domingo, 7 de novembro de 2010

O Champimóvel no Fundão (13 a 17 de Novembro 2010)





Champimóvel
Em 10 de Abril 2008 “O futuro da ciência” chegou a Portugal!!

Pela primeira vez, as crianças da Península Ibérica têm a oportunidade de fazer uma viagem inédita, uma excursão interactiva através do corpo humano. É uma experiência única! O “Champimóvel” da Fundação de Champalimaud é uma experiência tri-dimensional, interactiva e móvel com base num filme que transporta tecnologia de ponta cientifica-médica para o coração e a mente das crianças com idades entre os 9 aos 14 anos. O anfitrião desta viagem, o"Champi", guia o espectador através do corpo humano a fim de testemunhar os problemas mais relevantes e mais contemporâneos na ciência médica tais como as células estaminais , nanotecnologias, DNA e a terapia genética.
O Champimóvel é um dos conceitos mais originais da ciência educativa e despertará a curiosidade científica em milhares de jovens. Como experiência tri-dimensional e interactiva, os estudantes imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico. A sua descoberta dos temas científicos subjacentes é feita de forma natural e agradável. Além disso, sendo uma exposição itinerante, o Champimóvel permite levar a ciência até às crianças, independentemente da área da sua escola ou de onde vivem A ciência é para todos e a Fundação Champalimaud proporciona esta fantástica aventura percorrendo Portugal e Espanha.
As crianças portuguesas tiveram seu primeiro contacto com o Champimóvel em 10 de Abril 2008 durante a sua inauguração em Lisboa. Durante esta sessão inaugural, acompanhada por membros do Conselho de Administração da Fundação, trinta e cinco crianças da área de Lisboa experimentaram a fantástica sensação de viajar através do corpo humano com o Champimóvel. Nesta ocasião foi também assinado um acordo entre a Fundação Champalimaud e o Ministério da Educação que permite o acesso do Champimóvel a todas as escolas de Portugal. Depois do lançamento em Lisboa, o Champimóvel partirá para o distrito de Vila Real onde começará a sua excursão pelas escolas de todo o país.

O Champimóvel estará na Praça do Município dias 13 e 14 de Novembro (aberto à população em geral) e 15 a 17 apenas para alunos dos 6º e 9º do concelho do Fundão. Podendo os outros alunos dos vários anos lectivos visitar o Champimóvel nos dias 13 e 14 de Novembro em grupos de 17 0u 19 pessoas, tendo marcar (preenchendo a Ficha de Inscrição e entregando ate dia 8 de Novembro na Câmara Municipal - Gabinete da Vereadora da Educação/Acção Social/Saúde ou enviando para o mail: ver.educacao.social@cm-fundao.pt

26 comentários:

  1. Espermos que os miudos de Valverde tambem tirme proveito desta iniciatavia!
    Já agora...será que podiam informar quantos alunos há na escola de Valverde neste momento(se faz favor)
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. O Agrupamento 801 Valverde (escuteiros) vai levar os seus membros a visitar o Champimóvel Domingo de manhã.

    ResponderEliminar
  3. É assim mesmo :).é pena é ser a 1 domingo...

    ResponderEliminar
  4. Champalimaud: afinal o "fascista" para uns e "capitalista" para outros deixou-nos mais coisas que os tais "amigos do pove"! e esta, hein?

    ResponderEliminar
  5. Até digo mais: vivemos num país de hipócritas, onde tudo vale para axincalhar e depois vivemos à custa das suas esmolas. Viva o portuga!!!!
    Valverdense

    ResponderEliminar
  6. Se me é permitido:
    definição de portuga:
    - fala mal por trás e lambe o cu pela frente.
    - tem inveja dos outros e bebe copos com esses filhos da mãe.
    - denuncia os amigos e ajuda-os naquilo que lhe é possível.
    - desvia dinheiro quando pode, e critica quem é apanhado.
    - nunca tem culpa de nada, essa é sempre daquele e do outro.

    Se fosse um dos herdeiros do champalimaud, dava o dinheiro aos espanhóis. tornava-me num verdadeiro patriota ibérico, podes crer!!!
    Valverdense

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. viva a censura!!!blog da*****

    ResponderEliminar
  11. Quem não gosta, não come.Publica tu!pode ser que seja melhor...

    ResponderEliminar
  12. para quem vive longe de Valverde e gosta de vir aqui para saber das novidades, que guerra é esta? um comentário não é um parecer,uma observação mais ou menos malévola,critica a um texto? não vejo razão para comentários serem removidos,até mesmo por uma questão de respeito pela pessoa que o escreveu. 1 abraço bem quentinho para quebrar esse gelo que vos corre nas veias.

    ResponderEliminar
  13. Viva o 25 de Abril, para alguns claro. O Champimóvel não é mais que uma criação hipócrita, mais um grão de areia para português ver. Investiguem a tal fundação e vejam quem está aà frente. Depois digam do vosso parecer, se não fizerem parte do rebanho evidentemente... cala-te boca que o povo só gosta de quem o *****.

    ResponderEliminar
  14. Sou contra a censura, mesmo dos comentários sem nexo e sem qqr tipo de fundamento. Vamos por novamente isto nos pícaros. desafio bloguistas e comentdores, mesmo os mais "satíricos"...
    Valverdense is back!"!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Vamos acabar com a censuraq, regressar à normalidade. Até os mais bombistas deveriam regressar. Dá vida ao blog. Desafio: bolggers e comentaristas "sádicos" de regresso para elevar o patamar disto.
    Valverdense is back!!!!

