domingo, 29 de outubro de 2006

in: WWW:FCPORTO:PT

"28-10-2006
A coincidência de mais um atentado ao futebol espectáculo
O futebol é um desporto que costuma destacar os melhores artistas, aqueles nos surpreendem repetidamente e enchem estádios, reforçando a magia do espectáculo. Anderson é um desses craques. O prodígio do F.C. Porto diverte-se com uma bola nos pés e encanta quem dirige o olhar para a sua arte. Anderson é um valor que o jogo deve proteger.



Este sábado, porém, Anderson foi vítima da violência de uma equipa que, a ter em conta a folha disciplinar, não é propriamente bem comportada. Os dados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional não mentem: Mesmo com um jogo em atraso, a tal equipa «vítima» já somou 25 cartões amarelos e cinco vermelhos e tem o segundo pior registo do campeonato 2006/07. Sintomático.



O que se passou ontem no Estádio do Dragão foi mais um atentado ao futebol espectáculo, uma coincidência lamentável que roubou ao desafio um dos seus maiores pólos de interesse. Precisamente como na temporada passada, no mesmo local do terreno, no meio-campo, junto aos bancos de suplentes, o jogador que mais podia desequilibrar foi intencionalmente atingido com violência por um grego, confirmando a teoria de quem vê estes casos como manobras planeadas.



Há um ano foi Lisandro Lopez, derrubado ao minuto 21. Desta vez foi Anderson, ao minuto 31. E o cenário de coincidência sai reforçado com nova constatação: o árbitro era o mesmo e a opção de não sancionar o lance e o agressor, da mesma nacionalidade e adquirido na respectiva época, foi decalcada...



Alguma Comunicação Social deste domingo é clara e inequívoca: «pancada» (O Jogo, pág. 3), «partir a perna» (O Jogo, pág. 18), «varrido do jogo» (O Jogo, pág. 5) e «entrada violenta» (A Bola, pág. 5) são referências taxativas acerca da gravidade da ocorrência.



Estas sim são situações que devem ser definitivamente banidas do futebol. Se, todavia, continuarem a repetir-se, sem a resposta célere e adequada dos órgãos competentes, ninguém poderá acusar o F.C. Porto de deixar de apostar em artistas que ajudam a encher o campo dos adversários, para passar a apostar em atletas robustos capazes de resistir à violência e dançar ao som da mesma música."

6 comentários:

  1. Não quero entrar em confronto directo com o autor deste blog, mas... Quer dizer, eu até acho que é uma pena o Anderson - que é um dos melhores jogadores de sempre que passaram no futebol português - ficar privado de jogar até ao ano que vem, mas digo-te do fundo da objectividade que sempre me caracterizou - não estou a gozar - que ACHO QUE NÃO ERA FALTA DO KATSOURANIS. Foi dura, mas foi legal e ele foi à bola. Parece-me, até porque não o conheço, que ele é um jogador leal e só quis jogar a bola. Para se criticar o Katsouranis, então o Paulo Assunção, o Petit, até o Lucho, o Manuel Fernandes ou qualquer outro médio teriam de passar pelo mesmo crivo... Que é pena e injusto para a equipa do Porto é, mas paciência... também o Benfica ficou sem o Miccolli e o Rui Costa injustamente.

    ResponderEliminar
  2. um jogador do PSG foi esta semana suspenso durante 2 meses por ter lesionado um adversário com gravidade. cá no burgo, desde o paulinho santos vs. jvp que não se vê nada do género. que se fodam os caceteiros, seja qual for o seu clube (excepto o arcos de valvedez)!

    ResponderEliminar
  3. O Jacaré não pode comparar alhos com bogalhos - Que frase esquisita! - Os lances não têm nada a ver - até porque eu não o vi - Mas se tu me garantires que os lances foram iguais, eu digo-te que o jogador do psg foi mal suspenso. O KATSOURANIS NÂO È CACETEIRO.

    P. S. - Que se fodam os caceteiros

    ResponderEliminar
  4. Mas vocês andam maluquinhos ou quê...são os azares do futebol, vejam futebol inglês e verão que cá é só alices e amélias.
    Amigos foi um lance normal com um senão o puto aleijou-se.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Foi pena ter sido só o Anderson, e quando lesionaram o Nuno Assis que até levou pontos no queixo, aí já ninguem reparou.
    O Benfica é muito grande e doi a muita gente do futebol.

    ResponderEliminar
  6. Esse orgulho benfiquista tão inflamado não te dá para assinar o que dizes?

    ResponderEliminar