quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mais um excelente "Post" no Valverdinho

Para os "menos atentos", este foi o último post do nosso amigo Alberto Clemente no seu (excelente) Valverdinho. Reproduzo-o aqui na íntegra para vocês.

computadores da idade média?
Soube que na Escola as dificuldades de acesso à Net são tantas que fazem desanimar o mais persistente.As causas são sobretudo a antiguidade dos computadores e a falta de qualidade da ligação telefónica.Sabendo nós que este edifício foi recentemente intervencionado,cabe perguntar por que não se cuidou da modernização dos meios técnicos e informáticos.Quando se sugeriu que os quadros tradicionais fossem atempadamente substituídos pelos novos quadros interactivos o edil municipal riu-se desdenhoso .Por que raio quereriam os soviéticos tais modernices? É bom que se saiba que há um vereador municipal que está destinado a cuidar do ensino do município. Está visto que da educação nada cuida,talvez cuide apenas do seu interesse.Lembro-me que durante os tempos em que se pressionou a Câmara Municipal para fazer as obras este rapaz não foi visto nem achado para nada.Não há dinheiro? Há e muito mal gasto.Hoje,ficamo-nos por aqui.

6 comentários:

  1. Caros amigos não é só em Valverde que os computadores são de uma era menos avançada. A nível nacional mais de 90% das escolas primárias têm equipamento informático ultrapassado e usado. Quando os computadores chegam às escolas já vêm, na sua maioria, com defeitos a nível de programas. Mesmo os que são oferecidos por empresas. Falo com conhecimento,já leccionei durante alguns anos numa escola EB1 no concelho de Almada. Isto é tudo muito lindo na televisão quando se apresentam "novas reformas", mas a seguir quem paga a factura são os alunos e os docentes.

    ResponderEliminar
  2. Depois querem grandes crânios a sair das escolas, quando estas oferecem as condições que todos nós sabemos.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos, a história sempre nos ensinou que quem quer um povo ignorante e inculto, não deve instrui-lo, mas sim o manter na ignorância, de modo a que a sua subserviência seja total. Ora, o regime do Estado Novo acabou, dizem os entendidos com o 25 de Abril de 1974. Mas será que é bem assim. Porque é que julgam que esta balburdia toda que está a acontecer na educação e nas suas infraestruturas? Este povo gosta de falar, apontar dedos, levantar suspeitas, mas no que toca a resolver questões que possam mudar sociedade e mentalidades... o outro que se preocupe.De quem é a culpa disto? Segundo os vários governos do PS e PSD é dos professores. Será? Coitados dos desgraçados que querem trabalhar e não têm meios e se se quiserem impôr são levados às bofetadas e castadas. Viva a Educação do cidadão comum. Queremos continuar a ser um país de ignorantes, que se julga no direito de criticar tudo e todos, mas que no que toca a realizar realmente mudanças importante e urgentes, está quieto!
    No entanto, nãio se esqueçam de votar nas próximas eleições no PS ou PSD, pois só eles, desde o 25 de Abril de 1974 é que sabem como ultrapassar estes precalços do défecit público:cortar na saúde, na educação e na cultura; três áreas pouco importantes para um desenvolvimento de um país que se quer democrático e desenvolvido. E já agora, não esquecer de manter os amigos que contribuiram para o nosso desenvovimento de há três décadas para cá em lugares chaves da nossa sociedade, pois só eles é que estão capacitados e mandatados para tal. Não mexam é muito na área do futebol, senão aí poderá haver uma revolução que vir isto do avesso e construam mais estádios para um futuro mundial ou europeu que saí muito mais barato do que formar e pagar educadores em todas as áreas e do que comprar material informático para apetrechar escolas e instituições de serviço público.

    ResponderEliminar
  4. É deveras interessante ver que afinal o pessoal soviético sabe escrever e pensar. Não são assim tão pré-históricos como muita malta pensa.Quanto aos computadores da idade média, venham às escolas do Fundão e arredores e vejam se são muito diferentes da vossa. Parecem gémeas.Poucas são as que têm algum material dito tecnologicamente muito evoluído.

    ResponderEliminar
  5. Se esses senhores têm bons computadores com excelente ligação à net não entendem, concerteza, a necessidade de haver essa mesma possibilidade "também" na escola... Esse senhor alguma vez visitou a escola, já agora, num dia normal, por curiosidade? Ou houve sequer alguma razão para ter sido ele o escolhido para o cargo? Terá o mérito algum peso na designação dos nossos "dirigentes"?

    ResponderEliminar
  6. O problema dos nossos Governantes é que quando compram só olham ao preço e nem sequer fazem uma analise das necessidades a escola pede (muitas vezes...) e ai abre-se um concurso e depois a solução mais barata é a melhor, e enquanto os nossos Governantes assim pensarem não podemos ir longe, porque depois nos seus gabinetes encontramos grandes máquinas que servem somente para processar texto ( e é quando algumas servem somente de biblo) mas quem pode é quem manda e ai temos que nos sujeitar as politas de interesse...

    ResponderEliminar