quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Educação e Formação

Investir na aquisição de competências genéricas para o emprego para desempregados:
• levantamento das necessidades de formação;
• promoção de acções de formação;
Articular a oferta de formação profissional às necessidades de qualificação.

Monitorizar situações de carência e minimização dos seus efeitos, tais como o abandono escolar:
• ajuda com material escolar (do 1º ao 9º ano);
• criação de transporte escolar para as crianças.

24 comentários:

  1. Fazer o levantamento da população estudantil de Valverde que frequenta a escola no Fundão e por que não a criação de uma J/I integrada numa E.B 1/2, para evitar custos adicionais com transportes? É uma mera sugestão. Se no litoral de Portugal o fazem , por que não no seu interior?

    ResponderEliminar
  2. Está feito um levantamento do seu aproveitamento escolar a partir do momento que saem da nossa escola, é preciso saber o que se passa na transição para o Fundão pois os resultados não são muito animadores.Queremos que as nossas crianças não sintam falta de condições nem de material escolar para uma melhor aprendizagem.
    A primeira medida a tomar é a reunião com pais, Agrupamento João Franco e com o responsável com o Pelouro da Educação da CMF.
    Queremos atacar aí e sobretudo encetar contactos para se criar em Valverde um centro escolar com alunos que venham doutras freguesias.
    Implica melhoria de condições escolares(infraestruturas escolares) e aproveitar activamente o nosso pavilhão para uma infância saudável das nossas crianças.

    ResponderEliminar
  3. Quando te referes a um centro escolar estás a referir-te a uma E.B.2/3 integrada?

    ResponderEliminar
  4. Se te referesa até um 5 e 6 ano sim, mas poderá ser uma escola básica de 1º ciclo que junte crianças das freguesias cujas escolas estejam a sofrer o mesmo problema da nossa.A viabilidade da nossa escola está a ficar cada vez mais comprometida.Os pais estão a levar as crianças para o Fundão o que está a reduzir drasticamente os alunos da mesma, e a nossa aposta tem que ser recuperar essas crianças, mas para isso temos que os apoiar e criar melhores condições.
    O centro escolar é um objectivo que algumas das freguesias se propõem criar,e porque não Valverde.

    ResponderEliminar
  5. A titulo de informação, já novamente referida no inicio deste ano escolar em reunião no agrupamento de escolas a que a de Valverde pertence, mas cuja intenção já tem pelo menos 3 anos, è a de juntar num unico edificio/local todas as crianças do primeiro ciclo das freguesias de Valverde, Donas, Alcaide Enxames, Capinha, Peroviseu e alcaria.

    Quem tem que fazer força para isto acontecer em uma povoação è a autoridade que a representa, aJunta de Freguesia, através da apresentação de propostas concretas que cativem o interesse de quem dirige o Agrupamento e a Direcção Regional de Educação.

    Esta informação já por diversas vezes foi enunciada mas até agora só o pessoal do VOF se interessou claramente por ela.

    Já existem presidentes de junta a movimentar-se neste sentido, conjuntamente com outras organizações que existem nas suas terras.

    Agora imaginem Valverde sem criaças na escola ou Valverde com uma escola frequentada por 200 ou 250 crianças!

    Haverá bastante diferença, não?

    ResponderEliminar
  6. A ideia do CCCP parece-me bem, independentemente do tipo de edifício escolar. Um centro escolar até ao 2º ciclo resolveria o problema desta freguesia.

    ResponderEliminar
  7. E, sim, traria para cá muitas crianças, emprego, moradores,...

    ResponderEliminar
  8. Bird, considero-me uma pessoa bastante optimista, e acho que as ideias apresentadas sobre este tema, se fazem parte do vosso programa, são bastante interessantes, e espero que Valverde seja suficientemente forte, como penso que será, para lutar contra os pesos pesados e interesses da CMF, e refiro-me à questão sobre o edificio escolar que aqui foi abordado, porque conforme já foi veiculado, à uns tempos atrás, pelos meios de comunicação social locais, existe por parte da CMF a intenção de aproveitar o antigo edificio da Praça para a criação de um edificio escolar que aglutine diversos níveis escolares, e poderá ser uma desvantagem para avançar com essa intenção, por isso leva-me acreditar e penso que será uma batalha difícil de travar. Quanto ao resto concordo, acho que sim, acho muito bem, são ideias muito boas e estão bem escritas... e nada é impossível... basta que haja Força de Vontade, porque o Povo Unido move montanhas.

