terça-feira, 23 de junho de 2009

Fórum Autárquicas 2009

Vamos lá ver se desta vez são capaz de participar num fórum com correcção e cordialidade. Exponham as vossas ideias sem medo, de forma anónima se quiserem mas sem lavagens de roupa suja. O que interessa aqui são as ideias, nada mais. Lembrem-se que os comentários são moderados e tudo o que passar dos limites da educação não será publicado. O meu desafio é o seguinte:
Como avaliam o trabalho da Junta de Freguesia no último mandato (ou nos últimos).
Descrevam os pontos positivos e menos positivos (caso os haja).
Quais os aspecto da actuação a manter ou a melhorar?
Que assuntos foram bem trabalhados e quais não o foram?
Que aspectos/obras devem ser considerados prioritários.
Na vossa opinião, qual o perfil que deve ter o executivo da junta de Valverde.
A ideia deste fórum passa por ajudar os potenciais candidatos à junta a criarem programas eleitorais mais aproximados dos anseios dos valverdenses e que fujam aos habituais clichés do tipo “instalar um multibanco” ou “alcatroar o caminho do açude”. Não que isso não seja importante, mas acredito que haja coisas bem mais pertinentes. Façam-se ouvir, deste debate, se for civilizado, poderão sair coisas bem interessantes.
Portem-se bem
Abraço

8 comentários:

  1. Sem dúvida estamos todos de parabéns pelas imensas e pertinentes sugestões já aqui colocadas sob a forma de comentário, especialmente as nossas, residentes na freguesia, que prontamente disputámos as melhores ideias… Melhor? Impossível!

    ResponderEliminar
  2. Tem calma rapariga.
    Como todos sabemos a politica não é daqueles assuntos que desperta assim tanto o interesse da malta.
    Quanto ao "cliché da caixa MB" penso que numa freguesia com quase 2000 habitantes já é tarde o dia em que chegar.
    Relativamente ao executivo penso que é capaz e tem dado provas do seu valor e acredito que irão continuar a fazê-lo por mais 4 anos desejando que seja edificada a nova Junta de Freguesia com todos os extras quer a nível cultural que a nível social que vai trazer.
    Os candidatos devem trazer disponibilidade para o serviço público pois é isso que se pede a uma Junta de Freguesia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Na minha modesta opinião acho que o futuro de Valverde passa por se urbanizar. Não estou a falar de construção civil. Estou a falar de modernidade, deixar de vez o pensamento "rural" e começar a puxar a brasa à nossa sardinha.

    Por exemplo:
    - porque não apoiar mais as iniciativas individuais dos jovens que querem fazer vida na terra? Será que um quiosque ou uma farmácia não dariam lucro?
    - quanto ao Multibanco, já estou como o Bird, já não vai ser nehuma festa.
    - Carvalhal não tem comércio, e em Valverde não há onde estacionar um carro. Ficam a rir-se os Belmiros...
    - para quando a requalificação da zona antiga de Valverde? Gostava que depois da Junta nova construída, deitassem abaixo a antiga e fizessem um jardim público, ou no mínimo uma zona de estacionamento. E não me venham dizer que aquele tupperware gigante é útil...

    É inquestionável que o trabalho que o actual executivo tem feito, o melhoramento ao nível das vias, o saneamento e iluminação pública são bens de primeira necessidade, TIRANDO as lombas assassinas que aparecem por aí nos caminhos, camufladas, e que além de um pneu já me custaram mais 2 conjuntos de cabeçotes de amortecedor.
    Adiante, acho que é importante começar a olhar para o futuro: uma população envelhecida e uma situação económica muito mais dura que a actual e começar pensar na qualidade de vida, para ver se teremos alguma quando formos velhotes. Tipo, sei lá, uma mesa para jogar sueca, como as que há nas cidades, ou assim... Nem precisa de ser em plástico moderno nem ergonómicas... De cimento já era porreiro.
    Vá, xau!

    ResponderEliminar
  4. Não iam [tipos os ménes que mandam nestas coisas] fazer uma avenida ecológica ou lá como se diz entre o Fundão e Valverde? Passava pelo antigo matadouro, penso eu... Era uma maneira de colocar a freguesia mais próxima, nem que fosse em termos de habitação, do polo urbano (whatever that means) do Fundão.

    Ou então uma barraca de Super Bock.

    Abraço

    PS se uma boa maneira há de espantarem os cromos que vêm aqui insultar o people nos comments, está visto que é pedir para usarem o cérebro ou, à falta dele, o amendoim. Hummm amendoim... Cerveja... ahhhhhhh

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo, Rui... amendoim, cerveja e tal.. :P

    ResponderEliminar
  6. Criação de espaços verdes, mas mesmo verdes e com sombras de preferência; estacionanamentos; luz eléctrica e sistema de esgotos para as ditas quintas , Valverde e Carvalhal; formação de equipas de limpeza e de trabalhos da própria junta, horário de secretária normal (pessoa a tempo inteiro) na junta; aproveitamento do actual edíficio para melhorar a biblioteca com animações para a escola e público em geral; aproveitamento ( se a junta for reconstruida) do mesmo espaço para realizar actos culturais; desenvolver a prática desportiva dos mais novos apoiando o Desportivo e obrigar este a desenvolver esses programas de formação; envolver a povoação (povoações Carvalhal/valverde) nas decisões da junta.
    Presidente:pessoa honesta; isenta; comunicativa e aberta a sugestões. Pessoa empreendedora e com visão.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me melhor não, antes que se transforme em moda a capacidade de comunicar através da linguagem gestual... aquilo que outros comunicam nas entrelinhas da linguagem verbal, seja ela oral ou escrita...
    Inadequado, inapropriado e inconveniente,(ingénuo?…, sem dúvida, mas sincero e verdadeiro, acima de tudo. Outros agem com pior fundo e maior dano para a nação e não são nem se demitem... enfim!
    Neste caso, “o gesto foi tudo”!

    ResponderEliminar