fazem e estao sempre á espera daqueles que fazem alguma coisa pela aldeia para criticar...

    enfim tristeza...

    beijos ó primo e á prima
    ate qualquer dia
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Tirar fotografias e colocar num blog chama-se informar. Também, de alguma forma, é trabalho. Repara que não fiz qualquer comentário nem sequer vou fazer. Mas se isso te pode interessar, eu questionei pessoalmente as pessoas sobre o motivo do abate das árvores. Não transcrevi aqui a conversa porque acho que não me compete a mim justificar os actos dos outros. Agora criticar o facto de EU tirar fotos e publicá-las neste espaço, era o que faltava. Que eu saiba, neste país ainda existe uma coisa que se chama liberdade. A única pessoa que tem o direito de me questionar é a pessoa na foto, pelo facto de eu a ter publicado sem a sua autorização de resto... Perdem uma bela oportunidade de estar calados. Só para te mostrar uma coisa ou duas sobre liberdade, respondo ao teu comentário e fui EU quem o validou. Podia pura e simplesmente enviá-lo para o lixo. Essa é a grande diferença entre nós. Para além, claro, de eu NUNCA me refugiar no anonimato. Eu respeito a tua opinião tu achas que eu me devo calar. São modos de ver o mundo...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns BXL pelo facto de nos poderes mostrar e informar daquilo que se vai passando na nossa freguesia. Se efectivamente as arvores se encontravam em mau estado e era necessário deitá-las abaixo por questões de segurança, então expliquem isso para evitar estes comentários ridiculos de se acusarem pessoas mutuamente. Prov+avelmente muitos dos que estão sempre a criticar j+a nem se lembram que naquele mesmo local tiveram que ser derrubados uns eucaliptos que estavam a pôr em perigo as casas vizinhas. Com isto não quero dizer que sou ou não a favor do abate das árvores. Sou sim pela liberdade, e sobretudo pelo direito à informação, Obrigado BXL
    Valverdense

    ResponderEliminar
  15. Fizes-te muito bem em aqui a por as fotos.Continua.Até deverias ca por mais vezes




    PARABENS, continua

    ResponderEliminar
  16. Epá estava melhor como estva de antes. Não gosto desta "cara nova" que deram ao blog.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia!

    Não posso concordar com a acção feita, quando mais nas povoações de Valverde e Carvalhal quase não existem árvores nos espaços públicos e então com o porte, importância e finalidades destas ainda muito menos.

    Desfazer è facil, fazer bem è que nem por isso, daqui a quantos anos haverão arvores com aquele tamanho e finalidade naquele local?

    A propósito dos indignados a favor do que foi feito, perguntem aos que usufruiam daquele espaço se concordaram com o que fizeram?
    E muitos têm experiência de vida na agricultura e tratamento/cultivo de plantas e árvores.

    Voltando a responder aos ferverosos defensores de tão abominável acto e como também gostaria de pertencer ás instituições da terra, digam-me lá e divulguem aqui como e que se entra para:
    a Comissão de Festas,
    Comissão da Igreja,
    Comissão Fabriqueira,
    ou Direcção do Centro.
    Certamente haverá alguma forma ou técnica.

    Por fim uma chamada de atenção a todos!

    Os Senhores/Senhoras que pertencem aos orgão directivos destas Comisões/Direcções mas também a todas as Direcções de outras Instituições de Valverde e mesmo à Junta de Freguesia, eles não gerem coisas de sua propriedade particular e por isso não podem fazer o que querem, têm regras a cumprir.

    Essas regras são tão ou mais importantes devido a estas instituições serem financiadas com dinheiros públicos e algumas terem Declaração de Utilidade Pública, estando por isso sempre, os membros das Direcções, sujeitos a denúncias, queixas criminais ou processos judiciais movidos por qualquer cidadão, instituição ou orgão.

    E isto parece muito esquecido, até um dia.

    ResponderEliminar
  18. porque é que o "um de ca" nao se indentifica, pode ser que assim seja convidado para entrar para todas estas instituiçoes uma vez sabemdo, que as instituiçoes tem faltas de voluntarios...

    se as arvores estavam mal porque nao as cortar??? podem responder?

    quando foi feito o parque do carvalhal tanbem houve esta polemica por terem cortado as arvores que la se encontravam e agora esta toda a gente feliz porque tem um parque muito mais bonito e limpo do que antes..

    quem sabe se no lugar das arvores nao podem fazer uma coisa diferente e se fizerem la um jardim na qual toda a populaçao gostar???
    sera que ai ainda se vao atirar pedras aos responsaveis por tal obra?

