quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia de todos os Santos.

Mais um dia...mas hoje não é um dia vulgar.Hoje foi o dia de todos os santos.Arriscava-me até a dizer que toda esta semana não é uma semana normal.Toda esta semana foi um rodopio de gentes e flores em direcção ao cemitério para "compor" a ultima morada do(s) ente(s) mais queridos, grupos de senhoras vindas do Carvalhal (algumas que só se vêem no centro da freguesia,Valverde, nestes dias), obviamente de Valverde, outras que estão noutras terras,Todas se concentram-se no cemitério com o respectivo ramo de flores, trazido de braçado.
No dia,quando acaba a missa,com a igreja a abarrotar, começa a tocar o sino a dobrar e passado pouco tempo entra a irmandade com as respectivas bandeiras, lanternas,cruz e suas "opas" seguida da cruz da igreja e o paraco no cemitério repleto de gente,uma multidão...É a romagem ao cemitério. Há gentes que quase niguém conhece mas que é aqui que têem os seus entes sepultados,é aqui que estão as suas raízes. Serve este dia, para além de muitas outras coisas, para ver a riqueza humana deste povo.
Fico admirado,positivamente,com a cada vez maior afluência neste dia.Só tenho pena que não se saiba aproveitar as mais valias de cada uma destas pessoas que são VALVERDENSES.

Sem comentários:

Enviar um comentário