sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Conversas de café

Eu gosto das conversas de café. Recheadas de meias-verdades e mentiras, relatam o que se passa e dão a conhecer as posições de cada um, ainda que dissimuladas. É claro que é preciso tempo e capacidade de encaixe (alcoólica, por vezes) para as apreender mas não deixam de ser a voz do povo. Vidas privadas, públicas, ocultações ou difamações, há de tudo. E se queremos saber quem somos e onde vivemos temos que ouvir a voz da populaça onde ela se faz ouvir, nos cafés. O seguimento dessas mesmas conversas, o ponto acrescentado ao conto, é da responsabilidade de cada um. Uns gostam de ouvir, outros de propagar, outros ainda de inventar. Tem que existir sim, o bom-senso para separar o trigo do joio e não difamar as pessoas apenas porque é divertido. A crucificação pública está na língua das víboras, e essas gostam de ver as pessoas na lama, onde elas próprias habitam. Pessoalmente, sei já há muito tempo qual é a ideia, maioritária, que o povo tem de mim, mas isso não me preocupa minimamente pois sou amigo de quem quero ser e não me deixo levar pelas opiniões das víboras, MAS, ao juntar-me a certos indivíduos sou conotado da mesma forma. Isso não me preocupa. Quando saí de Valverde para estudar fora até os prórios amigos que tinha, que não já estudavam, me disseram que agora ia tornar-me numa pessoa diferente, já não ia alinhar nos mesmos "filmes" de antigamente, que ia subir na vida. Outros que nem meus amigos eram disseram pior ainda. Subir na vida, a meu humilde ver é evoluir enquanto pessoa e ser social. Nunca critiquei nem diminuí ninguém pela profissão ou pelos vícios. Não olho para os meus semelhantes através dos olhos das víboas. Tudo isto para concluir que: As conversas de café são saudáveis, senão de que outra maneira ficaríamos informados do que se passa na terra, a todos os níveis? Até este blog já entrou no rodopio das conversas de café. As instituições da terra lêem-no regularmente e comentam-no nas suas reuniões. Gente de fora vem lê-lo por pura curiosidade, por espanto com o nível de conversação patente os membros tão diferente do estereótipo valverdense. Existe aqui muito bom-senso. Falta alguma crueza nas palavras, algum à-vontade para expôr as opiniões (mea culpa) mas por enquanto é bom que assim seja para não "catalogar" os intervenientes como o povo faz. Mas, desenganem-se os que pensam que o blog é para meia-dúzia de iluminados pois estas conversas cibernáuticas já entraram nas conversas de café. A partir de agora tudo quanto é dito pode ser distorcido pela língua das víboras. Atenção aos telhados de vidro pois o povo atira pedras ao ar sem fazer pontaria. Quanto aos que levam as conversas para os cafés, sejam responsáveis... Começa a ser aliciante falar mais a sério e discutir realmente os problemas da terra, com responsabilidade. Haja bom-senso, e saúde. Bem-haja pela atenção.

4 comentários:

  1. por acaso andam bloqueados!!!!!!
    falta de imaginação!!!!
    BIORITMO
    na saude fisica
    pesicologica
    e s....

    ResponderEliminar
  2. É mais falta de mão-de-obra. Colabore, compre já o kit de sócio do Blog de Valverde City! Ganhe prémios mas não nos pergunte como!

    ResponderEliminar
  3. Estas palavras vieram msm a calhar,pois eu penso o msm.É pena é que tudo o que foi dito é um facto que acontece na nossa terra e penso que isso não vai mudar.Podemos TENTAR mudar, mas MUDAR axo que nunca o vamos conseguir.

    ResponderEliminar