domingo, 4 de junho de 2006

Sem titulo

E pronto! Aí está a mais nova "menina dos olhos" da nossa aldeia! O Pavilhão Desportivo de Valverde acaba de ser inaugurado e prepara-se para acolher os entusiastas do desporto que passam agora a dispor de mais um equipamento para a prática desportiva. Enquanto profissional da área do desporto e fundamentalmente enquanto valverdense não posso deixar de manifestar o meu orgulho e satisfação por termos cada vez mais reunidas as condições para que as pessoas de Valverde possam novamente estar de mãos dadas com o desporto. E digo-o, porque olhando à minha volta, eu diria que temos actualmente não mais de uma duzia de pessoas que pratica desporto com regularidade. Por tudo o que a actividade física representa em termos de saúde e bem-estar é importante que o associativismo impulsione e motive as massas para esta causa. Ter responsabiliades no campo desportivo é muito mais do que "acompanhar" uma equipa de futebol. Há que delinear estratégias e acertar metodologias para que o desporto, na sua vertente social e sobretudo na componente da prevenção na área da saúde, faça parte do quotidiano de todos os valverdenses.
Sim, vão-me dizer que é preciso dinheiro! Claro que sim! Mas a isto eu respondo que existem fontes de financiamento que vão muito para além da autarquia. Desde que haja ideias, há-de sempre haver formas de as concretizar. Faço parte de uma associação que ano após ano movimenta 20 vezes mais dinheiro do que aquele que é atribuído pela CMF. Sei que muitos não acreditam, mas sinceramente não estamos preocupados com isso. Importa sim saber que no associativismo há que assumir a responsabilidade que os estatutos e objecto social imputam nos dirigentes. Não basta dizer que laboram horas a fio em prol da colectividade. É preciso é ter um conjunto concreto de objectivos traçados e aferir o seu grau de concretização (projecto-objectivos-destinatários-estratégias/metodologias-operacionalização-avaliação).
Voltando ao assunto do pavilhão, muito se falou e se há-de falar... à boa maneira valverdense! É no entanto inquestionável, que se trata de uma mais valia para a nossa aldeia, desde que rentabilizado e exponenciado o seu grau de utilização.
O GDV vai brevemente a votos e ao que me parece vai ser lançada a sufrágio apenas uma lista. Não quero aqui por em causa a qualidade humana da futura direcção, mas gostaria de deixar algumas considerações:
1) A dimensão duma colectividade mede-se pela grandeza e natureza das suas actividades. Uma equipa de futebol é muito pouco para um clube de uma aldeia com as nossas tradições desportivas;
2) O raio de acção de uma colectividade sediada numa aldeia deve ter como prioridade, isto é, como vértice da pirâmide, as suas próprias gentes. Mais uma vez pergunto-vos quantas são as pessoas de Valverde que praticam desporto em actividades promovidas pelo GDV??? Em percentagem, dificilmente ultrapassaria o 1%. Mais faz o João David que coloca semanalmente várias dezenas de valverdenses a jogar "sueca"!
3) Existe ainda a questão da valorização de activos. Quanto vale um jogador de Valverde comparativamente a um jogador de fora do concelho, mesmo que este último seja indiscutivelmente melhor atleta? Eu respondo: um jogador valverdense assegura a continuação da mistica, e quantifica em € a sua presença no campo uma vez que à sua custa vendem-se mais umas dezenas de bilhetes em resultado da presença de familiares e amigos do mesmo.
Podem agora perguntar com que legitimidade escrevo estas linhas. Afinal quem sou eu? Para além de ser sócio do clube, perdoem-me a imodéstia mas sou a única pessoa do concelho que até hoje vestiu uma camisola da selecção nacional, ganhei titulos distritais, tive propostas do Sporting, fui observado pelo Boavista, Porto e Benfica, e tenho uma vida inteira dedicada ao desporto.
Por momentos perdi a humildade que pessoalmente tanto gosto de apregoar, mas "cum caraças" é que ás vezes sinto que quem vem de fora é melhor que os que cá estão! Perdoem-me o desabafo!
Resta-me desejar boa sorte aos futuros dirigentes do GDV, e para que não pensem que estou contra alguém e que este meu texto vai no sentido de denegrir ou dencorajar, prontifico-me a ajudar o "meu" Desportivo, sempre que acharem que posso ser útil! Aliás, tenho a certeza que se há em Valverde alguma colectividade que reúna a simpatia da generalidade dos Valverdenses, essa é sem dúvida o GDV.
E para que conste, eu gosto mesmo do Desportivo!
PS: Estive presente na inauguração do Pavilhão a titulo pessoal e também em representação da Ajuval. Constou-se por lá, entre queixas ao poder politico e intrigas entre os presentes, que lamentavelmente a associação não se fez representar. ENFIM!! A estupidez é infinitamente mais interessante que a inteligência! A inteligência tem limites... a estupidez não!

4 comentários:

  1. Aplaudo o teu texto e a iniciativa de o teres escrito. Infelizmente (e embora convidado) não pude ir à inauguração. Espero que todos saibamos tirar o melhor proveito deste novo equipamento e que o saibamos conservar por muitos anos. Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Expuseste muito bem a questão e tocaste também no ponto que mais me interessa, pessoalmente: a acessibilidade ao Pavilhão. É que a malta gostava mesmo do ringue, tivesse condições ou não. O desafio às instituições envolvidas é manter, o mais possível, o pavilhão disponível às pessoas... A ver vamos. Quanto às intrigas... são consequência do tempo livre que as pessoas têm a mais. Lá está! O Pavilhão, ao mantê-las ocupadas, vai ajudar a combater "as beatas"! He he he!

    ResponderEliminar
  3. Demorou mas por fim disseste o que te vai na alma.
    Ainda bem que não ficaste calado.
    Quanto ao resto...eu vi-te lá o que me leva a pensar que uma loja da multiópticas em Valverde daria milhões.
    Em relação á inauguração valeu pelos finos á pala porque também não podia aparecer para as câmaras pois andava de chinelos e com a barba por fazer. Abraço

    ResponderEliminar
  4. concordo com o teu txto amigo miguel. infelizmente não pode participar, pois estava a participar numa actividade organizada pela ajuval.
    agora com este pavilhao podemos retirar algum porveito emm prol do desporto, so espero que não se remetao so pelo futsal, mas tb pelo baskt, e mais modalidades

    ResponderEliminar