quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comentários

Por um qualquer motivo que me ultrapassa não é possível escrever comentários no meu "post" anterior. Tentem aqui...

O Tema: Dia da freguesia de Valverde

41 comentários:

  1. Já há muito tempo que o Blogger não "avariava"...

    ResponderEliminar
  2. Querem falar bem ou falar mal?

    ResponderEliminar
  3. Todas as opiniões contam...

    ResponderEliminar
  4. A mim o que me pareceu é que o pessoal estava mais ali para comer e beber (que grande novidade!).
    Apareceu tanta gente no arraial, mas nas cerimónias(?) de cortar fitas(alguém vais ser eleito presidente ou primeiro ministro?)eram pouquinhos.
    Já agora, naõ é que tenha nada a ver com os modelos de cada um, porque é que o nosso presidente vestia Versache e não Armani como os outros? Bom, o hábito não faz o monge, mas era a festa da freguesia, porra!

    ResponderEliminar
  5. Cá fica mais uma vez, mas parece que ninguém me quer elucidar!
    Então a seguir poderei lançar algumas suposições.

    Quem foram os agraciados?
    Porque foram eles agraciados?
    Mereceram?
    E quem os escolheu?

    Expliquem isto se fizerem o favor e já agora discriminando os feitos deles.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Tenho estado à espera que alguém respondesse a essas questões. Como ninguém diz nada publicarei os nomes. Só a fica a informação que todos os nomes forma propostos em sede de Assembleia de Freguesia e votados pela mesma. Todos as propostas foram devidamente fundamentadas conforme consta das propostas apresentadas. Antes disso, foi redigido e aprovado um regulamento a fim de enquadrar a atribuição das medalhas de mérito da freguesia. Quanto à questão do "se merecia ou não" haverá sempre questões subjectivas associadas, é sempre difícil ser unânime nessas coisas mas duvido que alguém ponha em causa as medalhas atribuídas aquelas que "brilharam" a nível escolar e académico, digo eu! Logo que tenha a informação completa publicarei a lista dos agraciados e os motivos. Abraço

    ResponderEliminar
  7. No meu mais modesto entender, penso que as pessoas que realmente se interessam tão profundamente por este tipo de questões podem sempre solicitar a acta/actas do órgão competente e daí retirar toda a informação necessária no sentido de satisfazer dúvidas como esta. Claro que para isso terão sempre que se deslocar e identificar… ;)

    ResponderEliminar
  8. Deste modo, poderemos partilhar textos de opinião melhor formada e enquadrada, fazendo por isso um uso qualitativo deste blogue, tendo em conta os fins para os quais foi criado:
    “Aqui poderá surgir um espaço de discussão, de desabafo, de crítica saudável, de boa-disposição e principalmente de convergência entre a malta que anda um bocado afastada.” Publicada por tito_c em 24.12.05 2 comentários

    ResponderEliminar
  9. Digamos que quando os dados são viciados, desde o início, torna-se difícil saber se quem ganhou medalhas o mereceu.
    Em Valverde, como em toda a parte, existe um grupo de amigos, consolidado há anos. É uma espécie de mafia, não criminosa, mas social.
    Quem pertence, mesmo não sabendo exprimir-se em público, tem a sua vidinha feita. Quem não pertence só tem que dizer mal, até o poder e a mafia lá chegar e depois ficar no clube e começar a dançar como os outros que já lá estão, e com a sua juventude subir com compadrio social. Quem sabe jogar este futebol safa-se quem não sabe, alugue para jogar e aprender, e se for bom praticante, mesmo debaixo da árvore do adro, aprende a ser social à moda dos que sabem o que fazem. Só assim se chega às medalhas.

    ResponderEliminar
  10. O que me espanta no meio disto tudo, não é saber se quem foi nomeado para receber ou não as ditas medalhas mereceu, ou não. Cabe à junta decidir em assembleia.
    O que mais me espanta, e agora também vou ser má língua, é a hipocrisia de convívio entre certos convidados. Se não fossem os protocolos, será que eles eram convidados? Quando as cores partidárias divergem, é difícil elogiar sem se ser falso, logo... e mais não digo já seria má língua em demasia.

    ResponderEliminar
  11. Controvérsia sim alguma, mas melhor que isso é o DEBATE que surge nestas questões, opiniões diferentes a poderem ser lidas e discutidas com moderação de pessoas sensatas mas com o seu quê de revolta. É bom debater desta forma e acreditem que quem não merecia a medalha era eu.
    Vamos continuar a debater de forma a que este blog continue a despertar curiosidade, interesse e revolta moderada.
    Foi bom tornar a ver Valverde no seu melhor "NA RUA".
    aBRAÇOS

    ResponderEliminar
  12. Medalha do mérito: Povo de Valverde.
    Medalha do esforço: Povo de Valverde.
    Medalha da iniciativa:Povo de Valverde.
    Medalha Honrosa: Povo de Valverde
    Medalha da Aldeia:Povo de Valverde
    Medalha dos bons malandros:Máfia valverdense

    ResponderEliminar
  13. Estranho è que não queiram divulgar quem recebeu as medalhas!

