quinta-feira, 5 de junho de 2008

FCP, Pinto da Costa, bácoras, etc....

Aí está finalmente. Apesar de toda a comunicação social anunciar a decisão da EUFA em não aceitar o FCPorto nas competições europeias na próxima época, a grande notícia é que o Benfica assim pode participar na pré-eliminatória da Champions, acrescentando a isso a condenação do gajo mais odiado em Portugal a 2 anos fora dos assuntos desportivos do país. Ora isto é bem melhor do que ganhar um campeonato, sim porque o futebol actualmente baseia-se mais no Direito Desportivo e na literatura de cordel. E dizem vocês "A este dói-lhe qualquer coisa, é bem feito, ninguém o manda ser adepto de um clube corrupto". Calma... Porque eu não sou contra as sanções aplicadas ao Porto, quanto muito acho as "leves" para o crime de que se trata. Se toda a corrupção, fuga ao fisco e afins, em Portugal, fossem punidas talvez a melhor solução fosse vedar o país com um muro de 10 metros e mudar as placas na fronteira para "Prisão Nacional de Portugal", e os cumpridores a 100% teriam que imigrar. Dois autocarros deviam chegar.
O problema é que se encararmos a Justiça, não só como um sistema de punição de culpados, mas também como garantia de tratamento indiferenciado para todos então ainda não se fez justiça. Não acredito que o FC Porto seja mais corrupto que os outros clubes nacionais, talvez tenha trabalhado todos os níveis e apesar das óbvias facilidades concedidas pelos àrbitros conseguiu melhorar-se. Indiscutivelmente é o melhor clube português, e ganha por isso.
Imagino que Pinto da Costa, quando assumiu a presidênca do Porto, tenha encontrado o Sistema, mas não era este de agora, era o Antigo. Imagino que alcançar a obra que está à vista de todos sejam impossível jogando limpo. Imagino também que durante o mandato de Pinto da Costa tenham ficado facturas por pagar, e algumas Carolinas magoadas. O passado não se apaga e a "justiça" tardou mas chegou.
Pinto da Costa, encostado à parede, fez o mais acertado. O Porto foi punido em 6 pontos já este ano, e ele ficou com o processo às costas.
"Ah e tal, mas não vais à Champions..." Pois, mas no final de uma época perfeita no campeonato, e sofrível nas outras competições porque o mister é que veste as saias lá em casa, há jogadores que vão sair: Paulo Assunção e Bosingwa já foram, Lucho e Quaresma também vão. Assim fica só a outra metade da equipa, mais fraca, e os reforços que ultimamente não pegam à primeira.
Resultado? Na próxima época o FC Porto será campeão outra vez, o castigo estará cumprido e os rivais apaziguados.
Onde está a justiça de tudo isto? Em lado nenhum. Para haver justiça o FC Porto teria descido de divisão, MAS, outros indicios de corrupção teriam que ser investigados e os suspeitos condenados com a mesma celeridade. Isso não aconteceu. Nem vai acontecer, porque Portugal não é um país normal, os Portugueses não são normais e até um gajo como eu mais depressa escreve um post faccioso sobre a merda do futebol do que um post útil sobre a outra merda toda que se passa neste país e nos sai do bolso todos os dias. E já me calei. Só escrevi isto porque estou farto de vir ao blogue e ver o youtube. E como vocês curtem futebol e tal. Atão vá.

P.s: Alguém quer ir tirar a licença de pesca?

17 comentários:

  1. Amigo! Subscrevo inteiramente o teu texto. De facto, este processo do apito só funcionou num único sentido e percebeu-se bem de onde vinha o interesse em punir o FCP. Não morro de amores pelo Sr Pinto da Costem nem por nenhum dirigente desportivo, tenho uma opinião muito própria sobre isso e, tal como tu, não acredito que haja inocentes. A justiça, essa, é que parece só ver de um olho, mas enfim! Quanto ao regozijo dos abutres, é triste celebrar vitoria que, na verdade, não passam de desiares do adversário. Isto só reflecte uma mentalidade bem pequenina e tuga! Mas bom, temos umas semanas de suspensão com a selecção onde não iremos pensar noutra coisa.... Certo?
    Não sei pescar mas faço companhia à sombra, dormindo uma soneca!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. de facto o futebol em portugal esta cheio de corruptos! de facto, a justiça vai de mal a pior! agora considerar "desaire" uma punição levada a cabo pela uefa ja e um pouco demais n? como benfiquista e so em direito de resposta pergunto por que raio fazeis alusao ao slb? "...regozijo dos abutres, é triste celebrar uma vitoria..."(inda nem se sabe o recurso, mas va), ganha na secretaria? ha 2 ou 3 anos em italia o inter foi assim campeao!!! nao deviam festejar os adeptos o titulo???????? e acho, caro tito que "...a grande..." e unica noticia e so mesmo a punição imposta ao fcp pela UEFA!!!! o slb inda nem tomou posição oficial sobre o assunto(pelo menos que eu saiba).. assim, ao ler o post do tito e o coment de bxl, a unica coisa que n percebi e de todo nao concordo e o facto de se atacar o slb!