    ResponderEliminar
  19. Apenas quero referir que tenho motivos para por em causa os interesses que este blog serve, e digo isto porque fiz questão de colocar um comentário a 09 de Novembro de 2009 às 10:51 sobre este tema que levantou tanta polémica, e injustificadamente não foi publicado até agora, penso que não ofendi ninguém e não utilizei vocabolário impróprio e nem muito diferente daquele que foi utizado por todos até agora.
    Por isso posso dizer que a liberdade de expressão e de informação que tanto se apregoa neste blog é tida em concideração pela medida correcta ou não de quem faz a leitura dos vários comentários. É pena...

    ResponderEliminar
  20. Suponho que o comentário em questão seja o seguinte:
    "ORA AQUI ESTÁ UM BOM EXEMPLO SENÃO O MELHOR DE COMO DEVEM SER FEITAS AS COISAS NESTA LINDA TERRA, mas ainda bem que estes gajos, XXXXX, XXXXX e os seus Capachos, ocupam os lugares que ocupam na sociedade de Valverde, que ainda assim lhes confere algum (demasiado) poder, mas também dá para verificar o mau uso que lhe dão, porque se mais tivessem então nem o nosso Santo Padroeiro nos valia. E para acabar o dia com JACKPOT só faltou ao Ramalho agredir um IDOSO que se manifestou contra à aberração que se pode ver nas fotos.
    ASSIM VAI O MUNDO "

    Os nomes foram substituídos por XXXX. Recebo os comentário no meu mail, validados ou não.
    Acredito que este tenho sido apagado pela referência aos nomes.

    Correcção feita, não há censura!

    ResponderEliminar
  21. Por acaso até foi devido aos termos "gajos" e "capachos" que o comment foi removido. E aos leitores que comentam anonimamente, considerem os comments aprovados uma benesse, em vez de considerarem os rejeitados uma afronta. Se querem ultrapassar esta barreira, registem-se no blog, e aí têm liberdade para dizer o que quiserem e bem entenderem. É que assim a responsabilidade passa para quem escreve e não fica com quem publica.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  22. olá,

    Acho que a cara lavada do blog ficou muito bem!Apesar de ir ser difícil a habituação e claro haverá sempre gente a não concordar!:)

    Relativamente ao assunto dos cedros acho que fizeram muito bem em publicar as fotos pois assim dão essa informação a que não está na terra mas vem visitar o blog para saber notícias, e não vejo nenhum mal nisso até porque isso não ofende nem prejudica ninguém.Se fossem fotografias de uma festa já não havia mal nenhum não era Srs. Anónimos?

    Pelo que ouvi dizer um dos cedros estava podre e quando havia muito vento ficava em risco de cair e se nesse momento houvesse alguém nos bancos quem iria assumir as responsabilidades?

    Não sou contra nem a favor do corte, uma vez que na minha opinião isto não foi feito da forma correcta. Não é dar na cabeça de ir cortar a árvore e bora aí! Deverim ter chamado alguém especializado no assunto para ver qual a melhor solução e aí sim se necessário cortar as arvores e arranjarem maneira de informarem a população.

    Por último, toda a gente tem direito á sua opinião e a expressá-la da meneira que bem entender desde que não ofenda ninguém!

    ResponderEliminar
  23. Acho muito bem terem cortado se elas estavam em perigo....E se caissem em cima de alguém quem era a responsabilidade???? Deixem trabalhar quem quer fazer alguma coisa por VALVERDE!!! Muito faz a comissão de Festas por Valverde e não só mas também não interessa falar mais em quem. É pena que Valverde aos poucos e poucos esteja a começar a desaparecer. Penso que Valverde tem que mudar rapidamente e as pessoas serem todas unidas em VALVERDE. FORÇA SOVIÉTICOS.

    ResponderEliminar
  24. Boa Noite. Não me vou alongar muito na minha exposição... Só gostava de dizer ao senhor "um de cá" que se quiser entrar para alguma das instituições por ele referidas que venha ter comigo ou com qualquer outro elemento pertencente a qualquer uma delas que o encaminharemos de muito bom grado para fazer parte das referidas instituições. Quanto ao sr "anónimo", o ramalho não ia agredindo ninguem... O tal idoso que se refere até é membro da minha família por afinidade e estava-me a ofender pessoalmente, o que não posso concordar... Mas se quiser ficar mais elucidado quanto á questão, não se acanhe e venha ter comigo... Muito se fala no Ramalho, ele apenas faz parte das coisas como qualquer outro... Gostaria tanto de em vez de falarem por trás, ou pela net se dirigissem a mim para podermos ter uma conversa verdadeira e esclarecedora.... E pronto era o que tinha para dizer...

