terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dá-nos a tua opinião

valverdecomolhosnofuturo@gmail.com

17 comentários:

  1. Olá... está aí alguém? Estes silêncios irritam-me... Nem o meu castelo assombrado é tão silencioso...
    Bem, parece-me que no post do fórum já foram apontadas algumas questões pertinentes.

    No entanto, parece-me que há necessidade de pensar no futuro como um todo: que integre as diferentes vertentes da vida da freguesia, as diferentes idades e expectativas dos cidadãos e, com base no que já existe de meios naturais e materiais, operacionalize toda acção local para um mesmo objectivo. Isto é, se o objectivo é criar um futuro melhor, tudo deve confluir para esse fim, a bem de todos.
    Começa pela necessidade dos órgãos das autarquias (freguesia e municipal) estarem predispostos a articular a sua acção entre si, poupando e rentabilizando esforços, num todo coerente e harmonioso rumo ao mesmo objectivo. E isto já é um princípio para que tudo o resto corra bem.
    Em conjunto, devem estabelecer um calendário com descrição de tarefas e funções e qual a entidade responsável por cada uma delas, a verificar e reajustar semanalmente, para evitar que o tempo passe e os assuntos fiquem adiados demasiado tempo, comprometendo a sua realização e o objectivo final.
    E se o bem comum, o bem de todos, é o objectivo final, então que fazer?
    Sem querer ser demasiado ambiciosa, parece-me que depois do prioritário: abastecimento de água e luz a toda a população, do estabelecimento da rede de esgotos e do gás, da ligação telefónica e do posto de recolha/distribuição do correio, do estabelecimento da rede viária e estacionamento, do posto médico e da articulação com a escola (entenda-se transporte dos alunos, alimentação, aquecimento/climatização, meios materiais, livros e adequação do edifício, auxiliares da acção educativa e tarefeiras, internet e wireless); há necessidade de passar à fase seguinte.
    E essa fase, consoante a urgência e as verbas disponíveis, passaria por criar um espaço com diferentes valências, como que um centro cultural, de acolhimento e de lazer: sede da Junta de Freguesia, respectivas garagens e arrumos; ponto net com wireless para uma boa parte da área da freguesia; biblioteca e ludoteca; ponto multimédia e sala de projecção; anfiteatro coberto e descoberto; salão multiusos com palco; polidesportivo coberto e outro descoberto, partilhando das mesmas instalações sanitárias; ginásio multiusos; sala de convívio e bar; piscina coberta e descoberta com instalações partilhadas; centro de dia para idosos com refeitório a partilhar pelas outra valências quando necessário; sede para o agrupamento de escuteiros; parque de merendas e praia fluvial com instalações sanitárias adequadas;
    E ainda uma via directa ao centro do concelho, com pista para autocarros do transporte urbano, pista de bicicletas e pista para peões com passadeiras e abrigos nas paragens.
    Bem, pode parecer muito, mas à escala da freguesia e em conjunto com a CM, parece-me exequível., quanto mais não seja, a longo prazo.

    Ok, venham então lá as criticas :P

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que existem pessoas que se preocupam e com ideias como nós em que o serviço público é o nosso principal objectivo.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns, finalmente uma lista plural, diferente e de renovação.

    Espero que ganhe ou pelo menos faça a diferença, num povo e numa terra tão necessitada de uma nova visão de futuro e de gente com ideias frscas sem estar presa a alguma coisa.

    Senão lá iremos ter mais do mesmo:

    - Uma lista do PS que voltará a repetir a já estafada receita dos anos passados, com caminhos e mais caminhos, com beneficios principalmente a amigos e seguidores e subsidios aplicados sem justificação apenas para saldar dividas pessoais. E que há muito se demitiu do real governo da Fréguesia.

    - E a outra lista do PSD, apoiada pela Igreja, Pároco de Valverde e seu séquito. Que sempre foi a contra-junta/junta-sombra de Valverde e que os seus elementos nos cargos que ocupam muito bem têm defendido os seus interesses pessoais e familiares e dos amigos do peito.
    Já viram se esta lista do PSD ganha? Vamos ter a Igreja, o Pároco e os elementos chefe das suas organizações a mandar em toda a vida de Valverde. E não julguem que è o cabeça da Lista do PSD que vai mandar alguma coisa, esse apenas vai dizer Ámen.