    ResponderEliminar
  3. O slb, o scp, o fcp e todos os fc e sc deste país deveriam era fechar as portas, tais são as dívidas acumuladas por má gerência de presidentes populistas. É bem feita para todos os associados de cada clube aquilo a que chegou o estado dos seus clubes. Mais corrupção menos corrupção, deveriam todos ser punidos. Não é só o Porto, Sporting e Benfica também deveriam ser investigados, principalmente em anos em que não havia televisão, mas só rádio. Só não vê os erros grosseiros destas arbitragens quem é fanático. O pinto é culpado? Então a FPF teria que ter a coragem de despromover o seu clube. Alguém o fez? Não há tomates para isso. O Boavista desceu porque neste momento é um elo muito fraco cá do burgo. Justiça? Onde está ela.
    Viram o caso do Belenenses, será que é assim tão diferente do do Gil Vicente? Quando se tem algum compra-se quando não se tem desce-se. Para a merda de futebol praticado, pelos preços que se pagam, pelas dívidas e más gerências deveriam todos fechar portas. Só um à parte: como é que o Porto conseguiu os seus êxitos internacionais? Comprou a UEFA? O Pinto também levou os homens a um bordel? Ou será que todos fazem parte dele?

    ResponderEliminar
  4. Prontos, é a sub-notícia. E a parte mais importante para a maioria de adeptos de futebol de Portugal. Vá atão.

    P.s: Não estava a atacar o Benfica, quanto muito ataquei o próprio Porto.
    Vá atão.

    ResponderEliminar
  5. Amigo xKevin, falava de forma geral e jamais pensei no seu clube de eleição. Alias, começo a pensar que os adeptos do SLB sofrem de um qualquer complexo de perseguição. Bem referi que para mim são todos iguais. Festejar às custas dos desaires dos outros é feio, quer se fale de futebol ou de cebolas... Se quer a minha opinião sincera, para mim o campeonato nacional de futebol profissional podia fechar para obras uns anitos que não se perdia nada, pelo menos para mim e, a bem da verdade, as finanças públicas só tinham a ganhar. Não sofro de clubite! Só para lhe dar um exemplo, este país gasta 25 vezes mais dinheiro com futebol, todas as ligas reunidas, que com educação. Tire daí as suas conclusões. Acho graça é que, para outros assuntos mais "importantes" nunca aqui comentou mas mal se pôde (e confesso que o meu comentário pode ter levado a esse entendimento) vislumbrar um comentário contra o glorioso SLB cai logo o carmo e a trindade. Enfim...

    ResponderEliminar
  6. Como adepto gosto de festejar as vitórias e os golos, agora punir ou tirar pontos isso é treta, punição era o gajo ser preso e os clubes em questão descerem de divisão. Quanto ao futebol no geral devia levar uma volta completa porque não se admite que até no nosso burgo um treinador receba o que recebe como se fosse um ás na matéria e andarem broches como o Nuno Gomes a receber 20 ou 30 mil contos por mês para se andarem a pentear no campo.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente, o futebol de outrora que eu amava (quem se lembra do domingo desportivo na rtp1 ou quando A Bola não era diário e outras cenas?) tem vindo a dar lugar a um espectáculo pobre (jogos de merda, qualquer idiota que nunca sequer esfolou um joelho a jogar à bola a falar de "pressão alta" e "automatismos" e o catrino) que vai vivendo destas novelas.

    O Porto leva esta punição e o país regozija, pois está um tal de Pinto da Costa (o anticristo dos tempos modernos, ao que parece) à sua frente. Aposto que se fosse um ministro/gestor público responsável pela perda de milhões e milhões de euros a ser catado, a eloquente reacção desta nobre nação seria "quem?"

    não querendo insultar o vicio em futebol seja de quem for (quem me conhece sabe que sou um deles), penso que há cenas mais importantes e que toda a gente se está a cagar.

    por exemplo, sabiam que os preços da gasolina (sempre em crescendo) têm mais implicações negativas do que ser bombardeado por mails de merda sobre a galp?

    e mais: alguém faz puto de ideia do que eu estou para aqui a falar?

    nem eu

    abraço;)

    jacaré

    ps: sou sportinguista

    ResponderEliminar
  8. usei "merda" duas vezes (pelo menos) no pretérito comment. sei que vêm aqui crianças e famílias. por isso, peço desculpa por esta merda.