    ResponderEliminar
  25. Estou estupefacto e perplexo com o abate daquilo que nos pertence a todos «património público arbóreo», sem mais. Nãoquero emitir quaisquer juízos porque não há dados suficientes para os emitir. (a pessoa que os abateu estava munido da autorização do titular do direito (Estava???))

    A questões que se colocam são as seguintes:

    1º Argumento o “...estado de saúde...”

    Quem abateu a árvore recorreu a relatórios fitossanitários e (ou) a análises de risco sérios para a segurança de pessoas e bens? Se havia razões sérias para o fazer (desde que fundamentadas com parecer técnico, que é fácil de obter através, por ex., dos técnicos da CMF...) só nós deve merecer aplausos a diligente e competente medida ...

    2º Argumento “...decisão de administração...”

    Quem as abateu podia, com o argumento de administração do território, abate-las? (na minha opinião podia. Não existe quaisquer impedimento, nem sequer o dever consultivo para autorização de abate através da Direcção-Geral dos Recursos Florestais... (digo nesta situação!)) . (isto num ponto de vista legal)

    3º Argumento “...foi ponderado o valor (em todas as vertentes) do património público arbóreo para a população?”

    A Administração deverá se ter interrogado da importância daquele «património público arbóreo» para a população!!? A resposta a esta questão já é diversa e resta saber quais foram os critérios aplicados para se chegar (se foi essa a questão) ao abate. Para a população tem ou não valor o património arbóreo NAQUELE LOCAL? (é obvio que aqui a resposta à questão não nos podia levar a fazer um referendo local... O que seria sensato, uma vez que na minha opinião, o abate altera de maneira profunda a imagem do local, era publicitar o abate e fazer um debate publico sobre a questão (ai quem estava estava e quem não estivesse, deixava de ter a autoridade (que agora tem) de reivindicar responsabilidades...)

    Perante facto consumado pouco mais há a fazer se não pedir (é um direito que assiste a qualquer cidadão) o esclarecimento cabal do motivo que levou ao abate da mesma! E daí cada cidadão tirará concretamente as suas conclusões.

    Deixo uma sugestão aos Srs representantes das diversas instituições: Adiram (conforme aderiam os cidadãos) a este canal, salutar de debate e reflexão. Aproveitem, publicitem e ponham a debate questões (estruturais ou não) para melhor representar e decidir os rumos a tomar...

    ResponderEliminar
  26. "Etiquetas: Necrologia "

    eheheheheheheheheheh

    magnífico!;)

    ResponderEliminar
  27. viva a discordia!!!!

    acho que, tendo em conta ke na nossa santa terrinha ninguem se entende mesmo, é preferivel tomar como exemplo akelas localidades ke têm poucos eleitores e para votar levantam o dedo numa sala em conjunto é preferivel fazer isso tambem em vaverde. Quando houver alguma desciçao a tomar no fim da missa VOTOS. (É CLARO KE KEM FICAR EM PÉ GANHA)

    ResponderEliminar
  28. Quero dizer ao Sr. Ramalho que já é preciso ter-se muita lata, que pelos vistos é coisa que não lhe falta, para vir e exigir o que seja a quem quer que seja, porque com as atitudes pouco dignas que tem tido desde à muito até à data, e esta é só mais uma, já provou não ter moral alguma para o fazer, e para as tão pouco dignas atitudes está também como prova a resposta que o dignissimo povo de Valverde lhe tem dado nas urnas, sempre que decide correr atrás de mais algum poder, sendo certo o mau uso que lhe daria.
    Valha-nos ao menos o discernimento das gentes de Valverde para o evitar, mas ainda assim, e para mal dos nossos pecados, existe alguém que lhe confere algum, apesar de não se saber Como nem Porquê, mas como é comum dizer-se, ninguém é perfeito....

    Concelho: tenha vergonha e converta-se numa pessoa Digna.

    ResponderEliminar
  29. Somente vou dizer que não vou alimentar discussões desnecessárias muito menos num Cobarde que se esconde atras de anónimo... Identifique-se não?!