    CURIOSO : )

    ResponderEliminar
  9. Também já sei que as intenções da Câmara vão nesse sentido, mas pela impressão com que fiquei seria uma escola privada, mas se for o contrário vão ter que criar mais instalações desportivas que nós neste momento já temos.
    O mais importante é que seja debatida esta situação com todas as instituições da freguesia, pois todos vamos ficar a ganhar.
    Queremos apostar na formação também de forma a termos um complemento que nos permita apostar nas pessoas da nossa aldeia no caso dessa nossa luta rumar a bom porto, mas também porque vamos ter um Centro de dia/noite que com as novas instalações vai permitir criar novos postos de trabalho e aí sim a formação em Geriatria, Transporte de idosos e crianças vai requerer pessoas com formação especifica.
    Queremos apostar forte nestas duas áreas de forma a tornar Valverde mais alegre, mais dinâmica e sobretudo mais solidária.

    ResponderEliminar
  10. Acho que sim. Mas quanto à formação a que te referes para colmatar as carências a que te referes da instituição a que te referes, não lhe chamaria ambição mas sonho, não quero ser pessimista, pelo contrário até acho mais uma vez que as intenções são de facto muito boas, mas no que concerne a esses assuntos é sobejamente conhecido que esses anseios vão contra tudo e a todas as práticas que essa instituição tem demonstrado até à data, e com isto não quero desvalorizar, de todo, o serviço que a instituição presta aos seus utilizadores e à própria sociedade, porque tratando-se de uma instituição que presta um serviço de solidariedade social por si só já é de louvar. Simplesmente são a condição inibidora que não nos permite sonhar muito alto, por isso é bom ter os pés bem assentes na terra, porque esta também não será fácil.

    CURIOSO : )

    ResponderEliminar
  11. Se o desenvolvimento da Freguesia, o bem estar dos seus habitantes for o objectivo principal de todas as instituições podemos através do Diálogo chegar longe.
    Sem diálogo e se á primeira contrariedade virarmos as costas e dissermos nunca mais vamos continuar a ser uma freguesia dividida.
    Assentar todas as conversações num diálogo franco e honesto para se colherem frutos no futuro.
    Como sabes temos que pensar nos que estão para nos deixar mas também nos pequenitos e nos jovens que procuram o 1º emprego e só com uma Valverde unido nos podemos ajudar mutuamente.
    Nós não temos rivalidades,inimizades mas sim vontade que nos ouçam e sobretudo ouvir os que sabem mais que nós, pois é através do diálogo que se podem atingir os objectivos pretendidos.

    ResponderEliminar
  12. Boas.
    Tenho-me mantido neutro nas várias discussões que por aqui tem havido. É uma opção deliberada. Muito porque tem-se aqui debatido assuntos relacionados com uma única lista, quer as pessoas, quer os programas. É pena.
    Em relação a este tema particular, acho que não posso guardar este comentário para mim.
    Pensem bem que a existência ou não de oferta escolar numa local é, também, um motivo ponderado quando se escolhe onde viver, ajuda a fixar ou atrair famílias. Os políticos sabem isso. Também sabem que a população do concelho não tende a aumentar, muito pelo contrário. Com a construção desenfreada dos últimos anos que faz com que haja mais casas que gente, há que atrair novos habitantes para a cidade, nem que seja à custa do esvaziamento das aldeias do concelho. Isto não é novo, e é uma lógica onde é fácil fazer as contas. Acrescentando a isto o facto da fraca demografia em que, em cada ano lectivo, há menos crianças a inscreverem-se nas escolas, somando tudo, não prevejo grande futuro a qualquer mega centro escolar fora do núcleo urbano central do Fundão. Por isso não acredito que exista vontade política que tal equipamento exista. E nem falo de vontade local, mesmo a nível da tutela não acredito que exista tal planeamento. No início dos anos noventa houve uma expansão das C+S em que foram criadas por todo o lado. 15 anos depois muitas correm o risco de fechar ou já fecharam. Por isso, muito mais importante que reivindicar um centro escolar que jamais existirá, convém sermos realistas e zelar por manter a escola que temos. Acho que a primeira coisa que deve ser feita é exactamente isso que o Bird diz. Ouvir as pessoas. Ouvir os pais e entender que tipo de escola querem para os filhos, o que faz falta. Ouvir os pais dos alunos que frequentam a escola de Valverde mas, acima de tudo, ouvir os pais residentes na freguesia que têm os filhos a frequentar as primárias da cidade e perceber os motivos pelos quais não os inscrevem em Valverde. Depois de ouvir as pessoas poder-se-ão tomar medidas a fim da nossa escola voltar a ter os alunos que residem em Valverde, não uma pequena percentagem. Pensem bem, todos, que se um dia Valverde perde a sua escolinha, passará a ser um dormitório suburbano descaracterizado, sem alma e sem alegria. Pensem nisso! Abraço

