sábado, 27 de janeiro de 2007

Valverde adormecido?

Alguns na nossa terra pensam que Valverde esta adormecido, pois eu vejo que não é verdade.
A AJUVAL foi convidada a participar num intercâmbio a Republica Checa e mais uma vez a nossa juventude não quer participar o que leva a recorrer a outros jovens fora da nossa localidade, porque será? Sempre deram prioridade aos sócios e aos nossos conterrâneos.
Esta informação e outras vão surgindo na associação, publicando sempre no placar de informações e agora também no site. Será que os jovens não estão interessados a conhecer novas culturas fora do nosso país?
O Rancho Folclórico de Valverde também uma associação da nossa localidade esta bem vivo, digo isto porque estive presente no seu ultimo ensaio onde apareceram novos membros para os bombos e outros para dançar, estadão reunidos numa pequena mas humilde garagem cerca de 30 pessoas, já tem no seu calendário de actuações algumas saídas e também o seu festival.
Os Escuteiros ainda também continuam vivos, recordo que o agrupamento 801 existe há 23 anos, já contou com 104 escuteiros no activo estando no nosso melhor mas ainda podia suportar mais.
Alguns por motivos pessoais, outros por razões conhecidas saíram, mas lembro àqueles que pertenceram ESCUTEIRO UMA VEZ ESCUTEIRO PARA SEMPRE.
Há alguns anos para cá contam aproximadamente com 60 a 70 associados ao nosso agrupamento e temos realizado actividades, participando em actividades regionais, nacionais, acampamentos, raids, visitas e até já há membros que estão na Junta Regional.
Valverde adormecido? Por vez deixo-me rir, mas pronto cada um vê o que quer ou então andam cegos.
Aqui neste texto mencionei só algumas associações, a razão é que eu faço parte delas, mas também há outras que estão bem vivas.

7 comentários:

  1. Amigo! Se há terra que não dorme, essa terra é Valverde. Sempre foi assim, desde que cá vivo, já lá vão vinte e tal anos. De facto há quem pense que não se passa cá nada ou que, quando se passa algo, é negativo. Nesse grupo está inserido o mui respeitado Jornal do Fundão que continua, semana após semana, a fazer noticias com todas as terrinhas do distrito e arredores. Semana após semana leio nesse jornal notícias de associações e grémios que promovem isto e aquilo. Comparadas com as associações da nossa terra soam a banalidades. Mas semana após semana continuamos a ser ignorados. Tens toda a razão amigo salo mas penso que devemos todos unir esforços e apontar os canhões para fora. Há quem tenha a ganhar com as nossas guerrinhas internas, pensa nisso. Abraço e força que fazes cá falta

    ResponderEliminar
  2. Sim tens alguma razão 3xl, o nosso jornal regional esquece muito do que se passa na nossa terra, razões desconhecidas vamos lá nós saber porque.
    Mas não é só o jornal, há muita gente que se esquece que há onde se passar o tempo livre a dedicar-se do que se gosta, mas há que goste passar maior parte do seu tempo em cafés a olhar por vez para o fundo dum copo vazio, também é bom estarmos nesse locais a divertirmos com os nosso amigos, mas certamente que há muito outros locais onde se pode divertir-se umas delas são as oportunidades que alguns “carolas” da nossa terra insistem a continuar bem vivas as associações e outros particulares, como por exemplo, recordo que foi organizado um pentibol que foi uma tarde bem passada no qual toda gente se divertiu-se não só que participou mas também que esteve como publico.
    Todos nos falamos que a união é essencial, quando é que vai parecer essa união? Será que vai existir? Será…? Será…? Será…?
    Muitas perguntas se podia fazer mas fico por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Não me vou referir à Ajuval, pois não sou sócio nem estou a par do que se passa por lá, ouço as conversas de café mas não lhes dou seguimento, mas posso falar do Agrupamento 801 de que fiz parte quando contava com esses 104 membros. É uma casa a que ganhamos amor e da qual nunca pensamos sair. Mas ninguém se lá mantém... Talvez seja o maior exemplo de que a juventude de Valverde pura e simplesmente não se interessa por iniciativas desse género, ou perdem o interesse. Eu sei que a vida muda, assim como a disponibilidade de cada um, mas há algo de muito errado na forma como os jovens encaram as instituições da terra, que talvez derive do velho crer, que eu já ouvi de mais do que uma boca, que: "A juventude de Valverde é tudo uma merda..."
    Muito poucos jovens de Valverde se sentem à vontade para interpelar uma qualquer associação a fim de fazer o que quer que seja, nem sequer mostram interesse em participar no que é feito. A união que é necessária à terra não vai surgir tão depressa porque tudo é encarado com desconfiança. O Movimento Cultural Pouca Farinha foi baptizado, praticamente, na boca do povo como anti-Ajuval. Pura estupidez. Não sei de onde veio o boato, nem com que intenções surgiu, mas eu assisti ao parto da coisa e nunca se falou em lutar contra ninguém, apenas contra o marasmo escorre pelas ruas de Valverde. E até agora, nos modestos eventos que produzimos, trabalhámos com algumas instituições que se mostraram extremamente prestáveis, tentaremos trabalhar com outras quando fôr oportuno, e até promover uma comunicação entre todos, associações e cidadãos, com base no trabalho. Mas como o Movimento já começou a ser catalogado, não sei se a neutralidade que o caracteriza se manterá por mais tempo. Quando isso se perder e começarmos a ser vistos como um grupo, em vez de um Movimento Cultural, não valerá a pena continuar, é que grupos já há muitos. A união que se fala aqui implica um só grupo: Valverde.

    ResponderEliminar
  4. E, de facto, face à torrente de comments que se seguiram ao meu, e devido a muitas outras coisas, fecho a (minha) porta a estes assuntos. Supus que fosse possível dialogar fora do politicamente correcto e da diplomacia barata aqui no blog, mas há questões maiores em redor de tudo isto, e eu com uma porta aberta cá na terra já começo a ser comentado demais. A quem me interpretou de forma errada peço desculpa, a quem me interpretou bem e de alguma forma apreciou o meu manifestar de opinião, peço desculpa também. Nada contra ti, Salo, que dás a cara para falar, mas há muita gente que não tem coragem para isso. E ficamos por aqui.

    ResponderEliminar
  5. E eu acho que estás a ser mais cobarde do que...., nunca podemos deixar de dizer o que pensamos mas no teu caso ao referires que já começa a ter influência no teu trabalho vem provar que afinal isto virou um "diamante sujo" como no filme.
    Não te passes e mantem-te a pessoa que és sem alterar nada na tua forma de estar na vida.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Companheiro, acho que não deves parar de comentar e de dar as tuas opiniões sobre qualquer assunto neste blog, tu próprio disseste-me que toda agente e livre de dizer o que vai na alma, claro com respeito e com a cara descoberta.
    Continua, abraços.

    ResponderEliminar
  7. Não me estou a vitimizar, nem a acobardar, simplesmente não vale a pena arranjar chatices onde não as há. Já é o segundo tema que torno tabu para mim. Caguei.

    ResponderEliminar