terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Historia/lendas de Valverde

Andando eu a pesquisar a história/lenda de Valverde por alguns já conhecida e por outros não, começo aqui publicar pouco a pouco o que eu tenho descobrido junto dos nossos mais idosos.
O objectivo é informar os mais jovens da nossa terra o que foi Valverde e o que encontramos na realidade hoje em dia.
Partindo do ponto que toda a gente sabe ou deveria saber que a nossa terra era situada há muitos anos atrás na Pouca Farinha e saltando essa parte da historia porque ela já aqui foi contada (carregar no link de Dezembro do blog) começo por contar uma historia/lenda sobre o Mártir S. Sebastião.
A capela que se encontra no alto do Carvalhal designada como Capela do Mártir S. Sebastião foi ai construída há alguns anos mais recentes, pois a sua primeira estadia era em Valverde.
Sim em Valverde. A antiga capela situava-se junto da Fonte Funda. Conta a história/lenda que essa capela construída com o propósito para o Mártir tinha num dos seus anos de vida sofrido um desabo, reconstruída novamente ela tornou-se a desabar.
Após varias tentativas de retornar por de pé a capela do Mártir e sem sucesso foi então construída uma casa para habitação no seu lugar que permanece actualmente de pé mas já em estado desagradado.
Porque será que desabava como capela e como casa de habitação não?
Razões mesmo desconhecidas que nem os mais idosos sabem.
Deixo-vos com algumas fotos da actual e antiga capela do Mártir S. Sebastião.









2 comentários:

  1. Gostei, é sempre bom saber mais um pouco da história da nossa terra. Continua.

    ResponderEliminar
  2. o problema é que, pelo tipo de portal, trata-se de uma capela românica, ou, pelo menos mais antiga que qualquer outro templo em Valverde. Em segundo lugar, nunca se passa uma capela assim para tão longe, visto que a população não se pode deslocar com ela, nem no Carvalhal havia gente que o justificasse. Por outro lado, a capela está junto de uma fonte, e se a capela é tão antiga quanto parece pelo pórtico, será anterior à igreja de Valverde. Por fim... o que sobra da capela está lá, e não caiu, embora possa ter acontecido algum desmoronamento anterior devido ao terreno ter uma minha de água. Como temos ali a rua de S. Sebastião, temos tb. a rua da quinta da ORDEM.... Quem Ordem?! ... Esta capela era propriedade de alguma Ordem religiosa? Terá sido o inicial orago de Valverde S. Sebastião?

    Explicação possível:
    - Está é provavelmente a mais antiga capela de Valverde;
    - Depois terá vindo a capela do Esp. Santo, e no séc. XVIII veio a igreja;
    - Comprovadamente, o pórtico que vemos na foto é o da entrada do templo, porque respeita a orientação dada aos templos, de forma que o altar ficasse voltado "ad orientem" (a capela do Esp. Santo tem a mesma orientação);
    - Qual a data da capela de S. Sebastião no Carvalhal? Certamente, quando a população começou a crescer por lá, transferiram o tempo "problemático". A antiga capela foi "profanada" e deixou de ser terreno santo.

    ResponderEliminar