terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Tá na hora!

Amigos Valverdenses do mundo!

Há precisamente 10 anos, como não tinha mais nada de interessante para fazer do que coçar as esquinas e como uma bela manhã acordei bem disposto, deu-me na bolha de organizar um festival de rock em Valverde.
Podia-me ter dado para pior mas enfim.....
Assim nasceu aquele que foi o meu projecto mais louco, o ROCK FEST'EM'VAL 96.
Esse pequeno festival com 11 bandas foi pioneiro na região. Até aquela data nunca ninguém se tinha atrevido a fazer semelhante loucura.
Ok, as bandas eram quase todas ou todas bandas de garagem e depois?
Na verdade foi o culminar de uma era em que o Fundão era fértil em bandas. De todas as que que lá tocaram, só uma ainda existe (que eu saiba) e tem tido uma carreira muito interessante. Estou a falar dos Factor Activo da Covilhã.
Mas para avivar a memória de quem não se lembra ou não era nascido (:o) o ROCK FEST'EM'VAL 96 teve lugar no dia 3 de Agosto desse ano, no antigo campo de futebol de Valverde, com entrada à borla. Era inicialmente suposto decorrer durante 2 dias mas, por motivos financeiros, foi reduzido e condensado num único. Aquilo foi uma maratona que acabou já com o sol alto. Vieram almas de todos os cantinhos da região e posso garantir-vos que nunca se tinha visto tamanha enchente de gente por estas paragens. Pelo menos não se tinha visto desde os históricos concertos de UHF no Carvalhal em 81 e 82. (Na era dos cavalos de corrida).
Depois disso, surgiram por toda a parte pequenos e médios festivais do género, sendo que o maior destes últimos anos e que começa a fazer tradição é o festival da Benquerença.
Em todo o caso Valverde foi pioneiro nestas coisas da rocalhada. Começou no início de 80 com os concertos dos UHF e Ferro e Fogo inéditos na região até ao ROCK FEST'EM'VAL 96.
Só para vocês se recordarem e soltarem um "ah!" nostálgico, aqui vai a lista das bandas que participaram no ROCK FEST'EM'VAL 96:
- ALVORADA (Capinha)
- NEGATIVE IQ (Fundão)
- BOWSER (Fundão)
- FACTOR ACTIVO (Covilhã)
- LOG SVÊ (Fundão?)
- FEEDBACK PROJECT (Fundão)
- RALF STRIPYDER (Vales do Rio - salvo erro)
- POPXULA (Sertã)
- FREEDOM ( Idanha-a-Nova)
- CAPTAIN CLOWN (Não me lembro)
- DEAD SPIRIT (Também não me lembro)

Para vós dizer a verdade, mesmo sabendo que será duro de acreditar, este empreendimento foi um total fracasso financeiro o que me tirou a vontade de repetir a proeza.
Mas lanço o desafio que há 10 anos lancei ao meu irmão e ao Prof, lanço-o a quem tiver as bolas no sítio.

VAMOS FAZER A EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 10 ANOS? VAMOS FAZER O ROCK FEST'EM'VAL II?

E pronto, hoje já falei no que queria falar no outro dia e aguardo pelo vosso incentivo e ideias no forum.

Aquele abraço


PS: A foto é de uma T-SHirt original à venda no dia 3 de Agosto de 1996 no campo de Valverde. Guardo-a com muito carinho (:o)

7 comentários:

  1. já sabes que podes contar com a malta. vamos juntar-nos e falar sobre isso...

    ResponderEliminar
  2. oh, meu... por morrer uma andorinha não se acaba a primavera...

    ResponderEliminar
  3. outro àparte: acho q os ralf stripyder eram do dominguiso...

    ResponderEliminar
  4. os ralf stripyder eram realmente do domiguiso. lembro-me de um elemento dos negative iq me falar deles há uns meses e guardei na mente o nome dessa localidade!

    ResponderEliminar
  5. ah, e em relação ao festival, acho que era uma boa ideia. se for prá frente, espero ter a honra de o anunciar no meu blog. abraço

    ResponderEliminar
  6. ok ok...lembro-me de um dos grandes fiascos desse festival!!! a minha coluna frigorifica!!! era tão grande!! lembraste luis? eu realmente...só mesmo visto! Vamos la então camaradas, eu ajudo! rock festém valsII

    ResponderEliminar
  7. foda-se, eu ainda tenho uma t-shirt dessas... até juntava-mos os elementos dos negative e bowser só para ir novamente tocar neste festival, foi aí que aprendi o que eram "marroquinas de três"!

    Abraço

    Caçula

    ResponderEliminar