quinta-feira, 20 de abril de 2006

Manter a Linha


Em virtude das ladies do Blog serem um pouco envergonhadas e como a tradição diz que os melhores Cozinheiros são homens resolvi adicionar a crónica semana da culinária, quem sabe se esta semana não tiveram tempo para ler a MARIA.
Bom Apetite


O verão está a espreitar e o desejo de alimentos leves e saborosos aumenta. Veja como pode aliar uma refeição saudável, rica e ainda é preventora de tipos de cancro, devido ao elevado teor em antioxidantes.
Esta receita é um potencial preventor do cancro. Tanto o agrião como a alperce são ricos em betacaroteno e vitamina C que são antioxidantes. Estes ajudam a “limpar” os radicais livres que são os principais causadores de cancro.


Agrião
O agrião é um dos legumes mais saudáveis para saladas. Rico em vitaminas e minerais e apenas contém 22 kcal por cada 100 gramas. Este legume pertence à mesma família dos brócolos e couves, ou seja, família das Crucíferas.Está provado cientificamente que a adição diária de Crucíferas na alimentação, reduz significativamente o risco do cancro do cólon. Este legume além de ser rico em vitamina C e sai minerais, é também rico em Ferro e Iodo, ultrapassando a couve e o espinafre. Além de funcionar como preventor do cancro, este legume também tem propriedades medicinais, que funciona como desintoxicante, e é usado para o tratamento de disfunções renais e hepáticas. Este legume deve ser muito bem lavado e deve conhecer a sua origem.

Nunca colha agriões em terrenos incultos.


Alperce
Os alperces são uma boa fonte de betacaroteno, que é um antioxidante. Os alperces secos contêm mais calorias mas são uma razoável fonte de ferro, e uma boa fonte de fibras e potássio. O potássio pode baixar a tensão arterial, uma vez que este mineral é um diurético natural que estimula o organismo a eliminar a água e o sódio. Com o verão a chegar, os alperces começam a aparecer, e esta fruta fresca é pouco calórica e contém fibras. Um excelente fruto!
Delicie-se com esta refrescante receita. Fácil e saborosa: ideal para o verão!


Salada de Agrião com Alperces e frutos secos


Ingredientes para 4 pessoas

4 alperces cortados em tiras0.

5 dl de vinho do porto

1 molho de agrião bem lavado

1 cenoura ralada

4 colheres de sopa de amendoins

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de sumo de limão
Preparação:

Coloque os alperces com o vinho numa tigela ou prato fundo. Cubra com película aderente e reserve por 30 minutos. De seguida, escorra todo o líquido.Numa saladeira, coloque o agrião e distribua por cima o alperce, a cenoura e os amendoins. Tempere com azeite e limão.


Informação nutricional por porção (valores arredondados)247 Kcal, 7g de fibra, 10g de proteínas, 22g de hidratos de carbono e 15g de gordura.

1 comentário: