quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Valverde us Jornal do Fundão

Não me levem a mal, os entendidos em imprensa escrita, mas não sou nenhum especialista em jornalismo. Mas uma dúvida que persiste há anos veio novamente ao de cima: sendo Valverde uma terra que vai contra a lógica do envelhecimento do interior, com miúdos para formar turmas que não permitem o fecho da sua escola, ao contrário da grande maioria das aldeias deste Portugal sem nexo, uma aldeia com indústria, com muitas iniciativas culturais e alguns eventos desportivos com algum cariz nacional (prova de Todo o Terreno), com um grande número de emigrantes espalhados pelo globo que permitem ao JF de ser um dos jornais portugueses mais vendidos e distribuídos, até mais do que jornais de renome nacional mas que continua a ser pouco noticiado neste jornal. Qual será a razão? Muitas vezes para ler uma pobre notícia da nossa aldeia tínhamos que ir à página da necrologia. As más línguas têm sempre os seus argumentos maldosos, mas sem qualquer tipo de racionalidade, como é o costume, por isso adiante... mas nós assinantes e residentes também podemos mudar este cenário pouco abonatório para a aldeia, que já merecia ser vila vendo bem a realidade deste interior português, podemos simplesmente desistir desse jornal. Eu já o fiz, para baixar as falsas estátisticas que este jornal detem há já vários anos com a ajuda dos nossos leitores, pois quem nos ignora não merece comer o pão que outros amassam em seu proveito.

11 comentários:

  1. Caro cccp, como emigrante deves desconhecer o relacionamento político que interfere com o Jornal do Fundão, não sei se conscientemente mas acredita que a valorização de alguns senhores e "zonas" é óbvia.
    Vamos esperar pelas próximas eleições a ver se alguma coisa muda e se por exemplo o uso das viaturas camarárias pagas pelos nossos impostos deixam de incluir viagens para trazer os filhos da faculdade.

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente não sou assinante nem pretendo. Na verdade, acho que se dá demasiada importância a esse jornal. Existe outros periódicos regionais bem mais atentos à realidade local, Valverde inclusive. Pessoalmente, essa falta de interesse por este lado da A23 (e não é o lado todo) já me causou muita especie, com o tempo decidi dar uma importância a esse jonal na mesma proporção que ele nós dá a nós. Mas agradeço o tópico, acho bem que se discuta isso. Há mais para dizer...

    ResponderEliminar
  3. Amigo. Já no tempo do fortunado, do PS, os carros da câmara tinha esse tipo de uso, por isso podemos bem concluir que a merda é toda a mesma. PS ou PSD só muda a mosca...

    ResponderEliminar
  4. Amigo bird, desconhecia tais factos, mas não sou emigrante, mas se esses factos são reais e houver provas disso há que denunciar, mas a minha publicação aqui é realmente denunciar um jornal que ignora a terra de uma parte significativa dos seus assinantes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E pena uma terra tão movimentada , evoluida e Jovem no dia da Crisma durante a Eucaristia terem um comportamento tão mediocre, ao menos limitavam-se ao silêncio por respeito ao local e aos participantes,

    ResponderEliminar
  6. Não dá para acrescentar mais pormenores sobre esses maus comportamentos? Tou curioso...

    ResponderEliminar
  7. O JF não escreveu nada a esse respeito, ignorou os factos, como sempre. Logo será difícil apurar qualquer informação sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  8. Não tenho qualquer tipo de cor politica mas é triste as pessoas não darem o devido valor a quem fez mais do que alguma vez já foi feito na cidade,Será com intelectuais de meia tijela, sem contactos nenhuns a querer favorecer familiares para irem para deputados que vamos dar a volta.....Acho que não.
    Preocupem-se sim com problemas serios para o desenvolvimento o nosso municipio/terra

    ResponderEliminar
  9. N.B.- Gente com sangue na guelra,façam tudo o que estiver ao vosso alcance,para se darem bem uns com os outros.Olhem que só a união, faz a força.Criar um clima de paz em Valverde é essencial para a vivência dessa comunidade com tradições tão belas de humanismo e de relações humanas.Ao
    fim e ao cabo de um MODUS VIVENDI,
    muito especial.

    ResponderEliminar
  10. «O MAL DA IGNORÂNCIA É QUE VAI ADQUIRINDO CONFIANÇA À MEDIDA QUE SE PROLONGA.»

    ResponderEliminar
  11. Se é ignorância ou não, como diz a citação deste blogger, o certo é que partilho da opinião transmitida neste blog em relação à forma como o JF relata os acontecimentos de Valverde. Vivendo em Almada fui-me habituando ao longo dos anos a ler notícias no dito jornal, pois o meu pai foi seu assinante. Felizmente acabou de o ser. E sabem porquê? Porque já não podia ouvir-me perguntar-lhe com uma certa insistência: "mas porque raio és tu assinante de um jornal que só fala da tua terra quando há festivais folclóricos, agradecimentos de familiares por acompanhar os seus entes queridos nos funerais, papás babosos que mandam publicar as fotografias dos seus filhos licenciados (aguardando que futuro se não tiverem cunhas?), e notícias sobre quem morreu? Será que Valverde só merece esse tipo de notícias? A distância do Fundão a Valverde ainda continua a ser a do autocarro das 7h00 e o das 20h00?
    Realmente para um jornal que se quer concelhio e até distrital é muito pouco ou quase nada. Valverde não tem acontecimentos? Não tem população com interesses e necessidades? Realmente continuamos a viver numa ignorância total. Valha-me o telefone, o telemóvel, o blog e o Valverdinho. Como é que um jornal com o tempo teve uma evolução... tão igual à do ano em que foi criado?
    Miguel Salvado

    ResponderEliminar