    ResponderEliminar
  30. Somente vou dizer que não vou alimentar discussões desnecessárias muito menos num Cobarde que se esconde atras de anónimo... Identifique-se não?!

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde

    O Sr José Ramalho disse ao Sr/Sra Um de Cá que se candidatasse a um lugar em uma das organizações de Igreja que depois logo se veria.
    Tenho eu a dizer, e eles sabem quem serei, que nada disso è transparente pois um dia eu mostrei desejo em entrar e a resposta foi que só entra quem eles querem.

    As regras das Direcções das associações, Ajuval e Grupo Desportivo são claras: são eleitos entre os associados após candidatura em lista em eleições para a direcção e os asociados podem sempre consultar as contas. Nos Escuteiros são elementos activos com progressão até chefes que são designados pelos seus pares e as contas são acompanhadas pelas chefias e caminheiros. A junta de Fréguesia è eleita por todos os cidadaõs eleitores da Freguesia e as suas actividades são fiscalizadas pela Assembleia onde todos os cidaddãos podem assistir. Para as instituições da Igreja ninguém sabe como è que a coisa se passa.

    Mas se è assim tão facil e se todos as pessoas podem fazer parte da: Comissão da Igreja,
    da Direcção do Centro,
    Da comissão Fabriqueira e
    da Comissão de Festas, porque è que não divulgam aqui as regras de candidatura de forma transparente?
    Assim e se não têm nada a esconder todo o povo de Valverde ficaria a saber como se faz e todos os interessados se poderiam propor e
    a suspeitas de obscurantismo e compadrio acabariam.

    Já agora e por último porque è que igreja e as suas instituições não divulgam as contas como antigamente se fazia?
    Dinheiros ganhos e gastos?
    Outras tantas polémicas seriam definitivamente encerradas já que o esconder apenas as alimenta.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  32. Meus caros conterrâneos, desde já quero felicitar o serviço público prestado neste blog, divulgando e debatendo os acontecimentos ocorridos na nossa terra. Pois não estando a viver em Valverde, tento visitar assiduamente este blog para obter informações.

    Poderia dar mais um contributo para esta acesa discussão, mas a verdade é que venho a este painel com outra missão.
    O facto de se discutir tudo, sobre o que querem e como querem é aceitável, mas não se podem esquecer de dois valores basilares, que é o respeito pelo próximo e o cuidado na utilização da nossa tão bela Língua portuguesa. Exemplos como; alguem, quando falta o acento agudo no (é); responsabilisa-va, quando o verbo responsabilizar conjugado no pretérito imperfeito do indicativo se escreve responsabilizava; cai-se, quando o pretérito imperfeito do conjuntivo se escreve caísse; infelismente, escreve-se infelizmente com (z);axo e ke, possível resultado de um hábito de escrita de telemóvel, mas não menos grave pois escreve-se, acho e que; não esquecer os acentos, neste caso agudos do também e do ninguém. O conselho de alguém para outrem é com (s) e não com (c).

    Saliento, que para dar os exemplos e as respectivas correcções tive em consideração o contexto em que se encontravam as palavras no seio da frase.
    Os Lapsus scribendi que são escritos, uma vez por ignorância, outra por Lata culpa, não ajudam em nada a respeitar a nossa Língua e eventualmente este espaço que prezo.

    A bem do nosso “Quinto Império” como dizia Fernando Pessoa, deixo o meu alerta para que se tenha cuidado quando se escreve, não se sabe quem lê e que imagem ficará do intelecto dos nossos digníssimos conterrâneos.






    Minha pátria é a língua portuguesa (Fernando Pessoa)



    Jorge Roque

    ResponderEliminar
  33. Não gostam mais de cedros do que eu, mas se era necessário cortar... Bjsssssssssssss

    ResponderEliminar
  34. ...como já referi em comentário anterior a questão emerge exactamente dessa, presumo, afirmação... há que saber com que base foi tomada a decisão (ver comentário supra)... Agora perante esta falta de objectividade (resposta por quem de direito, que obviamente tem acesso a este canal, portanto sabe das dúvidas do "povo"...) fica a ideia (justa ou injusta) que se tomou uma medida drástica de forma empírica e não de carácter objectivo (científica (que era fácil de obter...) conforme se exigia, se o argumento para o abate fôsse a "saúde" das mesmas...

    ResponderEliminar