    E não venham a repetir que quem quise saber esteve presente ou vai ás sessões da junta assistir ás deliberações, as obrigações de informação e divulgação aos cidadãos obriga a Junta a manter assuntos como estes bem divulgados, no mínimo para que exista alguma transparência.

    Lamentável è que quem poucos dias do ano pode estar em Valverde e não pôde estar nas entregas seja mantido deliberadamente na ignorãncia.

    Porquê?
    Existem alguns interesses menos claros que desejem manter isto semi-escondido?
    Os agraciados, o foram por razões de "amizade" ou quaisquer outras ainda mais "estranhas"?
    Se calhar não havia em toda a fréguesia ninguém mais meritório que eles?

    Volto a repetir o muito estranho que toda esta ocultação me parece, mas enfim, estamos a falar de Valverde onde tudo è pouco claro e os interesses pessoais e de compadrio se têm sobreposto a tudo nos últimos anos.

    È pena que tão bela terra e com tantas potêncialidades já tenha caido nisto.

    Obrigado de qualquer maneira.

    ResponderEliminar
  14. Ninguém quer manter nada em segredo. Como já disse, só ainda não publiquei os nomes porque não tenho a lista comigo. Mas a título de exemplo, arriscando faltar alguém cá vai (Vou dizer os nomes como ao sei, não necessariamente os nomes certos. Para começar, foram agraciadas com a medalha de prata da freguesia as instituições da terra, a saber, a Comissão da Igreja, O GDV, os Escuteiros, o Rancho e a Ajuval. Em nome individual por serviços prestados à freguesia, Professor Roque, Alberto Clemente e, a título póstumo,Tó Rondão. Por se terem distinguido na sua vida académica/escolar, uma das filhas do Tó Rondão, a filha do Prof. Carlos e o filho da Manuela Arraiana (peço desculpa por não me lembrar do nome das pessoas, era precisamente este o motivo de eu não ter dito ainda quem tinham sido as pessoas). Foram estas as condecorações distribuídas, penso não me ter esquecido de ninguém. Podem não ser unânimes na questão do se merecem ou não mas foram estas e lembrem-se que para o ano há mais e qualquer cidadão tem o direito e é livre de apresentar o nome de alguém à Assembleia de Freguesia (que aliás é quem atribui estas condecorações e não a Junta). O processo foi muito transparente, sem máfias e como pode ser provável numa primeira vez, pode ter-se falhado e esquecido de alguém mas, digo eu com o meu mau feitio, é para isso que estes forum servem. Abraço

    ResponderEliminar
  15. Só a título de exemplo, foi neste espaço que tomei conhecimento dos feitos do Hugo Alves que, de certeza, será um dos agraciados do próximo ano. Não o foi este ano porque a assembleia onde foram deliberadas as condecorações foi anterior à notícia do Hugo. Isto para perceberem onde andam as Máfias e compadrios...

    ResponderEliminar
  16. Queres ver que não acreditas nelas, deixa-me rir, ou então santa ignorância...
    Com já muita gente académica só alguns é que tiveram méritos....
    E tu também não és licenciado? Não és e filho de sr. ou sra. fulano fulana. Realmente grandes medalhas... Que para o ano sejam iguais. Já agora antes do Hugo há um António José, houve um Miguel Ângelo (pré seleccionado nas camadas jovens e único no concelho). Mas não contam e vamos ver se o Hugo lá chega. Só se ganhar a medalha olímpica em Londres...

    ResponderEliminar
  17. Ninguém está a falar nisso. Eles não foram condecoradas por terem estudado e tirado um curso per si mas sim por terem ganho prémios de relevo a nível nacional e internacional e pessoalmente concordo com a distinção. Eu também concordo que haverá mais gente a distinguir, já o disse acima, agora não vi pessoalmente um compadrio descarado nesses prémios. Como já disse esta foi a primeira edição e, se calhar, os nomes mais óbvios sairam do universo dos relacionamentos dos responsáveis. Pode não ser visto como uma coisa muito correcta mas é compreensível que assim seja. Agora que todos os Valverdenses do mundo sabem da existência destas distinções, julgo ser uma atitude mais construtiva apontar os nomes que se julgam mercedores, também, do que ficar a achar que isto não passou de uns afaganços ao ego dos amigos. Se há coisa que não sou é ingénuo e garanto-te que em momento algum tenha achado que esta iniciativa se resumia a isso. Haverá algum nome que se enquadre nessa vategoria, pois deve haver, agora achar que tudo se resume a isso não concordo. Quanto a mim, não são as medalhas presentes ou futuras que me motivam e como já disse aqui anteriormente, não sou candidato a nada, nem sequer candidato a candidato. Mas gosto destas discussões, acho-as construtivas. Abraço

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!
    Obrigado ao senhor BXL, agradece-se o esforço para esclarecer este assunto.