    Força pessoal, sejam corajosos e mostrem que para a frente è que è o caminho. Mostrem o que temos estado a perder e/ou vamos perder se as listas dos partidos e da igreja ganharem.

    Bem hajam por terem tido a coragem de se candidatarem.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo em grande parte com o que aqui já foi dito sobre o tema em assunto e aos comentários que já foram registados, porque somos Grandes, Muitos e temos os mesmos Direitos dos demais. Em relação ao comentário do Bird a respeito do comentário da Feiticeira, assentemos que soa desmesuradamente a campanha politica, e como manda a praxe só faltava, se fosse possível, a palmadinha nas costas e a frase que é boa e ouvir “tens toda a razão, pois é isso tudo que eu prometo fazer”. Mas também concordo com a opinião do Bird que declarou a dada altura no comentário que fez no Fórum Autárquicas no dia 25-06-2009 o seguinte: “Relativamente ao executivo penso que é Capaz e tem dado provas do seu Valor e acredito que irão continuar a fazê-lo por mais 4 anos desejando que seja edificada a nova Junta de Freguesia …..”.
    Continuação de bons comentários, e não sendo minha pretensão de diminuir alguém ou algum comentário em particular, quero dirigir especificamente uma palavra de apoio à Feiticeira que demonstra em muitos dos seus comentários, ser uma pessoa esclarecida, apesar de muito ambiciosa, mas ser-se ambicioso é saudável desde que de forma comedida.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por apareceres por estas bandas.
    Sim acredito que vão ser vocês a ficar por mais 4 anos, a menos que haja da população de Valverde um desejo de mudança e é com as ideias que temos e defendemos que queremos operar essa mudança.
    Agradecido na mesma, mas não sou pessoa de palmadinhas nas costas.
    Valverdense penso que exageraste, não é nosso objectivo ver as coisas nesse sentido, mas agradeço-te a palmadinha nas costas.

    ResponderEliminar
  6. Eu quero desde já felicitar todos aqueles que formam a lista, pois já era sem tempo aparecerem mentes novas a se preocuparem com o futuro desta freguesia. Só lamento que pelo menos um dos elementos tenha dado cara pelo PS durante muito tempo. Então em que é que ficamos, vão fazer o mesmo? Sim para fazer o mesmo não se precisa de mudar. Eu gostaria algo de novo pois estou farta de ver sempre os mesmos e seus seguidores no poder, tenho dito.

    ResponderEliminar
  7. Resposta ao Bird,
    Não me recordo em tempo algum nos comentários que fiz até à data de ter manisfestado qualquer tipo de apoio a quem quer que seja no que concerne a questões politicas, limito-me a constatar factos e a expressar a minha opinião sempre que o acho pertinente.
    Não sabia e nunca tive até ao momento a ideia de que este blog estava vedado a um grupo restrito de pessoas, cujo as ideias convergissem obrigatoriamente no mesmo sentido, “o de ser diferente”, pois na minha conduta social tento seguir outro que considero mais correcto “todos diferentes todos iguais” e que me permite ser Eu.
    Em suma, só queria contribuir com a partinha de opiniões, pois de certa forma contribui para a nossa aprendizagem.
    Reconheço que nunca fui convidado para poder fazer qualquer tipo de comentários, por isso desculpem, pois tal não voltará acontecer.

    ResponderEliminar
  8. Ok, confesso que que se calhar até fui directo de mais, não sou mesmo nada jeitoso para o "politicamente correcto", mas veja-se!

    Todos os Valverdenses sabem o que se vai passando na sua terra mesmo que o não queiram ver.

    A Presente Junta alcatroa mais umas centenas de metro de caminho e mete lá os esgotos porque algum amigo do peito precisa dos terrenos valorizados e os seus muros arranjados. Mas enquanto isso os centros urbanos de Valverde e Carvalhal são dos mais porcos do concelho com lixo a acumular-se nas ruas e cães e gatos vádios, muitos doentes, a multiplicarem-se.

    Por outro lado quanto à lista apoiada pelo outro partido politico, está bem visto quais os objectivos, que na pratica já se verificam, a familia e amigos a trabalharem nos sitios que dirigem, a Junta será mais outro. Sabe-se até que embora aceitem inscrições para trabalhadores no novo Centro, o facto è que a lista de quem vai ocupar os lugares já está feita e parece-me que não será pelas extraordinárias competências pessoais para o lugar, conseguem imaginar quem serão essas pessoas?

