Heráldica da freguesia de Valverde
No próximo dia 24 de Abril de 2008 a Assembleia de Freguesia de Valverde por proposta da Junta de Freguesia vai estabelecer os símbolos heráldicos da freguesia, nos termos do disposto na al.q) do nº2 do artº 17º da Lei nº169/99 de 18 de Setembro. Devo esclarecer que mais do que um parecer trata-se de uma imposição legal da qual não há alternativa. A proposta apresentada à Comissão de Heráldica era um pouco diferente,essencialmente no referente às cores.Estes vão ser os nossos símbolos e por eles nos vamos reger. Parecer da Associação dos Arqueólogos Portugueses – Comissão de Heráldica * PARECER Brasão : escudo de prata ,uma oliveira arrancada, de verde e frutada de negro;em campanha ,um vale de verde movente dos flancos e de pé três tiras ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro :VALVERDE-FUNDÃO. BANDEIRA vermelha .Cordão e borlas de prata vermelho.Haste e lança de ouro. Parecer emitido nos termos da Lei nº 53/91 de 7 de Agosto,em 18 de Dezembro de 2007. DESCRIÇÃO DE SIMBOLOGIA As maçãs representam a agricultura ,especialmente a fruticultura da melhor qualidade e do valor das terras. A oliveira representa a produção de azeite de qualidade,a árvore que circunda a freguesia, bem como a sua antiguidade. Vale com duas elevações que são os dois locais habitacionais da freguesia ,Valverde e Carvalhal,bem como a representação apropriada para o nome da freguesia. As burelas ondadas representam as duas ribeiras da freguesia : a Meimoa, limite da freguesia, e a Ribeira da Pouca Farinha ligada ao lugar onde historicamente Valverde tece a sua origem.
* Informação cedida pela Junta de Freguesia.
publicado por valverdinho
Esqueceram-se das uvas e das videiras!!! Aí pois, que falta de lembrança e falta de respeito pela história de Valverde.
ResponderEliminarMas por que carga de água o vermelho é lá colocado. O Chalana está triste, o Eusébio está triste, o Rui Costa está triste, o LFV está triste, os jogadores estão tristes,os benficas estão tristes só nos faltava agora Valverde ficar triste.
ResponderEliminarPorque é que em vez de uma bandeira não se pediu para desenhar um logotipo da freguesia? Era mais moderno e não necessitava de tantos símbolos como os brasões no tempo dos reis. É mesmo obrigatório o uso de uma bandeira? E já agora quem foram as pessoas da freguesia que participaram na elaboração de tal bandeira e dos seus símbolos?
ResponderEliminarcccp
Como membro da assembleia vos digo que o simbolo original tinha cores diferentes que não foram aprovadas pelos Srs. Doutores Engenheiros sei lá mais o quê.. que licenciam estes símbolos pelo que era assim ou sopas.
ResponderEliminarAbraço
Realmente, com a chegada do feriado do 25 de Abril, o tal que nos devolveu a democracia? apetece dizer:viva a democracia controlada imposta ao povo.
ResponderEliminarObrigado bird pelo esclarecimento.
cccp
Foi feito um estudo á história da nossa aldeia em que foram definidos os símbolos que mais tinham a ver ao nível histórico, tudo por esses senhores e na assembleia extraodinária para definição do brasão foi escolhida a cor verde como cor predominante. Mas os gajos vieram com as tais imposições da cor vermelha.
ResponderEliminarTambém não sei porque regras se regem para não aceitarem a escolha da Junta de Freguesia e imporem outras cores mas Quinta Feira vou tentar elucidar-me em relação a esse aspecto.
É verdade, houve estudo e propostas várias. Pelos vistos não entendemos nada disso e os senhores lá de LX é que sabem. Quanto ao logotipo, uma coisa não impede a outra. Todas as freguesias devem ter brasão e bandeira de acordo com as normas mas isso não impede que se crie um logotipo moderno. As duas coisas podem (e devem) co-existir.
ResponderEliminarPois é, em Lx o símbolo da bandeira são os corvos e um barco:corvos para roubar e impôr às restantes aves, porque a águia anda triste, a sua força e o barco para fugir com os impostos de todos quando forem embora do poleiro. Mas isso é para todos os poderes políticos no poleiro. Como um dos clubes deles anda em baixo, não consegue voar nem poisar, as oliveiras tiveram que ser cortadas e o vermelho, à moda do antigo regime da ditadura tem que ser imposto, porque realmente na palavra e nome Valverde o vermelho deve estar algo dissimulado, sim porque o vermelho das camisolas de um determinado clube de Lx serviudurante muitas décadas para distraie o povo, e pelos vistos a tradição mantém-se na DEMOCRACIA. Mas enfim, quem diria que em DEMOCRACIA as cores e símbolos eram novamente impostos?
ResponderEliminarEssa da oliveira arrancada está demais...
Amigo
Errata: distrair e não distraie, desculpem.
ResponderEliminarAmigo
Continuo a achar que os marmanjos de Lisboa deveriam estar bem pedrados pois como é que se foram esquecer das nossas vinhas? As nossas oliveiras estão bem de pé, porque é que as quiseram tombar? Estavam ou não pedrados? Quanto às cores só podem sofrer de clubite aguda e então o azul? Ou é para todos ou não é para ninguém.
ResponderEliminar