    Já agora, que talvez seja bem útil e elucidativo, poderiam ser publicadas e discriminadas as razões que levaram à atribuição de cada uma das medalhas a cada um dos contemplados?

    Não posso deixar de afirmar que nada disto se passaria se a Junta de Fréguesia e a Assembleia de Fréguesia, eleitas por todos nós e ao serviço dos cidadãos, fossem mais transparentes e comunicativas e publicitassem as deliberações que tomam.

    Existem muitas formas para fazer isso, que para além de as fixarem em papel, a mais actual e abrangente seria através da Internet, com um Site ou Blog. Forma última esta que muitas das aldeias das redondezas e mais pequenas que Valverde já adoptaram.

    Já e por último, è bom que não caiam no corriqueirismo e banalização do acto, pois as medalhas devem agraciar pessoas realmente meritórias e acções verdadeiramente relevantes e não apenas porque o serem atribuidas fica bem no filme e na fotografia de "familia".

    Obrigado

    ResponderEliminar
  19. Concordo com ambas as sugestões. Aliás, até faço mea culpa no primeiro ponto, isto porqu, embora já falado inúmeras vezes, talvez não tenha sido suficientemente batalhado ou tenha havido propostas concretas. Falo, claro, da divulgação das deliberações e outras. Poderia, de facto, existir um buletim autárquico e até já era hora de haver um sítio na web. Mais uma vez, este espaço é um bom forum de discussão e acredite que estas hão de chegar aos destinatários. Quanto à banalização, concordo plenamente embora esteja sciente que nunca serão unânimes (ou raramente). ABraço

    ResponderEliminar
  20. eu acho que se deve contruir uma cadeia em valverde.
    porque o pessoal é preso por ter cão e por não ter!

    ps: afinal este ano não à popuval

    ResponderEliminar
  21. Pois é porque não á popuval este ano? ou será que á? aquilo foi sol de poca dura... como sempre

    ResponderEliminar
  22. mas nao vai haver popuval?

    ResponderEliminar
  23. BxL, aprecio a tua coerência e consenso aqui apresentados,preciosos predicados de que apenas alguns são dotados...

    ResponderEliminar
  24. Falas e escreves muito bem feiticeira, mas não trazes nada de novo. Tanto sufixo e predicado para quê? Julgas-te muito boa e acima da média dos outros? Quanto à popuval é verdade o que se diz? Porquê? Se as duas primeiras foram um sucesso.

    ResponderEliminar
  25. Em Valverde quando se fala muito bem de alguém é porque se tem alguma intenção. Cada um sabe de si.
    Quanto à popuval o que consta por aí é que não há muito consenso entre as várias colectividades. Logo a sua realização poderá estar em risco para este ano. Mas há última da hora, quem sabe.
    Quanta às medalhas, quem as recebeu ficou babado, quem merecia e não recebeu é como as estrelas de cinema, aplaudiram e pensaram para sí que isto anda tudo louco.

    ResponderEliminar
  26. Na boca de uma outra pessoa, denotariamos uma ponta de inveja nessas palavras madrugadoras, mas como te sei pessoa de bem, atrevo-me a partilhar contigo o meu pensamento. Aliás, cada um é aquilo que é, sem se julgar melhor ou pior do que os outros, tendo por base o seu amor próprio e a autoestima. Até porque só depois de gostarmos muito de nós é que somos capazes de gostar dos outros, do que são e do que fazem.

    O apreço por aquilo que alguém faz ou diz pode e deve ser demonstrado no momento e não só postumamente, como acontece na maioria das vezes. Apenas o que vem no seu tempo tem valor e serventia, o tardio peca pela inutilidade para todos.

    E é no ambito de uma atitude construtiva e positiva que me parece que nos poderemos ajudar uns aos outros, ainda que para isso tenhamos que nos superar a nós próprios na aceitação dos nossos momentos menos bons para a edificação de tempos e acções melhores.

    Desculpem-me as demagogias e o “dés já vu”. Aproveitem se vos for útil.

