quarta-feira, 26 de julho de 2006

Haja respeito!


O mais respeitável e respeitado órgão de comunicação social da nossa região destacou, na sua edição desta semana, três importantes e interessantes blogues regionais. É claro que nenhuma das três referências apontava para este modesto espaço de opinião nem ao mais recente blogue de um Valverdense, o Valverdinho. Aproveito para saudar o autor desse espaço convidando-o (se tal não foi já feito ainda) para participar também neste modesto espacito. Voltando ao nosso ilustre órgão informativo, só quero chamar a atenção dos leitores (que pelos vistos são cada vez menos) para o facto de, como já é habitual, a notícia reportar-se a localidades da zona do pinhal. Caso não tenho reparado ainda, poucas são as notícias publicadas nesse jornal que dizem respeito a localidades situadas a leste da linha da CP. Quando estas localidades são notícias são-o, normalmente, pelos piores motivos. O blogue de Valverde existe para aí desde Dezembro/Janeiro e vejam lá se foi notícia? Não sei se existem blogues da Fatela, dos Enxames, do Alcaide ou até da Mata da Rainha mas se existirem de certeza que não o vou saber pelo jornal em questão. É que, sistematicamente, só é notícia o que acontece a oeste do Fundão e, mais ainda, se for de algures na zona do pinhal. No Açor, um pastor peida-se em dó é notícia, nas Bogas aparece uma pedra do rio Zêzere com forma de coração será certamente notícia, é inaugurado um equipamento desportivo de milhões de euros em Valverde, mal é noticiado. Enfim, é só escolher a edição e fazer uma análise comparativa. Não escrevo isto por bairrismo (logo eu!) mas tenho reparado a forma como a nossa terrinha é tratada (ou não) por este semanário e acreditem que não me agrada nada. Sei que Valverde não tem um passado digno de um Emile Zola no seu Germinal mas, mesmo sem o romantismo leninista da mina, o nosso burgo foi fundado no suor de gente trabalhadora e honesta que merece mais respeito, nem que seja pelo facto de, com esse mesmo suor, também ter ajudado a que esse jornal fosse o que é hoje.
Abraço
(Não, ainda estou vivo e no activo, não fechei a loja!)

7 comentários:

  1. Finalmente expuseste no blog a curiosidade para que já me tinhas alertado. E olha que, confirmando em comentário com outras pessoas, é opinião comum que a "parte de cá" é ostracizada por esse órgão de comunicação social. Talvez seja porque esta "parte de cá" tenha menos assinantes? Não sei... Sei é que além dos fracos investimentos que são feitos nesta mesma "parte", se bem que nós valverdenses tenhamos recebido um pavilhão novinho, ainda somos ignorados e tomados como "quinteiros" e "burrogessos". Será inveja por estarmos mais perto da A23? Ou será porque, humanamente falando, as "bandas de lá" são invisíveis? A verdade, caro colega, é que é a malta de Valverde que mantém acesa a chama na maioria das festas populares do concelho, bem como o principal estabelecimento nocturno do Fundão. E já não são só "javardos" que saem de Valverde para se ir divertir por esse concelho fora, cada vez mais se mostra muito civismo, e irreverência (pois claro, não somos nenhuns totós...), por parte dos cidadãos de Valverde.
    Somos um povo vivo, e para o melhor e para o pior, somos notados: "Onde quer que vandéns, mostrandéns o que sandéns!".
    P.s: Se não fosse por Valverde que festejos se veriam no Fundão por altura do Mundial 2006?

    ResponderEliminar
  2. Por acso também já tinha falado disso com o 3xl e acredito que devem existir motivos fortes e a nível pessoal das pessoas que compôem o jornal para tal acontecer.
    O que será só mesmo eles nos podem dizer ...mas podemos aproveitar para dar nas vistas.
    Vamos pensar em ideias malta?

    ResponderEliminar
  3. Prefiro não acreditar que o JF tenha motivos para ignorar aquilo que de importante se vai passando por estas bandas. Parece-me que o que acontece é que mais uma vez "a montanha espera por Maomé", ou seja, não existe por parte dos jornalistas a "sede" de notícias, preferindo estes a estadia de gabinete, na certeza de que mais tarde ou mais cedo, o fax, o telefone ou e-mail lhes hão-de conceder um furo jornalistico. Ainda este fim de semana me cruzei com uma estagiária do referido jornal que fazia a cobertura do acampamento de Alpedrinha, mas que só estava ali porque em tempo útil foi avisada pelo Delegado Regional do IPJ que era importante dar destaque ao evento. Lá está.... falta a pesquisa e o trabalho de campo!
    Bem, mas piores que estes são os gajos da rádio que tem sede no Fundão, mas insistem em falar apenas da Covilhã!

    ResponderEliminar
  4. Pois é Mango! Mas eu não acredito na simples explicação do "esperar pelo fax". Basta veres que do lado de lá não se espera pelo fax, procura-se a notícia. Quanto à rádio também não me espantará a atitude seguidista... abraço

    ResponderEliminar
  5. Pois,eu gosto é de desafios.Se o M(i)ango (uel) se lembrar dos experimentais 3 nºs do Valverdense,talvez agora haja mais possibilidades para a aventura da informação local. Aqui há massa cinzenta da boa.
    Estou sempre à disposição.
    AC/valverdinho

    ResponderEliminar
  6. Com isso concordo eu! Uma publicação puramente valverdense, além do notável "S. Miguel" que subsiste sem grande presunção assente apenas na vontade individual do sr. Zé Maria, seria um grande golpe na má fama que a terrinha tem... O problema é o mesmo que aflige este blog, falta de assunto, ou repercussões desproporcionadas sobre o que se diz... Alguém tem paciência para levar com a massa bruta? Outra questão é o financiamento, nem de graça se lê quanto mais a pagar... Acho que é altura de se criar uma elite snob. Só assim se permanece imune às chatices que a ignorância generalizada provoca.

    ResponderEliminar