quarta-feira, 10 de outubro de 2007

S Miguel - Fim

Porque reproduzi aqui as duas primeiras partes do excelente trabalho do nosso amigo e conterrâneo Alberto Clemente, tem lógica publicar a terceira parte. Mais uma vez um grande bem-haja ao seu autor.

"São Miguel :verdade ou lenda -3 (fim)

A páginas 82 escreve o já referido Padre:”Não há muitos anos encontrámos ali,já a desfazer-se,uma imagem de São Miguel .Ora ,como se lê num documento autêntico do Sec.XVII um dos altares “da antiga igreja” era dedicado a São Miguel. Quem sabe se esse altar não teria já vindo da Igreja de São Miguel de Susão? Suponho que ,se não for esta a verdade ,não andaremos longe dela. Portanto é esta a nossa opinião: A primeira Igreja dedicada a Nossa senhora da oliveira foi transformada em residência paroquial talvez pouco antes de ter começado a construção da “Igreja Nova””.
“Na Nova Igreja de Nº Senhora da Oliveira ,de que estamos a falar ,há também quatro altares fixos ,além do principal quotidiano e perpétuo, dedicados a Cristo Crucificado(Almas),ao Sº Coração de Jesus ,ao Imaculado Coração de Maria e a Nª Senhora das Dores.”
Acrescentamos nós: em visita a esta Igreja não encontrámos qualquer altar ou imagem de São Miguel.
Se dermos estas probabilidades como débeis ,aceitaremos de bom grado a nossa lenda como justificada. Talvez para legitimar a feira que lhe havia sido atribuída ,os tortozendenses se acharam na necessidade de fazer a festa ao anjo que lhe dava o nome. Não tendo entre as suas devoções a de S. Miguel pediriam emprestado o santo e dele se apoderariam para justificação da realização da feira, tal como acontece ,por exemplo , com as feiras de S. Tiago, na Covilhã, as de S. Mateus e S. Marcos em Fundão.

Lenda ou verdade? Para mim … escolho a lenda.
Porque é nossa há muito ,muito tempo .Tem criatividade e originalidade !
É uma lenda …nossa, de Valverde!!!"

Pessoalmente também prefiro a lenda, estas são sempre mais coloridas.

Abraço

1 comentário:

  1. O S.Miguel é o padroeiro de Valverde, mas para a maioria das pessoas os Santos mais conhecidos de Valverde são o S.Domingos e o S.Sebastião. Se calhar deveriamos ficar com a lenda mas mudar o padroeiro porque estes santos ninguém os leva de cá, são bem nossos.

    ResponderEliminar