    ResponderEliminar
  27. Ainda sobre a atribuição das medalhas, gostaria de partilhar convosco a minha opinião sobre distinções e prémios.
    Esse tipo de acções, muito comuns em instituições educativas e formativas, como por exemplo o quadro de honra dos agrupamentos de escolas e o regulamento do CNE, que são dois exemplos nossos conhecidos, podem ser uma mais valia numa perspectiva educativa e pedagógica. Isto é, as distinções podem ser um meio facilitador da progressão pessoal das crianças e jovens, enquanto incentivo e reforço positivo.
    Já no caso dos adultos, tenho as minhas reservas. É suposto os adultos já estarem formados enquanto tal, pelo que a perspectiva educativa e pedagógica não se aplica da mesma forma, podendo ter menos benefícos. Devido a vários constrangimentos, nuns é passível de criar vaidade, noutros a inveja, origem de outros males.
    Há ainda a considerar uma imensa dificuldade em avaliar devido à subjectividade inerente a todos nós, a qual também pode ser confundida com parcialidade,condicionada por diferentes factores como as percepções, emoções.... Ainda que seguindo os mesmos critérios e matrizes, podemos sempre falhar e cometer erros aos nosssos olhos e dos outros.
    Assim, apesar de louvar a iniciativa da freguesia, parece-me que criou ainda mais inveja nos seus “inimigos de estimação”. Mas claro, isto é apenas a minha perspectiva das coisas...

    ResponderEliminar
  28. Bela capacidade de síntese, sim senhora (e bem-haja pela consideração à minha pessoa). Seja bem-vinda a este espaço.

    ResponderEliminar
  29. É uma questão de gostos e de estilos.... :P

    ResponderEliminar
  30. Duas perguntas a quem possa responder:
    1.ª - sendo o primeiro ano e porque esse sim, motivador desta festa, o sr. Manuel Nunes, que até já tem uma rua com o seu nome no Carvalhal, não deveria ter sido agraciado a título póstumo?
    2.ª - Porque razão não dar a uma Rua, na zona das leiras, por exemplo: Rua dos Chefes de Família ou outro nome parecido.

    (eu, tito_c, passei este comentário para aqui, já que foi colocado no comentário anterior. Não sei como, este estimado anónimo conseguiu comentar o "post" fantasma! Bravo!)

    ResponderEliminar
  31. Errata: Onde se lê "comentário anterior" deverá ler-se "post anterior".

    Adiante, Rua da Partilha ficava mais bué.

    ResponderEliminar
  32. (Tito, eu tb consigo colocar lá comentários... mas eu sou Feiticeira, claro!:P )
    E já agora, gosto da tua sugestão;)
    "Chefes de Família" dá um ar muito patriarca. O mesmo aconteceria com "Mãe de Família", demasiado matriarca para os senhores aceitarem de animo leve... Lolll :D

    ResponderEliminar
  33. Se sabes quem sou diz o meu nome que eu digo o teu! Feiticeira uma ova!

    ResponderEliminar
  34. Desculpa se me enganei a teu respeito...! Também não vejo qual a dificuldade em dizeres o meu nome uma vez que tens a foto para confirmar. No entanto, não vislumbro vantagens em se andar aqui a empatar tempo e espaço a tentar descobrir quem é quem neste blogue ( e terra) onde se pratica o culto do anonimato, em especial quando não queremos assumir o que dizemos publicamente.

    ResponderEliminar
  35. O culto do anonimato, sempre existiu e não é por medo ou por não querer assumir, é uma razão a que assiste a qualquer cidadão, correcto. Já agora, parece-me que em Valverde não existe cá nenhuma pessoa que tenha o nome de Feiticeira, por conseguinte, parece-me que se anónimo é de quem não se quer assumir o de Feiticeira é a mesma coisa.
    Além disso, o anónimo que fez as duas perguntas anteriores não ofende ou ofendeu alguém, ou será que sim. Não foi essa a intenção.

    ResponderEliminar
  36. Nota: Feiticeira é um nick, a foto é realmente minha, apesar da vestimenta.

    ResponderEliminar
  37. Porque será que nunca te vi por estyas bandas, feiticeira? quanto a popuval, cada um tem o que merece. festa das tasca? concordo? festa para inglês ver? também concordo. Tirando os habituais heróis, viva a buida!!!!

    ResponderEliminar
  38. É normal que não me costumes ver ou que até não me conheças. E não é por nenhum estado de embriaguês, falta de vista ou tecnica minha de invisibilidade. Eu só saio quando me apetece. As minhas duas últimas "aparições" em público, à noite, foram no Dia da Freguesia e no Sábado de Aleluia (no Espanhol).De resto, permaneço no retiro do meu castelo.

    ResponderEliminar
  39. Deves mesmo ser de cá, encanta que eu gosto. Venha a popuval para ver se vemos pessoas a dobrar ou figuras de estilo....

    ResponderEliminar
  40. Com ou sem figuras de estilo, o encanto é a minha especialidade!

    Já a duplicação, depende mais do estado físico e psicológico dos receptores da imagem...

    ;)

    ResponderEliminar