    ResponderEliminar
  9. peço imensa desculpa se o meu texto foi assim tao descabido, provocante e acima de tudo(pelo k se ve) inflamatorio!!! so para esclarecer um aspecto, bxl: podia ter dado a minha opinião em tudo o k s aki falou desde o inicio, inclusive o tema actual. e nao e primeira vez k aki se fala sobre este tema. mas nao se preocupe que foi a primeira e ultima vez!!!! Enfim....

    ResponderEliminar
  10. nunca comentei nada precisamente por nao haver na minha opinião dialogo amigavel, mas como tb ja dixe nao o farei mais. apresento novamente as minhas desculpas. viva Portugal

    ResponderEliminar
  11. xkevin, os teus comments são altamente bem-vindos. Eu é que peço desculpa pelo azedume de há pedaço, na verdade não me tava a correr bem o dia. Se es leitor regular deste espaço sabes bem que respeito e aprecio a opinião de todos. na verdade tinha saido de uma reunião onde tive de engolir sapos do tamanho de uma casa, lançados por uma tipa sectarista primária e fiquei f**+*+p+P*p+P*p. Não tens culpa nem ninguém, mea culpa. Abraço amigo e sê benvindo a este espaço!

    ResponderEliminar
  12. Épa. 3xl, não tens que estar a pedir desculpas a nínguem, desde quando se imp+lora, aqui? Estavas f**+*+p... fazia-lo saber na reunião, não aqui. Quem quer comentar que comente, quem não quer que não o faça!

    ResponderEliminar
  13. Já agorta que estamos numa de compras, alguém se lembrou de perguntar quem eram os clubes beneficiados no antigo regime? Como é que um clube dito glorioso foi campeão com um treinador de liras? Só se compra no Porto? É que as putas de um lado são finas edo outro são da vida dura! O orelhas tem muito que comer para chegar aos calcanhares do papa, este último não promete títulos, nem que vai ter uma equipa competitiva a nível internacional, cumpre sem promessas falsas. O orelhas até deveria estar caladinho porque realmente as suas equipas são maravilhas, as mais fortes, as mais fantásticas todos os anos e vamos ver o seu currículo deparamo-nos com as "melhores" classificações de sempre do clube dito glorioso. Abram bem os olhos que isto é só para aqliviar a desgraça, desculpem o estado de graça do clube glorioso nas últimas temporadas. Quem não está orgulhoso como sócio desse clube de grande projecção internacional. Qualquer dia vão culpar o Sporting, o Guimarães, o Leiria e outros clubes que acabaram à sua frente de terem metido meninas nas cabines dos ilustres homens de amarelo e outras cores para lhe passarem à frente. O papa está nas condições que está porque soube desafiar governo e autarcas, não lembe os rabos de nínguem, ao contrtário do orelhas a afins que o fazem todos os dias com supostos dossiers elaborados pelo FBI e KGB,enfim uns tristes e não se ponham a pau que os leões estão aí para os despenar e os dragões para os queimar. Vergonha é tentar ganhar fora de linhas aquilo que não se consegue dentro delas. Não há arte nem pessoas capazes para isso e o menino de ouro, o tal que só jogou duas épocas como titular vai se queimar, aí vai vai... Tens razão 3xl eles sofrem de uma fobia que não se compreende, mas a culpa é sempre dos outros, daqueles que se sabem abstrair do fanatismo e ver as coisas como elas são.
    João Paulo Brito

    ResponderEliminar
  14. aqliviar= aliviar

    ResponderEliminar
  15. Chora, chora, futebol malvado
    Chora, chora, meu desgraçado.
    Uns dizem que és corrupto,
    Outros que és um insulto.
    Que vives num mundo inculto,
    Isso é absoluto.
    Sejam eles Costa, Franco ou Vieira
    Isto não passa de uma asneira
    Sejam ele Vieira, Franco ou Costa
    O nosso futebol é uma bosta.
    Bem fizeram o Figo e Ronaldo
    Cá no burgo nem a saldo,
    Com a merda que por cá há
    O melhor é ficar por lá.

    ResponderEliminar
  16. OS FILHOS da mãe do benfica é que deviam ser todos presos, ainda vem para aqui com conversas da treta. Vejam o Vale Azevedo, Vilarinho, Damasio etc.etc.Burgueses da treta, clube da treta.

    ResponderEliminar
  17. E a paralisação dos camionistas, será que vai alterar alguma coisa? Pobre mais pobre e rico mais rico, será? Isto do futebol só serve ao cabrão do Sócrates, distrai os parolos. A questão de fundo é outra amigos. Qualquer dia nem blogs haverá se nãopagarem iva, irc, irs e mais qualquer outra merda para agravar a "crise". Levantamento popular espera-se...

    ResponderEliminar