domingo, 27 de maio de 2007

...

A coisa que mais me chateia acerca de Valverde é esta cultura de desinformação que sempre houve. Na voz do povo ninguém sobe na vida à custa do suor nem ninguém tem mérito no que alcança. "Tem é sorte...", "Há ali gato...", "Nunca na vida ganhava dinheiro p'ra tanto...", e por aí em diante. Quando eu entrei para o ensino superior houve pessoas que praticamente deixaram de me falar, outras mandavam bocas (e ainda mandam) tipo: "Sr Engenheiro". Tudo isto para dizer que Valverde é uma terra de invejosos. Ninguém pode ver um carro novo ou uma casa nova a ninguém que pegam logo por onde podem, ou se não têm por onde pegar inventam. São inúmeros os boatos que rolam todos os dias na terrinha. Alguns terão um fundo de verdade mas outros estão cheios de inveja e ódio.
Qual é o problema nisso? A meu ver quase nenhum, lá fora. Porque na nossa vida tudo o que dizemos nos sai da cara. No blog podemos dizer tudo o que no vem à cabeça sem ninguém suspeitar quem seja, a menos que as coisas passem a ser do âmbito criminal, aí tudo virá ao de cima.
Limitar os comentários porquê? Porque envergonham a terra, aos olhos dos forasteiros, e porque dão seguimento ao que Valverde mais tem de nojento e baixo, essa puta dessa mania que têm os pobres de espírito em passar a vida a comentar a dos outros porque não se apercebem que a deles não existe.
Sendo assim, e concordando que talvez tenha dado importância a mais ao que se passou, vamos voltar ao sistema antigo. Que se lixe. Agora, quem lê e gosta deste blog faça o favor de se ir manifestando com ética e respeito, mesmo que não se identifique.
Vou lavar o carro, que não tive que comprar.
Beijinhos e abraços.

6 comentários:

  1. Boas,
    Sou um assíduo leitor deste Blog. Reconheço mérito a todos os seus fundadores e participantes, que de uma forma persistente tentam elevar o espírito deste Povo, da qual tanto me orgulho pertencer. A actual a dinâmica associativa da Juventude Valverdense tem conseguido uma dinamização cultural nunca antes vista no contexto local e mesmo regional, ao qual já tem merecido por parte de muitas autoridades regionais bastantes, e merecidos, elogios (os quais subscrevo integralmente).

    Na última intervenção de “Tito_c” verifico algum desânimo perante algumas intervenções criticas. Subscrevo na quase totalidade a sua opinião (alias o contrario seria severamente injusto, uma vez que é um dos principais impulsionadores desta nova dinâmica). Mas afigura-se de real e superior interesse a garantia da pluralidade democrática mais especificamente a garantia da Liberdade de Expressão. Barrar esse direito é contraditório, entre outras, a génese da “dinâmica associativa da Juventude Valverdense”. Temos que ter todos consciência do contexto sócio-cultural em que se insere Valverde. Portanto aferir que “passar a vida a comentar a dos outros” é “envergonhar a terra, aos olhos dos forasteiros”, é, no meu entendimento, tanto ao quanto discutível. Ora vejamos, quanto ao espaço isso é característico não só de Valverde mas de todas as localidades com pouco aglomerado populacional, não podemos querer de um momento para o outro mudar os comportamentos modos de pensar/agir, em síntese o “modus vivendi” de uma sociedade a qual estão enraizados determinados costumes. É claro que não é correcto aos nossos olhos (‘jovens’) essa maneira de pensar/agir mas por isso é que estamos, todos, a verificar, com esta e outras iniciativas, “Renovação de Mentalidades”. Que a muito custo terá os seus frutos, mas só com muitos debates pluralistas em que todos coloquemos as nossas posições é que aí poderemos chegar, sempre com o objectivo de integrar o maior e possível consenso. Não podemos querer, por muito que nos custe, dizer que a nossa maneira de ver as coisas é que esta correcta, "nós estamos certos e eles errados"(citação geral), temos que perceber que o outro lado não está "errado" mas que é apenas "diferente". Temos, por isso, que considerar os outros a partir do seu próprio ponto de vista; ao criticá-los, limitamo-nos a impor-lhes padrões que a nossa própria sociedade construiu.

