terça-feira, 2 de outubro de 2007

São Miguel e suas origens

Texto reproduzido do blogue valverdinho, colado aqui sem a permissão do autor. Não resisto a partilhar este magnífico trabalho com vocês. Abraço ao Alberto Clemente.


SÃO MIGUEL : VERDADE OU LENDA

Há uns que o afirmam sem qualquer dúvida, outros, mais velhos ou mais novos ,confirmam que sempre o ouviram contar.Os factos são assim relatados:
1º - As gentes de Tortozendo terão pedido emprestada a estátua do Anjo São Miguel com a finalidade de lhe fazerem a festa na sua terra.
2º - Os valverdenses terão concordado no empréstimo ,impondo apenas as seguintes condições : O Santo deveria ser devolvido após a festa e a obrigação ,durante a viagem, de nunca virar o santo de costas para Valverde.
Aconteceu exactamente o contrário. Apanhando-se já bastante longe terão virado o anjo de costas para a nossa terra,assim quebrando o compromisso e criando um facto que resultou na não devolução do santo à Igreja de Valverde.
Consta, então, ter-se perdido o santo e a feira que aqui se realizava com o seu nome e que agora tem lugar todos os anos no dia 29 de Setembro naquela vila do concelho de Covilhã.
Resumidamente é isto que tem passado de geração em geração.Quem nunca ouviu falar desta afronta?
Tentemos ir um pouco ao mais profundo dos tempos.A lenda tem-se mantido e continua intacta no coração dos valverdenses. Haverá algum exagero nesta recordação?
Verdade impossível de contornar é que o Anjo São Miguel é o padroeiro da nossa freguesia ,e por isso lá podemos encontrá-lo no altar mor da nossa Igreja paroquial,denominada Igreja paroquial de São Miguel de Valverde, sendo celebrada a sua festa reliogiosa no domingo mais próximo da data de 29 de Setembro. Também não se pode esquecer a devoção prestada a este anjo pelos valverdenses que mantêm a tradição de se deslocarem todos os anos à feira do Tortozendo,sendo que nos tempos mais remotos ali se dirigiam em romaria. Quanto à devoção parece-nos a prova ser mais que concludente!
Na relação das paróquias que pertenciam à Diocese da Guarda no ano de 1260 ali poderemos encontrar a paróquia de Val verde (Valis Virdiris em latim) ,orago de São Miguel. A antiguidade desta terra e da sua dedicação ao orago são, também, assim comprovadas.
Chegados aqui ,urge pensar. E provas?
Das minhas ingénuas pesquisas apenas tenho conhecimento do que se escreve no livro Subsídios para a monografia da Covilhã, publicado em 1899 , nas notas sobre as Igrejas de Covilhã e em particular da Igreja de Santa Maria,o seguinte : “ S. Miguel – esta egreja tinha só um altar com o orago; esta freguesia foi uma das primeiras. No dia d’este santo ,à distância de 5 kilometros desta villa ,havia uma grande feira ,a qual se realiza hoje no Tortozendo,para evitar frequentes desordens que ali se davam”.
Convém aqui explicar que a nossa freguesia pertenceu ao concelho de Covilhã até 1747, ano em que foi criado o concelho do Fundão a que desde logo pertenceu. Sabemos, também ,que a Igreja de Valverde foi antes chamada de Igreja de Santa Maria de Valverde, e é do conhecimento que dependia do Prior da Igreja de Santa Maria da Covilhã, assim constando no rol das paróquias que contribuíram com o seu donativo para a expedição aos mouros.
Note-se que se trata de uma freguesia cujo orago era São Miguel ,o que pode corresponder à nossa terra.
A distância de 5 quilómetros é demasiado curta para designar a distância da Covilhã até Valverde. No entanto, teremos de analisar que a única freguesia das redondezas cuja Igreja era dedicada a S. Miguel é a de Valverde.

Aqui chegados ficamos a saber que a feira foi atribuída ao Tortozendo e os motivos da mudança. Repare-se que na nossa freguesia há um lugar ,junto a S. Domingos, que se chama Chão do Tendeiro. Isto é, o lugar onde os comerciantes estendiam as suas tendas para o negócio. Sobre os motivos lembramos, apenas, que esta terra sempre foi de gente de grande carácter ,muito geniosa e de grande obstinação.
Vejamos o que o Padre José do Vale Carvalheira escreve no seu livro Tortosendo- na História ,na Tradição e na Lenda.
Tentando localizar o nascimento daquela freguesia o autor refere a paginas 17 o seguinte:” A principio não passou de um pequeno casal como é óbvio.Terá sido aqui construída a primitiva Igreja de São Miguel de Jusão(de baixo)?”
A páginas 22 escreve o seguinte: “O certo é ter sido o Tortosendo, desde tempos imemoriais, devoto de Nª Senhora e de São Miguel e de existirem em 1320 duas Igrejas com estes nomes,uma a Jusão outra a Susão,isto é,uma numa localidade situada acima,outra num bairro situada abaixo”
Respondendo ao Inquérito em 1758 o Pároco do Tortosendo escreve no ponto “7º - Que o seu Orago é Santa Maria da oliveira e como se anda fazendo de novo a Igreja,não se sabe ainda os altares que terá mas convém erigir nela ,além do da Capela Mor,à imitação da antiga que também os tinha,um de Cristo Crucificado chamado vulgarmente das Almas,outro de Santo Estêvão,outro de santa Catarina virgem e mártir e de São Miguel outro …”- pag. 24.
Comentando este inquérito o Padre Carvalheira escreve a páginas 26 : “g) ficamos também a saber o seguinte: que a primitiva Igreja de Nª Sº da Oliveira (a antiga) já não estava ao culto e que a nova ,como aquela iria ter 5 altares,ou melhor dito 4 além do altar mor…”
No Capítulo VIII com o título de As Feiras : São Miguel e as outras(,( paginas 59)escreve :”ignora-se o ano da sua origem mas sabe-se que já conta séculos .A ela se refere um documento do Sec. XVII e ainda um outro anterior .É muito natural que primitivamente se celebrasse, em Tortosendo, a festa em honra de São Miguel, pois é conhecida a antiga devoção do Povo a este Arcanjo, a quem no Sec. XIV dedicara uma capela.”
Mais à frente conclui: “Ao escrevermos isto não queremos afirmar que no Tortosendo se fizesse a festa de S. Miguel .Sempre ouvimos falar na feira de São Miguel e não na festa.”

5 comentários:

  1. Há que louvar estas pessoas que se preocupam com as suas origens e raízes. Infelizmente existe pouca documentação sobre muitas povoações, o que torna difícil pesquisas mais rigorosas. Felicitações ao Sr. Alberto Clemente e ao 3xL por ter postado este trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Felizmente que ainda há cultura neste site.

    ResponderEliminar
  3. Cultura= história de localidades; regiões, obras e pessoas? Ná, ná. Em Portugal cultura= futebol, Mourinho, árbitros, clubite aguda, insultos, linguagem porca e... digam lá mais se quiserem.

    ResponderEliminar
  4. Pois é. É por essas e por outras que somos o que somos. Já agora: modalidades seniores com títulos mundiais e olimpicos Atletismo , tiro, hóquei em patins, triatlo, vela. Futebol só nos juniores, porque depois... é o que se vê.

    ResponderEliminar
  5. apelo aos sovieticos:vamos merda do tortesendo e vamos buscar o s.migul roubado

    ResponderEliminar