    ResponderEliminar
  13. Valverde não terá a sua tal escola porque os pais trabalham no Fundão, os seus horários são incompatíveis com os da escola de cá, o que é normal. Logo esta tal escola tem que ser integrada, com A.T.L; pré-primária e restantes ciclos. Só que para isso é realmente necessário um estudo ajustado. Neste momento já existem pequenas localidades com estas escolas, porque souberam impôr as suas razões nas sessões de câmara e junto das entidades respopnsávies por estes projectos, sim, por que se tratam de projectos com fundos de investimento. Há que criar uma boa associação de pais, reunir com as aldeias interessadas e criar uma contraproposta contra a câmara que, por sua vez, ficará a perder verbas se a obra for adjudicada a Valverde, porque, depois ela terá que dsponibilzar essas verbas e o seu gabinete técnico à freguesia. É só uma questão de ver a lei para este tipo de escola, fazer um levantamento baseado em estudos técnicos, criar uma associação de pais e o seu próprio agrupamento.

    ResponderEliminar
  14. errata: responsáveis e disponibilizar.

    ResponderEliminar
  15. É óbvio que temos que pôr todas as hipóteses em cima da mesa,mas pensem comigo:
    1ºTemos boas infraestruturas desportivas
    2ºTemos um Jardim de infância(apesar de pertencer a outra entidade) que vai ficar com mais espaço nas suas instalações
    3ºTemos uma escola que sofreu obras há pouco tempo logo é um investimento que é preciso valorizar
    e se outras freguesias estão a encetar esforços é porque existe fumo branco no ar
    Sem esquecer que o principal objectivo que é recuperar primeiro as crianças que sairam, ajudar as que estão e depois sim tornar esse desafio um desafio de toda a Freguesia.
    Ouvir e falar com os principais intervenientes vai ser o imediato e será o 1º passo a tomar em todo o nosso programa.

    ResponderEliminar
  16. Muito bem, gostei do que li até agora das várias opiniões e concordo com elas na generalidade, e sem querer desprezar alguém considero que o BxL revela ter os pés bem acentes na terra, em relação a esta questão, porque será? : ). Por isso além de tudo o que já foi dito, no meu entender parece-me que a solução para este problema será bem mais simples de resolver, sem recorrer a muitas das soluções demasiado complexas apresentadas, no meu ponto de vista pouco prováveis de concretizar e escusadas, que passará , como já foi focado, por atacar o busilis da questão com criação de um ATL digno, mesmo que de privado se trate, pois há-de haver gente em Valverde com formação na área e com espirito empreendedor capaz de o fazer, porque se o fazem no Fundão também serão capazes em Valverde, porque pelo conhecimento que tenho é esse o verdadeiro e único problema com que muitos pais em Valverde se deparam na altura de escolherem o melhor para os seus filhos, e que leva muitos deles a optarem por escolas no Fundão.

    E Bird no final do comentário que fiz à pouco, queria ter terminado da seguinte forma:
    " Sé é que concordas..."
    é certo que não se devem baixar o braços, mas se bem conheces a realidade, o que são circuitos fechados são.

    CURIOSO :)

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde mais uma vez!
    Mais associações em Valverde?
    Como de costume anda-se a falar e a falar quando me parece que já existem informações e intenções concretas sobre este assunto.
    Sugiro que assim que possivel, falem com a directora da escola de valverde e com quem tem representado os pais nas reuniões do agupamento no Fundão.

    Há quem já tenha ultrapassado este tipo de conversa e já esteja a mexer-se.

    Abraço

    P.S. -Quando a lista VOF se vai apresentar publicamente com todos os seus elementos juntos?
    `Têm que se mostar para quem nãos conhece pessoalmente poder esclarecer qualquer duvida.

