segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Vão-se habituando à ideia!


Caros amigos

Venho por este meio lembrá-los de, caso possuam máquinas fotográficas, que corram todos tirar uns Kodaks à igreja matriz da nossa terra.
Venho dizer isto porque parece que é desta que vai mesmo abaixo.
Quer dizer, não vai completamente, só as laterais, mas pronto, a traça original do séc. XVIII vai ao ar. O leitor mais atento a este espaço de desabafo dirá: mas que tem esse gajo a ver com isso? Afinal nem é cliente!
Caro leitor atento, é verdade, não sou cliente mas tenho imenso respeito por quem o é e principalmente por quem o foi e contribuiu com sangue e suor para que esse edifício fosse erguido. Alguns leitores mais interessados nessas coisas do património dirão que a nossa singela igreja não tem valor histórico, arquitectónico, etc.
Serei forçado a concordar, muito embora, na minha opinião de leigo, esse argumento cai por terra se falarmos do valor sentimental e estimativo que o edifício terá para muitos. Pessoalmente acho que só lá fui baptizado pelo que não poderei ser um grande testemunho nesse aspecto. Mas quantos de vocês terão mil e uma recordações ligadas à igreja? Umas más, é certo, mas quantas boas?
Mas pergunto, será que o facto da igreja ser pequena uma dúzia de vezes no ano justifica a sua ampliação?
Na minha opinião não, mas não deixa de ser a “minha opinião”.
Pessoalmente acho que, sendo Valverde pobre no respeitante a património, sê-lo-á mais ainda com esta obra de ampliação. Além disso, apesar do esboço do projecto já ter sido publicado no JF e no boletim paroquial, não a considero uma forma de consulta popular ao mesmo.
Ainda na minha opinião, acho que todos os naturais do nosso burgo (residentes ou não) deveriam ser consultados antes que se tomem medidas sem retorno. Se a maioria achar acertado ampliar o edifício, juro que me calo para sempre. De outra forma, acho que se estão a fazer asneiras baseadas na opinião de meia dúzia e se assim é, fico revoltado e quero bater com o punho na mesa!
O que tenho visto em muitas aldeias por onde passo são obras de restauro às igrejas locais, não de enxertos grosseiros e atentados ao património (e bom gosto).
Uma sugestão: o Mosteiro da Batalha nunca foi acabado, está mal, podíamos convidar o Tomás Taveira para terminar a obra. Assim com azulejos coloridos como em Alvalade e Aveiro. Uma ampliação a fim de poder lá meter 50 mil peregrinos. Sempre se podia fazer concorrência ao Atlântico!
Andamos a brincar com coisas sérias!

Aquele abraço

6 comentários:

  1. apoiado! deixem-na estar como esta, peguem nesse dinheiro, se realmente querem obra feita, e façam uma igreja maior pra freguesia noutro sitio. Allez! ass.jh

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a igreja de Valverde é uma entre muitas questões que fica inacabada ou com triste conclusão por desacordo entre as partes envolvidas. Posto isto exprimo a minha opinião: Por mim podiam incendiar aquilo. Não vou lá desde que os sacristões deixaram de orientar vinho à malta e desde que fumo cigarros no café. Sou um ex-catequista ateu, não formo a minha creça religiosa a partir de convenções nem de obrigações, nem suporto bocas acerca disso porque sou um "ex"-crente, como quem diz, já o fui. Vou-me lá casar um dia porque dá menos trabalho do que não o fazer.
    Quanto ao estado em que essas instalações espirituais se encontram, é decadente. Eu sei porque a minha mãe vai assiduamente à missa e me diz isso mesmo. Acho, obviamente, que algo deve ser feito para melhorar as condições de quem realmente lá vai. Quanto a ampliar ou não, é me igual... O Madeiro, que é a verdadeira questão nesta história, há-de sempre arder na noite da Consoada.
    Feliz Natal a todos!

    ResponderEliminar
  3. Já agora, anonymous. A firmeza desse comentário leva-me a pensar que sejas nativo(a). Só pra recordar que um dos primeiros posts tem o meu endereço de e-mail para futuros membros do blog... Know what i'm saying? Junta-te à malta!

    ResponderEliminar
  4. Cá está uma questão que paira no ar há muito tempo, e em que a opinião de 4 ou 5 pessoas prevalece contra a da maioria da população.
    Como habitante e não natural da minha freguesia penso que a restauração é e será sempre a única opção tendo nós como habitantes o poder de demonstrar que estamos contra um acesso de loucura que invade aqueles pedaços de massa cinzenta.
    Ai deles....viva Valverde

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a Igreja Paroquial de valverde deve-se alargar.
    Também acho que as pessoas que não vão á Igreja não deveriam votar porque eles só pensam neles e não nos outros.
    É preciso mesmo ter coragem para que um próprio presidente não olhar para o futuro do nosso povo.

    ResponderEliminar
  6. Este ampliamento que aqui colocaram é totalmente falso.Eu convidoves a ir a sacristia da nossa igreja e tirar uma foto que o s.padre americo não vós impedirá!

    ResponderEliminar