    É obvio que percebo a revolta, e por isso não deixo de concordar, mas, tal como disse, afiguram-se outros interesses “pluralidade e liberdade de expressão” que são francamente imperativos. E por isso barrar o acesso a ao “canal de opinião”, disponibilizado por este Blog, só o tornaria em substância mais pobre.
    Como resolver?
    No meu entendimento para mudar este comportamento/atitude é necessário prosseguir com o trabalho que tem sido, e muito bem, desenvolvido por alguns grupos. Complementando-o com formação á comunidade, debates, colóquios, palestras de assuntos que englobem todas as áreas do Saber. Estimulando-lhes o sentido da responsabilidade comunitária e participativa. Talvez assim se deixe de ter o “modus vivendi” supra referido e muito bem (emocionalmente) referido pelo “Tito_c”.

    "Nunca duvide da capacidade de um pequeno grupo de dedicados cidadãos para mudar os rumos do Planeta. Na verdade eles são a única esperança de que isto possa ocorrer”. (Margareth Mead)

    Ass. Luís Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Sr Luís Goçalves, não estou a ver quem é mas gosto da sua forma de pensar e das suas ideias (que, aliás, partilho). Bem-vindo

    Ass: Luis Batista

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, amigo Luis, obrigado pela sua participação. Concordo plenamente com o que escreve e reconheço que o "comentar a vida dos outros" não é defeito exclusivo de Valverde, mas é certo que é uma das razões que tornam a juventude cá da terra tão apática. Não sei, nem me interessa, se as "acusações" lançadas por alguns anónimos são verdade, o que sei é que já chega de especulações injustas. Tenho exemplos na minha família de perseguições por ter opiniões diferentes. Estou mais que habituado à tacanhez da terra e deixar-me-ia fulo se essa tacanhez começasse a tomar conta do blog. Continuar comportamentos destes é insistir no erro de não dar valor ao que é feito e apenas fomentar boatos, na sua maioria, infundados.
    Mais uma vez, obrigado por comentar. Venham mais!

    ResponderEliminar
  4. É pena que à 20 anos atrás, quando eu fazia parte dos jovens soviéticos, não houvesse Internet nem Blog's. Hoje poderíamos ler tudo o que se tinha sido escrito.

    Penso que as polémicas eram as mesmas. Sempre que alguém tenta fazer alguma coisa diferente, há sempre paletes de outros a criticar.

    Recordo a criação dos escuteiros, 9 adolescentes quiseram criar alguma coisa, com a preocupação principal de oferecer algo aos outros. Houve criticas de todos os lados, chegando algumas vezes à violência. Conseguimos e é com imensa alegria que vejo que os escuteiros estão bem e que alguns dos mais críticos na altura da sua criação, têm filhos nesse mesmo agrupamento.

    Não sei se as críticas, vindas na maior parte das vezes daqueles que não têm coragem nem capacidade para fazer melhor,são positivas ou não.

    Deve-se dar a importância que têm, na maior parte das vezes,nenhuma.

    Valverde sempre foi assim e sempre será, por isso se dizer que é diferente. E é bom ser diferente.

    Parabéns ao Blog que me faz sentir um pouco em casa, apesar de estar longe.

    Um abraço a todos os Valverdenses.


    Sílvio Roque

    ResponderEliminar
  5. COMO FERRENSE FAÇO AQUI UM CONVITE A TODOS, VENHAM A FESTA DA CEREJA DA VILA DO FERRO. É NESTE FIM-DE-SEMANA. VENHAM QUE NÃO SE VÃO ARREPENDER.

    ResponderEliminar
  6. olà pela primeira vez que visito este blog,vi a minha juventude e os 7 ou 8 anos passados em Valverde.
    Concordo plenamente com o que foi dito pelo tito que não conheço .
    Os vantigos de Valverde e alguns menos jovens não podem ver uma camisa lavada a um pobre e so estão contentes quando a maior parte està na merda .
    Obrigado por me mostar que não sou so eu que penso assim. Quanto a outras aldeias e vivi em algumas posso dizer que mesmo se existe inveja ciumes e odio nunca vivi numa aonde ouvesse tanto como em valverde. Beijos e abraços ao pouco mas bom pessoal dessa terra.

    ResponderEliminar