quarta-feira, 29 de novembro de 2006

A minha homenagem à distância II

Quando penso no Ti Manel Piãozinho, penso no humilde legado que nos deixa.

Era de facto uma figura ímpar da nossa freguesia e não só. Acérrimo adepto de futebol, entusiasta de atletismo e ciclismo, não perdia um evento desportivo em Valverde ou em qualquer sítio onde fosse capaz de se deslocar a pé. Claro que não serei eu quem melhor poderá falar dessa faceta do Ti Manel. O que sei é que, embora não soubesse ler nem escrever, era um fervoroso treinador de bancada e era capaz de discutir técnicas e estratégias de futebol (e não só) com os maiores e melhores entendidos da terra. Mas o legado de que quero falar aqui é bem mais grandioso aos meus olhos. Falo de um Homem que levou uma vida humilde de trabalho e sacrifício, uma vida desprendida de bens materiais e sem grandes ambições. Este tipo de vida é muita vez a cruz dos simples de espírito e outros deficientes tão típicos das aldeias do nosso país. A grande diferença é que o nosso Ti Manel, contrariamente ao que muita gente pensava, não era tolo. Nesta sua vida simples, sem electricidade, água canalizada ou outras mordomias dos tempos modernos, acreditem que era feliz, conscientemente feliz.

A sua felicidade, a sua alegria de viver, a sua simplicidade, mesmo quando, aos domingos, vestia a sua melhor roupa para ir à missa, são lições de vida nas quais todos nós devíamos retirar um pouco de humildade.

Esta foto foi tirada na noite de Natal 2004. O Ti Manel estava feliz a olhar para o madeiro. Naquela hora, no Carvalhal, eramos as duas únicas almas à volta do madeiro.


Com esta perda, todos nós ficamos mais pobres.

Parte uma personagem singela e acarinhada por todos que, à sua maneira, era um símbolo de um Valverde que foi e já não volta, uma imagem do nosso imaginário colectivo, um Homem por quem nutria um carinho muito especial e que era, para mim, um símbolo do “Portugal” da minha infância.

Adeus Ti Manel

4 comentários:

  1. “Ti Manel Piãozinho” um homem do povo, um homem carinhoso, um homem acarinhando por todos o que rodearão, um homem de alias de ser pequeno na estrutura era bastante grande no seu espírito, alma e na sua vida.
    “Ti Manel Piãozinho” o “Tio” de todos nós.

    ResponderEliminar
  2. Aqui fica a minha simples homenagem a quem sempre viveu com toda a dignidade,cheio de boa disposição e com amizade para espalhar sem limites.Era um pequeno homeme de estatura ,mas era,sobretudo,um homem cheio de dignidade.Partiu e todos ficamos mais pobres,perdemos um grande amigo.Daqui como valverdesense e,também,como Presidente da Assembleia Geral do Desportivo,que também resiste devido a homens como ele,deixo a minha simples edolorosa homenagem.Não queria deixar passar em vão este momento sem dizer que é muito comovedor ver que os mais novos reconhecem que o valor de uma pessoa,qualquer que ela seja,não está nas aparências ou nos fatos que usa.
    Do ti Manel Piãozinho teremos sempre saudades.
    Alberto Clemente.

    ResponderEliminar
  3. eu só conheci o ti manel durante as filmagens de Steinz, filme no qual ele aparece num pequeno excerto (onde participou com admirável jovialidade), e desde logo me pareceu ser um velhote porreiro. e atenção que esta não é uma daquelas homenagens "ya agora que morreu é o maior".

    os meus pesames tb para vocês que perderam uma simpática e humilde "figura" da vossa terra.

    ResponderEliminar