    E sabem que elementos das duas listas têm feitos pressões e comentários quase ofensivos sobre os elementos da lista de independentes? Democracia, muitos não sabem o que è!

    Enfim, precisamos mesmo de gente com olhos no futuro e que pelo menos se proponha fazer coisas diferentes e de maneira diferente, pondo o povo de Valverde no seu todo à frente de todos os interesses particulares ou "cooperativos".

    ResponderEliminar
  9. Queridos amigos,
    Bem-haja pelas vossas palavras simpáticas dirigidas aos meus humildes comentários, que mais não visam do que contribuir para a partilha e discussão rumo ao enriquecimento de todos. Se estivesse ao meu alcance, contribuiria de uma outra forma, mas constrangimentos de ordem pragmática impedem-me de o fazer. No entanto, adoraria sentar-me a uma mesa e discutir com todos vós o que aqui temos tratado, independentemente de listas e de partidos, porque o mais importante é o que deverá ser feito para o bem comum.
    Talvez esta noite me apeteça sair para apanhar o ar da noite e ir tomar café ao Espanhol. Teria muito gosto numa mesa redonda, sem Tvs nem apresentadores tendenciosos, claro.

    ResponderEliminar
  10. Nos meus comentários não quis retirar o direito a expressares a tua opinião.
    Aliás é nas diferentes opiniões que queremos pegar para tornar Valverde diferente, e como bem deves saber na nossa terra é algo que não acontece á vários anos.
    Peço desculpa se fui indelicado mas também gostaria de te dizer que
    nunca foram censuradas diferentes opiniões neste blog, pois como tens opinião outros também a têm.

    ResponderEliminar
  11. Aí valverdense tanta asneira junta.... Ve-se mesmo que deves ser um coitadinho ou coitadinha... è por isso que digo que valverde não mereçe que ninguem se empenhe em prol do desenvolvimento...
    Se estás contra uns por uma razão e contra outros por outra, fazias tu uma lista melhor... enfim...

    ResponderEliminar
  12. Aí valverdense tanta asneira junta.... Ve-se mesmo que deves ser um coitadinho ou coitadinha... è por isso que digo que valverde não mereçe que ninguem se empenhe em prol do desenvolvimento...
    Se estás contra uns por uma razão e contra outros por outra, fazias tu uma lista melhor... enfim...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo contra listas de Partidos do Tacho08 setembro, 2009 00:03

    Aqui está um exemplo quase a ser seguido mas apenas pelo numero de intervenientes e ass sugestões para slogans de campanha.

    http://pedacosdealcongosta.blogspot.com/2009/08/carlos-rolao-e-luis-martins-candidatos.html#comments

    Intervenham com algumas ideias e digam verdades mas não as deturpem! E já agoram quando contestarem digam porque è que estão contra e justifiquem.

    Vá lá!!!

    ResponderEliminar
  14. Esse tal valverdense que diz muita coisa mas só sai merda,ve-se logo que não é uma pessoa que saiba muito de política, porque se soube de política não andava para aí a falar mal do PSD que eu acho que é um grande partido e que O JOSÉ RAMALHO ficaria muito bem no cargo de Presidente de Junta de Freguesia de Valverde.

    ....

    ResponderEliminar
  15. Aqui cada um dá o seu melhor contributo gerador da sua imagem...

    ResponderEliminar
  16. Caros ilustres Valverdenses,
    Bem, não consigo ler e ficar sem chamar a atenção.
    Aqui é para dar opinião sobre o que deva ser feito, o que falta fazer, o que Valverde necessita.
    Não troquem galhardetes.
    Já conto com 50 anos e sei que o pessoal novo tem ideias. Mostrem-nas, sugiram-nas.
    O pessoal da minha idade quer saber algumas coisas para se poder decidir.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Ilustes Valverdenses,
    Sou fã de blogs, mas com moderação na linguagem...
    Acho que aqui era para ser dada opinião, sugestão para o desenvolvimento da freguesia.Não sabia que era para criticar A,B,C. Querem ser comparados aos bloggers que mais parecem ''ratos'', que falam mal de tudo e todos porque estão escondidos atrás de um anónimo?!
    Foi apenas um desabafo porque estão a transmitir uma má imagem da nossa terra!!!

    ResponderEliminar