    ResponderEliminar
  16. Sabiam que essa fundação foi feita com muitos dinheiros roubados aos vossos avós durante mais de quarenta anos? Sabiam que as miseráveis reformas que recebem os velhotes derivam de descontos nunca efectuados quando eles trabalharam para muitas sociedades dessa família? Depois, bom, depois veio uma mea culpa e vamos fundar uma tal de instituição. Vamos construir hospitais, centros de pesquisas..., mas de onde foi angariado esse dinheiro ao longo destes anos? com o suor de muitos velhotes que foram roubados... Já agora onde pára o capital do banco "sotto mayor"? quem terá acesso ao denominado hospital de oncologia? os pobres? os coitados desta sociedade? depois vêm com carros espectaculares itinerantes em nome da ciência...
    Valverdense is back

    ResponderEliminar
  17. se calhar viram o mal que fizeram e agora querem remedear, sabes lá. mal vale ser tarde do que nunca. Mas afinal para que servem as fundações? Sim porque é fundação e não instituição, mas vai dar quase ao mesmo, é só uma questão de retórica. As ditas fundações só trazem bene´fícios a quem as gere, e chupam os dinheiros estatais, logo contribuem para os boys da sociedade, os ditos parasitas e para o declínio dos restantes. Perguntem à Leonor Beleza e outros gestores ou directores quanto é que não vale um tacho destes. Gerir fortunas deve ser bacano, né? Se tudo fosse bem investigado, não haveria prisões suficientes para tanta gatuno...
    O justiceiro

    ResponderEliminar
  18. Nota: a informação dada está errada. Já há muitos anos que no Pavilhão do Conhecimento foi realizado uma experiência deste género, com imagens tridemensionais, interacção dos visitantes com filmes e visita guiada ao corpo humano. E era realizada por uma entidade pública, não privada.
    "K nojo" era o nome da tal exposição. Alguém se lembra? Foi este o primeiro programa a nível da Península Ibérica. O seu ao seu dono.

    ResponderEliminar
  19. Realmente, não sei porquê tanta coisa por causa do Champalimaud, ele pode ter construido uma fortuna à custa da exploração do povo mas deixem lá que as coisas não mudaram muito. Além disso, não sei porque raio se insurgem com isso quando concordam em declarar só parte do ordanado que recebem. Não será a mesma coisa? E será que a parte que vocês não declaram e que contribui para fortunas (grandes ou não) pessoais será um dia convertida numa fundação? Duvido, será convertida em luxo e ostentação, por isso não se pode jugal assim as pessoas tão facilmemte. Além disso o Champalimaud criou fortuna criando riqueza e emprego, a maioria dos novos ricos não cria nada para além de desemprego e pobreza e eles cada vez mais ricos. Pensem bem antes de atirar pedras.

    ResponderEliminar
  20. Grande riqueza sim senhor. Se calhar foram as tais declarações de milhões obmissas que lhe deram a tal fortuna. As nossas declarações obmissas de tostões fazem realmente toda a diferença. Quando o rico esconde é um desvio, quando o pobre esconde, está a roubar. Criar fortuna e emprego cagando no pobre, qualquer rico o faz. Até eu se tivesse milhões o faria, pois então...

    ResponderEliminar
  21. Façam como o Cantona: retirem o dinheiro dos bancos e depois logo se verá o que é que os ricalhaços farão.
    Franciú

    ResponderEliminar
  22. Amigo anónimo das 5:59. Não defendi nem defendo Champalimaud,só quiz dizer que as nossas declarações obmissas de tostões só servem para enriquecer ainda mais esses tais ricos que desviam. Eles é que ganham com isso, não nós. Quando recebomos mil e declaramos 500, se nos acontece algo ou ir para o desemprego, é sobre os 500 que o que temos direito é calculado. Nós pertimimos que seja assim por isso quando apontamos o dedo a Champalimaud, Belmiro e outros ricos, esquecemos que eles só existem porque nós deixamos. E os piores não são esses, são aqueles que controiem fortunas descaradas à custa dessa exploração, vejam os impresarios do norte e até alí da covilhã, não pensam a longo prazo, só em enriquecre rapido... O Cantona tem razão.

    ResponderEliminar
  23. vi a exposição "Knojo" bem gira na verdade. Não consigo compreender essa raiva toda a um Homem k já morreu e k até nos deixou uma fundação voltada para a investigação de um mal tão mortifero como o cancro. Depois pensem na Fundação Luis Figo...será k a fundaçao foi fruto de exploraçao? Claro k não. Foi fruto do bom trabalho dele e das Fortes pernas dele. Fundação Calouste gulbenkian? o Senhor nem era Português,era da Arménia. Bem ,muitas outras fundações podia falar mas foi mesmo para vos por a pensar um pouco... ou não! 1 abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  24. Veremos se realmente essa tal fundação na investigação ao câncro será tão nobre como nos querem fazer pensar, ou será só nobre para quem tem dinheiro para o conseguir. Tipo a filosofia dos lares que é para todos e no final de contas verifica-se o quÊ?
    Quanto ao Figo que causa tão nobre igualmente... quando as investigações forem bem feitas, aí sim poderá falar-se... até lá todos têm o benefício da dúvida e são livres de opinar como bem entenderem.

    ResponderEliminar
  25. essa dos lares é curioso. Não vivo na terra mas sei k está a ser construido um em Valverde para quando a inauguraçao? aí sim a filosofia será bem diferente não acha?

    ResponderEliminar