terça-feira, 18 de abril de 2006

O LADO LUNAR

Confesso que tenho algum receio de iniciar esta minha reflexão, até porque não posso deixar de me considerar um dos "réus" no que toca ao estado de espírito do principal empreendedor deste blog. Mas sendo assim, faço mea culpa, e começo por me desculpabilizar perante todos os bloguistas em geral e os mais activos em particular, pela minha fraca participação ao longo de toda a existência deste espaço.
Percebi através dos primeiros cliques nos posts, que daqui, um dia (somewhere..somehow!!), saíria algo de grandioso! Não sei se uma ideia, uma identidade, ou "simplesmente" a renovação de um estado de espírito característico da forte personalidade de quem tem a honra de ter nascido ou vivido em Valverde.
Mais uma vez confesso e assumo que não contribuí (pelo menos enquanto frequentador do blog) para que tal tenha acontecido. A verdade é que também eu tenho assistido sentado, à deterioração da nossa identidade. Deparo comigo incessantemente a pensar que já fiz de tudo o que estava ao meu alcance, e quando penso em voltar à luta... vejo as mesmas mãos que me deram "palmadinhas" nas costas, bater "palminhas" a quem pouco mais interessa que os seus próprios interesses.
Como diria o Rui Veloso, chamemos-lhe apenas o lado lunar de Valverde!
A temática da identidade guardo-a para mais tarde, para um dia contar a futuras ramificações geneológicas que possa vir a acrescentar à minha existência. Hoje, honestamente, não me parece necessário, sob pena de me tornar aos olhos de quem divide o espaço geográfico de Valverde comigo, um cidadão demodee, implicante e com fraco sentido de oportunidade.
Afinal, com todo o respeito que as outras freguesias me merecem, sou de Valverde! E supostamente isso implicaria ser diferente. E acredito que somos, para o bem e para o mal!
A mensagem que quero deixar é que tal como li algures numa edição jornalistica "Um desertor nunca ganha uma guerra". Acatando a essência tranbordante de uma expressão tão vilmente profunda, aproveito para vos encorajar a manter aquilo que de positivo tem acontecido por aqui. E a meu ver, este espaço é altamente positivo!!

2 comentários:

  1. Mandei pedras ao ar, acertei na cabeça errada. Não é que tivesse como alvo alguma cabeça em especial, só queria fazer comichão em algumas para ver se a malta se manifestava. Não tens que fazer mea culpa nenhum, logo tu.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler as tuas palavras apetece-me transfomar em fénix e renascer das cinzas do fogo que ateiei a mim próprio e que, se não fosse os posts do tito e o teu, me teriam consumido até à total ausência de matéria inflamável. Mas não desisto catano. Sou e serei uma voz crítica da nossa terra. Doa a quem doer! Abraço sincero! (finalmente consegui usar a palavra "catano" numa frase, sinto-me orgulhoso)

    ResponderEliminar