segunda-feira, 9 de julho de 2007

EB 1 de Valverde tem futuro?

Colegas cidadãos de Valverde, fala-se no burgo há já alguns meses que a nova escola primária projectada para a Fatela poderá absorver os alunos da EB1 de Valverde. O argumento principal será o estado degradado da nossa escola, que é óbvio a quem se desloca lá nem que só para votar.
Segundo consta, e falo de cor, terá havido uma manobra bastante discreta por parte dos responsáveis Fatelenses para que a notícia rebentasse somente quando não houvesse já remédio para a situação. Se calhar já será o caso.
Venho por isso fazer um apelo a quem esteja devidamente informado para que explique a situação, a fim de podermos discutir aqui o desenrolar dos acontecimentos.
A Escola Primária de Valverde educou várias gerações de Valverdenses, está recheada de memórias fantásticas e é das últimas résteas de "vida" da nossa aldeia. Fechá-la é um crime, e uma agressão brutal a todos nós.
Espero que esta conversa não fique por aqui.
Bem-haja pela atenção.

P.s: Obrigado, Sr. Alberto Clemente por ter recordado este assunto.

8 comentários:

  1. Tenho informações que as obras já estão adjudicadas e são num valor ...como devem calcular não posso revelar.A empresa que ganhou o concurso é a Constrope e são informações de pessoas com cargos "Vice Presidente" da Câmara. Penso que devem estar a começar estava previsto ser dia 2.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. È realmente verdade, mas nestas coisa e como a palavra politica tem apenas a validade do momento, o melhor è esperar para ver.

    Lamentávelmente este è um assunto de decadas e tem passado ao lado de todos os executivos camarários dos últimos anos.

    Como se as Crianças fossem menos importantes que pavilhões ou campos de futebol.

    Já agora, o valor das obras ultrapassa um pouco os 90.000 euros!!!

    beijos e abraços

    ResponderEliminar
  3. NAO ME GOZEM
    MAS PORKE RAIO IAMOS PARA A FATELA
    OS PUTOS IAM DIZER NO FUTURO KE TINHAM ANDADO NUMA ESCOLA FATELA.

    E JÁ AGORA É MAISFACIL TRANSPORTAR 20 PARA VALVERDE QUE 70 PARA A FAATEELA

    PS; DETESTO FATELEIROS

    ResponderEliminar
  4. Não è gozo è dinheiro, carcanhol, massa, pilim!

    Na fatela estão a diligenciar já há algum tempo, para através de programas de apoio ao desenvolvimento, arranjarem verbas para a construção de um edifício-escola de raiz, pedagogicamente adequado, se o conseguirem vão ter que o justificar e ter crianças para o encher!

    A ver vamos, já não era a 1ª escola que encerrava pouco tempo depois de ter sido recuperada!

    È preciso manter atenção focada no assunto!

    ResponderEliminar
  5. Além disso, desde o início que não há qualquer vontade política da autarquia em investir na EB1 de Valverde... Foi até feita pressão no sentido de ser a JF a pagar as obras, quando toda a gente sabe que não tem dinheiro e é uma competência da câmara. Temos de estar atentos sim.

    ResponderEliminar
  6. Não estou nada dentro do assuno, mas é uma das coisas mais bizarras que ouço nos últimos tempos.

    Jamais poderão fechar uma escola, havendo alunos que justifiquem o seu funcionamento.

    ResponderEliminar
  7. Também posso confirmar que a obra está adjudicada. O concurso não foi ganho pela Constrope, mas sim pela Duafar. Posteriormente (por razões que desconheço)a obra acabou por ser adjudicada à Constrope. Parece-me que para além de especulação vamos ter polémica da grande.

    Em Dezembro último o governo anúnciou o "reordenamento da rede escolar", que visa a criação de Centros Escolares ou Escolas de Acolhimento.
    O Ministério da Educação em colaboração com as autarquias tem agora em mãos a tarefa de definir a localização dos Centros Escolares, de acordo com critérios definidos pelo poder central.
    Sendo a escolha da localização, um processo susceptivel de despoletar grande polémica, é natural que o poder politico se esforce no sentido de que a sua apresentação à opinião pública decorra sob a forma de acto consumado, já depois das leis terem sido ditadas nos bastidores.
    Por estas razões é imperativo que Valverde esteja atento na defesa dos seus interesses.
    Aqui no blog, já estamos a fazer a nossa parte...

    ResponderEliminar
  8. Pessoal não é que eu perceba mt do assunto mas em Valverde há sempre o triplo ou quádruplo das crianças a frequentar a escoola primária do que na Fatela, pelo que faço deste o meu principal argumento contra o encerramento da escola que é de todos os valverdenses já que é mt mais fácil transportar poucas crianças da fatela para ca do que umas 60 ou 70 de ca para a fatela.
    P.S: valverde tem unm nível de desnvolvimento mt superior ao da fatela

    ResponderEliminar