segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Ainda a festa de Aniv!

Digam o que disserem, o Blogue Soviético é já um marco incontornável para todos os Valverdenses deste mundo e, mesmo contra as adversidades, veio para ficar. Aqui já foram divulgados eventos, lançados desafios, discutidos assuntos locais e nacionais, mostrada arte e culinária, enfim, um espaço realmente plural visitado por 18000 vezes.

Alguns “posts” foram motivo de acesas polémicas e alguns autores alvos de acerbadas críticas por aqueles que, justa ou injustamente, se sentiram atingidos. O blogue de Valverde não foi criado nem existe para dizer mal das pessoas. Não foi criado nem existe para prejudicar ninguém nem qualquer instituição. Este espaço pretende ser um espaço de divulgação e debate de ideias de e para Valverdenses e amigos. O facto de este blogue existir e ter tantas visitas semanais é a prova que existe gente com interesse no progresso e modernismo de uma freguesia que caminha lentamente para a autodestruição da sua identidade. O Pai espiritual deste blogue merece da nossa parte reconhecimento pela iniciativa e não merece ser um alvo constante de ataques por parte da populaça que se sente mais ou menos visada neste ou naquele comentário. O certo é que essas pessoas deviam tomar consciência, de uma vez por todas que este espaço não é privado, que nunca foi vedado o seu acesso a ninguém nem o direito a resposta, quer como participante activo quer como autor de comentários anónimos. Existem mecanismos que permitem fazer esse tipo de triagem e nunca foram accionados. Este é um espaço de liberdade. Nunca serviu nem nunca irá servir para achincalhar ou prejudicar pessoas. Os comentários menos felizes ou mais personalizados são da responsabilidade de quem os coloca. É verdade que há quem prefira refugiar-se no anonimato e, em relação a esses, os administradores deste espaço não podem fazer nada. Poderiam apagar esses comentários ou vedar o acesso, é certo, mas isso retiraria o carácter livre do blogue. Como disse o Tito, qualquer um pode ter acesso a este espaço e existem duas formas de o conseguir. A primeira requer ter um endereço de correio electrónico válido, mandar um e-mail ao Tito ou a mim (tarola@hotmail.com) a pedir acesso e procederemos à vossa inscrição. A outra forma é mais simples, basta participar como anónimo e assinar no fim. Como vêm, a resposta é um direito garantido por isso usem-na.

De qualquer forma, este espaço mudou para sempre a nossa santa terrinha e disso eu não tenho dúvidas. Gostava que houvesse mais participação e que fossem aqui debatidos muitos assuntos. O diálogo e o debate de ideias são exercícios saudáveis, promovem a cidadania e a democracia. Todas as opiniões são válidas e têm o mesmo valor, não podemos esquecer que as devemos respeitar para que a nossa também seja respeitada. Este espaço não irá ser a solução dos males e problemas da nossa terra nem nunca pretendeu sê-lo mas é uma ferramenta de divulgação e comunicação como Valverde nunca teve. Cabe-nos a todos dar-lhe o melhor uso possível. Como em tudo na vida, compete aos cidadãos e aos utentes gerir o espaço de liberdade dentro dos limites do bom senso e do respeito mútuo. Há e haverá sempre a tendência ao excesso por parte daqueles que são mais emotivos e por isso compete-nos gerir e sensibilizar para a moderação, nunca para a censura.

Usem este espaço sabiamente e canalizem as energias para outras guerras, deixem as internas.

Parabéns ao Blogue e principalmente ao seu mentor o Tito.

(As fotos foram tiradas pelo João Paulo)




























1 comentário:

  1. Olé olé olé valverde olé valverde olé, vamos repetir, vamos repetir, vamos repetir !!!!!!!!!!! que o luís está para as curvas !!!!!!!!!

    ResponderEliminar