quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Em Valverde...

Em Valverde a malta do ano ainda paga todas as despesas inerentes aos madeiros. Em Valverde os mancebos ainda pagam combustível e comida para ajudar a aguentar a noite como manda a tradição.
Em Valverde ainda se roubam os madeiros. Em Valverde ainda se empilham os madeiros à mão. Em Valverde ainda se toca o sino noite dentro na noite dos madeiros. Em Valverde até já se fazem dois madeiros.
Em Valverde ainda há homens. E enquanto houver homens há madeiros!´

Feliz 2014!

5 comentários:

  1. Muito bem! E enquanto houver gentes em Valverde com to......tes ninguem se esquece que nos querem roubar a nossa terra

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! E enquanto houver gentes em Valverde com to......tes ninguem se esquece que nos querem roubar a nossa terra

    ResponderEliminar
  3. Querem roubar a terra? Se calhar já era tempo de reparar que já roubaram!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente é verdade. E há coisas que são difíceis de voltar atrás. Mas também é certo as tradições, cultura, associativismo, ..., que nada tem a haver com politica é que fazem um povo e isso só depende de nós e da união. É a minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
  5. Mancebos? Desde quando é que ainda existem mancebos. Mancebo é alguém que tinha que ir à inspeção militar ( Castelo Branco e, anos mais tarde Coimbra). Hoje já não o são. Simplesmente é de louvar manter tal tradição, desde que não fiquem pessoas lesadas e que não haja actos de alguns mais "quentes" que ponham em causa as suas vidas e as dos outros, porque as nossas memórias não podem ser muito curtas. Um abraço aos que foram mancebos, um outro à rapaziada que mantém a tradição e paz a todos aqueles que já se foram.
    CCCP

    ResponderEliminar