    ResponderEliminar
  18. Sim, tenho a noção correcta da realidade mas também não posso dizer que essas mesmas pessoas são inacessíveis para um diálogo aberto e franco, pois nunca tive oportunidade de encetar ou ter sido abordado nesse aspecto. É óbvio que tem de haver das várias instituições um objectivo comum, que é o desenvolvimento da freguesia e por isso repito que não vamos baixar os braços e virar as costas à primeira adversidade pois sem vontade de encetar esse diálogo quem ficará a perder será sempre Valverde.
    Quanto à questão do apoio escolar é uma das nossas prioridades.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Não é nada difícil, ou era difícil pedir para Valverde uma escola integrada. Antes das eleições, a nível nacional, foram aprovadas, assim num curto espaço de tempo, cerca de 25 escolas nestas condições, e algumas em freguesias com menor população estudantil que Valverde. Agora, sim, talvez a história será outra. É pena que as pessoas a quem de direito compete estejam mais interessadas noutros...contextos. A perseverância de algumas Cãmaras e das suas juntas de freguesias fazem toda a diferença...

    ResponderEliminar
  20. E é bem verdade, acreditem que sim.

    ResponderEliminar
  21. Para acabar com este tema vou só dar uma ideia de quanto custa uma escola destas para 800(!) alunos: 3 milhões de Euros, dos quais apenas só 300 mil provêm do orçamento da Câmara interessada na sua construção. Falem com o Quadro de Referência Estratégico Nacional. Mas não peçam para uma escola básica do 1º Ciclo e jardim-de infância, porque aí não vale a pena, fica mais cara e a sua comparticipação a nível de organismos é muito menor. Não me perguntem o porquê. Logo, quando pedirem um estudo, peçam logo escola integrada, não mencionem o pavilhão do GDV, que não tem nada a ver, façam para manter a estrutura do actual edifício da escola conjugado com o novo para J/I e básica 1º e 2º ciclos, e eventualmente 3º se houver estudantes que o permitam. Esqueçam os agrupamentos do Fundão e criem outro novo. Este terá mais força se as ditas aldeias já mencionadas estiverem mesmo interessadas. Não se deixem ir em cantigas. Existem verbas de protocólos com Estrasburgo para este tipo de escolas. Vão ao Quadro de Referência Estratégico Nacional.

    ResponderEliminar
  22. Boa. Quem fala assim não é gago. Espero bem que a tua sugestão seja bem entendida e aproveitada. pessoalmente acho que o cordão de ligação/dependência com o Fundão, em vários aspectos, deva ser quebrado de vez. Já acho isso há muito tempo. Em muitos e inúmeros assuntos, Valverde é ignorado e menosprezado pelos vários organismos de que depende. No seguimento de uma conversa de ontem, basta a seguinte pergunta:
    POR QUE MOTIVO VALVERDE NÃO TEM ALGÉM NAS LISTAS À CÂMARA EM LUGAR ELEGÍVEL?

    ResponderEliminar
  23. HE PÁ....
    já uma pessoa não se pode ausentar por algum tempo que isto entra logo em ebulição, e eu pensava que era dos poucos a contribuir para isso, mas fico contente que assim aconteça, o que é bastante saudável.

    Mas eu não entrei para dizer só isso, eu vim para juntar mais água à fervura.

    Bird, fiz uma leitura a tudo o que foi dito acerca dos últimos três temas, e considero que te encontras numa situação bastante delicada, tu e toda a tua lista, porque se bem me recordo, foi dito aqui no blogue que esta lista era plural, que todos apresentavam as suas ideias, que todos participavam, que todos contribuiam, que todos isto e que todos aquilo, e no fim de contas, ao ler o que li e verificar o conteudo das informações trocadas entre ti e o Manel, não fico com muito boa imperssão das tuas intenções, da intenções da lista que lideras e do teu manifesto. Porque já o recebi em minha casa e continua igual aquele que apresentaste aqui, e que foi a origem da vossa divergência, por isso na minha opinião, acho mal que o tenham distribuido às pessoas, porque ao admitires que não interpretás-te bem os tais programas, que seriam as soluções para resolver aqueles problemas, e se constacta não exister a menor possibilidade de se concretizarem essas coisas, já estou como diz o manel, afinal em que é que ficamos? Acho que deviam entregar uma errata às pessoas juntamente com o programa, e até mesmo torná-la pública para esclarecerem melhor as pessoas, para não correrem o risco de vos colarem os mesmos adjectivos que o Manel teve a oportunidade de produzir.

    Eu pessoalmente, com esta situação toda, fico com a ideia que só tiveram o cuidado em apresentar um programa bonito e bem escrito, mas com conteúdo dúbio e publicidade enganosa. Acho muito mal....pois não esperava que assim fosse.

    CURIOSO : (

    ResponderEliminar
  24. esqueçam o meu último comentário, não era aqui que o queria publicar...

    ResponderEliminar